quarta-feira, 5 de junho de 2013

Enxaqueca no período menstrual e Zumbidos

imagem copiada net
Boa tarde, estava eu a pesquisar sobre o leite de amêndoa e seu benefícios e deparei-me com o seu blog e por conseguinte a pagina do face. Gostava que me ajudasse com o seguinte, sofro bastante de enxaqueca na altura do período menstrual ( já fiz acupunctura e não resultou) assim como um barulho nos ouvidos continuo como se fosse um apito( já fiz o exame do ouvido vertiginoso e tb não é) será que alguma coisa para melhorar estes sintomas? o leite é porque sou intolerante á lactose e bebo sem lactose, por isso vou experimentar o de amêndoas, quanto aos derivados ainda não sei o que fazer, penso talvez reduzir o consumo. Obrigada por partilhar todos estes conhecimentos para uma vida mais saudável.

Há sempre algo mais a fazer, e se aquilo que fizermos for a favor do corpo, ele sempre agradece e controla o desequilíbrio.
A medicina Tradicional Chinesa é composta por varias terapias como a dietética, massagens, exercícios, acupunctura e fitoterapia. Usar-se unicamente uma técnica pode muitas vezes não dar os resultados esperados, no seu caso a fitoterapia seria de todo benéfica.
Pela visão da Medicina Chinesa, e com os dados que me apresenta, penso que tem um desequilíbrio na energia do Fígado, ou seja uma exacerbação ou uma subida da energia do fígado que lhe causa tanto as enxaquecas como os zumbidos nos ouvidos.

Do ponto de vista ocidental, pensa-se que as mulheres que têm enxaquecas ou cefaleias no período menstrual  deve-se a desequilíbrios hormonais principalmente relacionadas com o estrogénio e a progesterona, havendo uma predominância estrogénica.

 O que pode fazer?
Primeiro, começar pelo principio, pela alimentação; sem alterações nesta os resultados são muito inferiores.

- Eliminar todos os refinados, como farinha, açúcar e tudo o que é feito com eles; fritos, alimentos comprados já feitos; todo o tipo de aditivos (temos de ler os rótulos), charcutarias, carnes, guisados e vai por aí fora... e muito importante - Não tocar em nenhum tipo de lácteos.
Como já sentiu no seu corpo, é intolerante à lactose, o que não é nenhum defeito, é perfeitamente normal.

- Aumentar a quantidade de fruta e de vegetais. Comer todos os dias um bom prato de salada crua (há imensas opções).

- Beber sucos verdes e de cenoura, a cenoura é muito importante para o fígado, assim como a beterraba, incluir diariamente.

- Comer alimentos ricos em magnésio, como os grãos integrais, feijão verde, sementes de papoila, aveia, feijão-frade e espinafres.

- Beber leites vegetais, não o de soja; o leite de sementes de sésamo é utilizado desde a antiguidade para reduzir os zumbidos.

- De manhã em jejum, tomar sumo de 1 limão com 1 colher de azeite de extração a frio. Fazer isto durante 1 mês.

- Comer sementes ricas em omega-3, como linhaça, chia entre outras.

- Comer alimentos sempre frescos, sem passarem pelo microondas, sem reaquecer.

- Afastar os produtos químicos, ter pouco contato com produtos de limpeza; atenção aos cremes - não são benéficos; não usar amaciadores de roupa perfumados, nem perfumadores ambientais, todos eles atingem o fígado, o que prejudica. Procurar soluções mais naturais.

- Beber chá de cidreira.

- Ao fazer o suco verde, ou só de cenoura com maçã e beterraba, juntar sempre uma rodela de gengibre.

- Todos os dias à noite fazer um escalda-pés.

Colocar um balde (alguidar) com agua bem quente (até suportar) e outro com agua bem fria (pode adicionar uma pedrinhas de gelo). Sentar-se numa cadeira e pôr os pés, primeiro na agua quente por 5 minutos e depois 1 minuto na agua fria.
Fazer o mesmo três vezes e terminar sempre com agua fria.

- Todos os dias fazer um banho de acento.

 Consiste em sentar-se dentro de um alguidar largo com agua muito fria, pode adicionar um pouco de gelo.
Ficar 10 minutos.
Tapar o resto do corpo de forma a não ter frio.

- Dormir a cada dois dias (dia sim, dia não) com um cataplasma de argila sobre o ventre e abdómen. 

Misturar o pó de argila com agua, aplicar numa gaze grande e colocar, por cima uma toalha e umas cuecas grandes para cobrir todo o emplastro. Dormir assim, toda a noite.

- No dia que não aplica argila, usar a compressa molhada.
 Sobre a zona do fígado, colocar uma toalha turca pequena molhada em agua fria, por cima uma toalha maior e seca, vestir umas cuecas grandes para cobrir toda a zona. Dormir assim.

- Um medicamento que pode ser muito interessante no seu caso de enxaqueca e zumbido é o medicamento homeopático ACTEA RACEMOSA 5CH em grânulos, tomar todos os dias 3 grânulos 2 vezes ao dia fora das refeições.
Aguardar. 
Comprar em farmácias homeopáticas, não é caro.
- Por ultimo, e não menos importante, controlar as emoções, não viver em stress, amar a vida, procurar nela tudo de bom, e virar a cara a tudo o que incomoda, desta forma você está a proteger-se, a cuidar-se, no fundo amar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário