quinta-feira, 16 de julho de 2015

Onicomicose? - O que é, como tratar?


Não é um nome muito fácil, mas é um problema que afeta milhares de pessoas, nunca se deu tanto este problema de Onicomicose.  Não me lembro dos meus avós, nem do meu pai, nem dos meus vizinhos idosos terem, mas atualmente é rara a pessoa que não tem.

O que é a Onicomicose?
É uma infeção fúngica nas unhas, ou seja são " bichinhos muito pequenos" que se desenvolvem nessas unhas, alimentam-se da queratina e gostam de estar lá. Podem atingir as unhas das mãos ou dos pés.

A micose das unhas é contagiosa, os bichinhos passam-se tanto para outras pessoas como para outras unhas, por isso deve usar unicamente a sua toalha e uma única vez.

Porque tenho fungos?
Porque todos nós temos fungos, fungos inofensivos que vivem naturalmente na nossa pele, sabe-se que temos 200 tipos diferentes de fungos a colonizar os nossos pés e todo o nosso corpo é uma riqueza fungica. Perante isto podemos perguntar, então se todos temos muitos fungos porquê que algumas pessoas tem problemas com eles e outras não?
O especialista em fungos Dr. Paul Dyler da Universidade de Nottingham diz o seguinte: " os fungos podem co-existir muito bem no nosso corpo humano sem causar qualquer dano, exceto em pessoas com sistema imunológico deficiente."

Pois é, não são os fungos o problema, mas sim a sua proliferação. Temos uma determinada quantidade de fungos e isso é normal e necessário, mas quando o local assim como as condições do corpo reúnem um ambiente propicio a que estes se desenvolvam  em demasia, provocam as infeções fúngicas, que neste caso ataca as unhas. Por isso estas infeções surgem em pessoas com outros problemas como diabetes, má circulação, doenças imunes, e em pessoas que têm um meio interno ácido. Estes bichinhos só se desenvolvem porque têm condições para isso. Por vezes os fungos nas unhas dos pés podem dever-se ao fato de andar todo o dia calçado, o pé não apanha ar, e se além disso transpirar muito dos pés, pode criar uma condição favorável aos fungos já existentes a desenvolverem-se.

Tratamento
A Medicina usa medicamentos para fazer frente aos fungos - os anti-fúngicos - que podem ser tópicos aplicados localmente ou em forma de comprimido para tomar via oral. Mas estes medicamentos podem causar efeitos colaterais, que variam de erupção cutânea a danos no fígado. É mesmo recomendável fazer exames de sangue para verificar como está a reagir aos medicamentos anti-fúngicos, inclusive os médicos não os podem prescrever a pessoas com doença hepática ou insuficiência cardíaca ou para aqueles que tomam certos medicamentos.

Os fungos são bichinhos muito pequenos, são chamados de eucariotas, então biologicamente são muito semelhantes ás nossas células, e por isso é difícil descobrir  um fármaco que afete os fungos e não as células humanas, por isso os antifúngicos têm tantos efeitos secundários, principalmente a nível hepático onde são metabolizados. Desta forma deve-se fazer uma avaliação entre os prós e os contra. Como sempre um Tratamento Natural, não é invasivo e não tem efeitos secundários, logo a opção mais benéfica para o organismo humano.

Tratamento Natural 
 - Uma maneira de reduzir estes bichinhos é reduzir o açúcar, que alimenta os fungos, entre os açucares está o pão, massa e arroz branco, produtos industrializados e todas as bebidas açucaradas.
Fazer uma alimentação anti-inflamatória, que controle a acidez no tecido intersticial, que leva ao desenvolvimento fúngico.

Terapêutica diária:
- Fazer um banho de pés com água e bastante vinagre de maçã, deixar 15 a 20 minutos. Secar bem os pés, tirar toda a humidade. Se a infeção for nas mãos, fazer o mesmo.

- Aplicar Vick Vaporub.



- Calçar sempre meias de algodão, nas quais deitou bicarbonato de sódio, e todas os dias usar umas lavadas.
- Sempre que possa, deixar as unhas ao ar livre e com maior beneficio se forem expostas ao sol.

- Como hidratante de mãos e de pés usar óleo de coco, ele é antifúngico.


Sem comentários:

Enviar um comentário