terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Arnold Ehret- um dos Mestres da Desintoxicação


O professor Arnold Ehret, nasceu em 1866 em Freiburg e foi o criador do sistema de cura – Dieta Amucosa.
Apesar de não possuir uma licenciatura em Medicina, parece que estava destinado a realizar a sua missão como médico.
Estamos a falar no período final de 1800 para 1900, quando a classe médica utilizava mercúrio para curar doenças, baseando-se nas teorias de Pasteur, de que o micróbio era a causa, e o único responsável abater.

Foi-lhe declarado uma doença incurável.
Os médicos da época deram-lhe uma sentença de morte, mas como há males que vêm por bem, este prognóstico fez despertar o seu Espírito indomável, que acabou por ser uma característica marcante deste homem.
Sua determinação em curar-se foi tão bem sucedida, que muitos outros sofredores seguiram os seus passos para recuperarem a Saúde.

Buscar as causas da doença
Para entender as causas das doenças, foi estudar para Berlim e mais tarde abriu uma clínica na Suiça.
Em contato direto com milhares de pessoas, ele adquiriu todo o seu conhecimento prático sobre Saúde, pois reza a historia que muitos se recuperaram mesmo de doenças incuráveis.

A forma como levava o seu trabalho, demonstrava que não prevalecia interesses económicos, além disso a sua vida extremamente frugal não lhe exigia grandes preocupações financeiras.
Arnold Ehret era Vegan e defendia os direitos dos animais

O que é o sistema de cura - Dieta Amucosa?

Em primeiro lugar é importante perceber - o que é um sistema?
Um sistema é uma serie de procedimentos ou métodos para realizar certas ações que conduzem a um resultado preciso.

O que é a Cura?
Neste caso, o resultado desejado é a Cura.
E cura não é unicamente o estabelecimento de Saúde através do desaparecimento de sintomas.
Uma pessoa que pare as suas dores nas costas com analgésicos anti-inflamatórios, é normal que a dor volte aparecer numa próxima vez, porque não resolveu a causa das dores das costas.

No seu livro Dieta Amucosa, Ehret  diz-nos que Cura é um processo natural, onde o corpo se equilibra.
O objetivo da dieta é ajudar o corpo a reparar todos os tecidos e ajudar cada célula. Isso se consegue gradualmente ao remover os obstáculos, como as toxinas, produtos químicos, mucos, dejetos celulares e tudo aquilo que não pertence à composição natural do corpo. Micróbios, bactérias ou vírus, não vão crescer num solo limpo fisiologicamente, podem passar "umas férias", mas não vão gostar, vão embora.

Erhet, achava que as pessoas tinham uma dieta que criava muco, e que podemos sinonimizar como toxicidade interna, e hoje a ciência chama de inflamação sistémica.
Muco é um termo com um sentido mais alargado do que simplesmente uma secreção nasal ou a secreção da membrana protetora intestinal.
Muco, é uma substância pegajosa, tipo catarro, pus, sempre presente na inflamação, em qualquer local do corpo. Sempre que se desenvolve uma …ite ou uma…ose é porque no local existe condições mucosas para que isso suceda.

É interessante verificar, que Ereth não é o único a falar em muco, a Medicina Tradicional Chinesa há 5000 anos que fala em mucosidade e vai mais longe diferenciando-a em vários tipos, como mucosidade-calor, mucosidade-frio, etc…

Resumindo, toda a “Cura” que ele restabelecia era assente na ideia de que por trás de todos os problemas, a causa por trás de todas as mucosidades era UM CORPO INTOXICADO.
Se estava intoxicado, tinha “coisas” que bloqueavam os circuitos normais, assim como as suas funções, além de trazer sintomas desagradáveis e dolorosos.
A sua principal e única “receita” era a DESINTOXICAÇÃO. 

Desintoxicação não se consegue com sumos detox, nem com suplementos, nem num fim-de-semana. Desintoxicação é algo que o corpo faz diariamente e tem como primeira necessidade o não sujar. Isso se consegue com um Estilo de Vida adequado a cada pessoa.  

2 comentários: