segunda-feira, 13 de julho de 2015

Tem Dores Menstruais? - Tome canela. A ciência confirma o que a experiência há muito sabe.


As dores menstruais podem ser muito perturbadoras, e normalmente  toma-se um fármaco. Em Portugal publicita-se para este tipo de dores o Trifene 200, ou melhor o Ibuprofeno 200 ou 400.
O fato de irmos a uma farmácia e comprarmos Ibuprofeno sem receita medica, não lhe retira os efeito secundários que podem ser bem mais graves que as dores menstruais, mas isso é assunto de outro poste.

O que fazer quando tem dores menstruais?
Um estudo mostra que há uma solução natural, eficaz e mais segura que um analgésico químico. A tradição já dizia, a Medicina Chinesa sempre usou e a ciência agora confirma - Canela.



O estudo que pode ver Aqui, foi feito numa relação de 400 mg de Ibuprofeno em relação a 420 mg de canela e verificou-se que tanto o Ibuprofeno como a Canela diminuíam a dor. Mas, não podemos ver isto como uma opção de escolha ou tomo ibuprofeno ou tomo canela, temos de alargar a visão para os efeitos de cada um no nosso corpo. Se investigarmos verificamos que o ibuprofeno é muito mau e a canela pelo contrario é muito boa.
Também se descobriu que a canela reduz a quantidade de sangramento menstrual, uma mais valia para quem perde muito sangue.

No outro dia soube de uma mãe que foi á farmácia comprar uma  pilula, para dar à filha de 16 anos, porque ela menstrua muito e a mãe sabe que com a pilula o fluxo menstrual é bem menor. Pensa que o problema está resolvido. Atuou com o melhor intuito, mas talvez desconheça que quando se toma a pilula não se menstrua. Interessante não?
A mulher quando toma a pilula tem um ciclo menstrual artificial, sempre que termina uma caixa de comprimidos e faz a interrupção da pilula durante os sete dias previstos, dá-se a chamada hemorragia de privação. Hemorragia essa que pode ser controlada de acordo com a pilula, por exemplo com uma pilula com 15 microgramas de estrogénio o "fluxo menstrual" é menor do que com uma pilula de 30 microgramas.
A solução não passa por se tomar um fármaco para obtermos os valores  e os fluxos que queremos, passa por atuarmos de forma  a regular os desequilíbrios que surgem de forma a dizerem que algo está mal.

Concluindo a canela ajuda a suportar e a resolver as dores menstruais, assim como aplicação de um saco de agua quente sobre o ventre.

Penso que estas dores se dão porque não há uma perfeita e livre circulação de energia/sangue no útero, por isso o quente ajuda ao aumentar a circulação e diminui as dores.

Fica a dica, que é cientifica - troque o ibuprofeno por canela e pode começar a tomar uma semana antes do período menstrual. Portanto mulheres que não tomam a pilula e jovens com dores menstruais, não esqueçam a Canela é nossa amiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário