quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vitamina D - Essencial para uma boa Saúde


Normalmente seu médico de família não lhe fala disto, mas se está a ler este poste é porque tem internet, então pode verificar por si mesmo a veracidade do que eu vou dizer.
SE quer ter mais Saúde e fazer frente à maior parte das doenças atuais, não pode negligenciar aquilo que a ciência vem a dizer nos últimos tempos - A Vitamina D é essencial para uma boa Saúde e para a prevenção de doenças.
 Você pode pensar..."Ok..Ok..é uma vitamina, todas são importantes..."
Não é assim, não é mais uma, ela é chamada de vitamina, mas dentro no nosso corpo tem função de Hormona.
Você pensa..."sim já tinha ouvido, mas não me receitaram..."

Aquilo que é mesmo importante para nós, a Natureza cuidou para que nos chegasse de forma natural como o é, o ato de respirar. Com a Vitamina D é um pouco semelhante, porque não temos que a tomar, é tão importante que a nossa  perfeição física nos capacitou a recebe-la através da pele e muito pouco pela boca. Repare, é que receber um ingrediente pela boca , obriga a que tenha de comer, de ingerir algo, mas pela pele seria imediato. A Vitamina D é fabricada no nosso corpo quando nossa pele fica exposta ao Sol. Mas houve um pequeno contratempo no "pensamento da Natureza" porque a Natureza pensou assim: "bem...os seres humanos andam na rua, e na rua apanham sol e assim nunca ficam com deficiência desta vitamina..." Mas, esqueceu-se que a Sociedade humana criou normas, como o trabalho e o trabalho dentro de 4 paredes onde por vezes nem os olhos vêm o sol quanto mais a pele.
Parece que estou a brincar, mas não estou, todos os estudos apontam para a necessidade do corpo humano ter Vitamina D, ou seja se os níveis desta vitamina estão baixos você fica sujeito a uma serie de problemas de Saúde que vão de uma gripe a uma esclerose múltipla e até cancro.
Não deixe o que está a ler passar em branco, investigue e pense nisto - temos que apanhar sol, o sol é o dador da vida e da Vitamina D.

Vitamina D e o Cancro
Existe na literatura medica mais de 800 referencias que mostram que a vitamina D é importante tanto para a prevenção como para o tratamento do cancro. Infelizmente na pratica, não vejo nenhum aconselhamento oncológico nesse sentido, por vezes investigo as terapêuticas dadas ás pessoas com cancro e não encontro nenhuma atenção medica para os niveis de Vitamina D, por vezes até ao contrário, a indicação é que saia completamente do sol, o que pode estar errado. Não quero com isto culpar os medicos, 
 mas talvez o sistema não esteja muito certo, há demasiada lacuna entre a ciência e a prática medica.
A Vitamina D mostra ter bastantes efeitos anticancerosos, ajuda o seu corpo a lutar contra o cancro, ou seja se tivermos níveis normais de Vitamina D temos mais chances do nosso corpo estar capacitado para fazer frente ao cancro de uma forma natural do corpo, duas das armas que o corpo possui é a apoptose que é um programa que as células têm para se autodestruírem, ora se isto acontecer ás células cancerígenas, o tumor não cresce,  a outra é a inibição da angiogénese ( crescimento de vasos sanguíneos que alimentam o tumor).
A Doutora Carole Baggerly que é uma investigadora sobre a Vitamina D vai mais longe e diz que 90% do cancro de mama pode estar relacionado com uma deficiência de Vitamina D, veja a importância para quem quer prevenir ou curar.

Veja aqui onde indica que existe maior risco de morte e de  cancro quando os níveis de vitamina D são baixos.

Vitamina D e Diabetes
Vários estudos também tem sido feitos para se perceber se a Vitamina D interfere com a Diabetes e a conclusão é que a pessoa tem de incorporar um estilo de vida normal, com alimentação natural, exercício e claro, sol ou melhor vitamina D. Pessoas com níveis baixos são maioritariamente pré -diabéticos, mas quando apanhavam sol ou tomavam suplemento os valores da glicemia desciam para níveis normais.

Vitamina D e a Gestação
Durante a gravidez é extremamente importante que tenha níveis normais de vitamina D, por muitas razões, porque ela protege contra a diabetes gestacional, parto prematuro e a eclampsia ( hipertensão, retenção de líquidos e perda de proteínas pela urina).


Muito mais há a dizer sobre a vitamina D, as investigações são muitas, e nós temos de fazer por nós, nunca esquecer que nós somos os responsáveis e os intervenientes da nossa Saúde, o medico é um conselheiro que lhe indica uma forma que o pode ajudar, mas não fique por ai, existem outras formas, o medico normalmente segue um protocolo da Associação da sua Especialidade, por exemplo se for um cardiologista português, ele vai cuidar de si de acordo com aquilo que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia lhe diz, esta por sua vez está ligada à Sociedade Europeia ou/e Americana, mas há muito mais sobre ciência da Saúde fora das Sociedades e hoje a internet é um Livro aberto ao Conhecimento.
Passando à pratica, vamos com bom senso expor sempre que possamos a pele ao Sol, desta forma não vamos ter falta de Vitamina D, bastam 20 minutos diários,  no inverno e em países que não têm muito sol a suplementação pode ser uma ajuda.
Mas nós estamos no Verão, em Portugal e há muito sol, então façamos pela nossa Saúde, por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário