quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tratamento Natural da Gastrite

imagem copiada net
É uma ...ite no estomago.
Qualquer tecido do nosso corpo pode inflamar e neste caso a inflamação dá-se na mucosa do estomago.

Como em qualquer outra inflamação é um ai...ai...ai de sintomas como:
- Dor no abdómen superior
- Náuseas, vómitos e/ou azia
- Arrotos e inchaço no estomago
- Perda de peso.
- Em casos mais graves pode haver sangramento, com vómitos de sangue ou fezes negras.

O que causa a Gastrite?
A medicina convencional aponta como causa principal a bacteria - Helicobacter pylori - diz que ela infecta a mucosa do estomago e de tudo fazem para a destruir; penso que ela só vive e só se reproduz em determinados estomagos porque tem condições para isso.
Uma outra causa bem evidente, e que todos estamos de acordo, é que a toma prolongada de medicamentos provoca gastrite, principalmente os anti-inflamatórios, como por exemplo a aspirina e o ibuprofeno, por isso quase todas as pessoas que tomam medicamentos diariamente, também tomam o Omeprazole, para que o estomago "não reclame" da agressão a que é sujeito.

Tudo o que disse acima, e que é defendido pela medicina pode estar certo, mas para mim que defendo a Higiene Natural, tenho de ir mais longe.
Tudo o que acontece são reações de ações, com o nosso corpo não é diferente, a inflamação só se desenvolveu porque houve uma ação que a despontou, por isso não faz muito sentido, nem é de todo inteligente, ingerir-se medicamentos que não permitem a reação natural do estomago, isto é o estomago é agredido e não se pode manifestar, claro que isto vai dar problemas no futuro. O estomago vai deixar de digerir de forma adequada, o corpo não vai assimilar da melhor forma e os problemas vão por ai fora...

Para a Higiene Natural a principal causa da irritação da mucosa do estomago dá-se devido a alimentos indigestos como as carnes, peixes, queijos, álcool, café, condimentos irritantes, comidas processadas, comidas muito frias (gelados, agua fria do frigorifico), ou muito quentes (café em chávena escaldada), misturas alimentares, comer de 2 em 2 horas e não permitir o esvaziamento do estomago da ultima refeição, comer com pressa, comer a ouvir noticias, entre outros fatores.

O processo digestivo é tão importante, que quase podiamos dizer que o drama da existencia humana reside no drama da digestão; claro que me estou a referir a digestões dificeis e mal feitas que levam a dispepsias, a acidificações, á produção de mais radicais livres, a obstruções gastrointestinais  e muitas vezes a um jejum obrigatório das nossas células que não recebem o alimento devido.

O mal-estar é a informação de que temos feito coisas erradas e que precisamos urgentemente mudar, mudar de caminho, mudar de direção, mudar de alimentos; sufocar os sintomas não vai mudar o problema, vai por um tempo deixar de incomodar, mas como não é resolvido vai surgir noutro lado, ou com mais intensidade.
Por isso é necessário tomar decisões corajosas e ajudar a nossa maquina a funcionar de acordo com ela; se não fizermos isto, não há santo que nos valha.

Tratamento
O tratamento depende daquilo que queremos tratar, se o incomodo que a inflamação do estomago nos dá, se a causa que produz a inflamação.

- Se a dor ocorrer após ter comido, o melhor é aplicar uma toalha molhada em agua bem quente sobre a zona do estomago e uma toalha seca em cima. Mudar assim que esfria.

- Um excelente remedio é o suco de couve.
Coloca-se num liquidificador 2 maçãs e 1 ou 2 folhas de couve, pode juntar um pouco de agua para ajudar a helice. Bater. Coar num paninho e beber. Deve beber devagar e em jejum.

- Esqueça a maior parte do que tem comido até agora, não toque em carne, em peixe, em lacteos, em café, em acucar. O pão? bem,... o pão depende, se for de boa qualidade, não cozido a microndas, se for pão como se fazia à 50 anos atrás, sim pode comer bem mastigado.

- Beber suco de batata. Tritura 1 a 2 batatas no liquidificador e coa. Este remedio caseiro serve para amenizar as dores causadas pela gastrite porque diminui a cidez do estomago, assim como a sensação de queimo, azia e dor. É eficaz na gastrite nervosa, aguda e cronica.

- O chá de Salsa, de Camomila, de Erva-cidreira, Erva-doce, de Erva de São Roberto, Malva, Gengibre, são boas opções a beber.

- Tanto na gastrite aguda e principalmente na crónica é importante o suco de beterraba. No liquidificador coloca 1 beterraba e 2 maçãs, tritura, coa e bebe. Outra opção para fazer o suco é usar uma centrifugadora.

- Há quem defenda que o suco de cenoura feito e bebido em jejum por um longo período cura totalmente a gastrite.

- Se junto com a gastrite tem um quadro de anemia, há toda a vantagem em tomar o suco verde, e pode fazer misturando, maçã, beterraba, cenoura, couve ou outras folhas verdes, spirulina e chlorela.

- Se tiver vómitos e náuseas é de todo aconselhado tomar alcachofra e boldo.

- Nas gastrites cronicas, convém tomar suco de 1 limão misturado com um pouco de agua em jejum. Tomar 8 a 10 dias em cada mês.

- Sementes de Feno-grego. Triturar as sementes e tomar meia colher de café com 1 copo de agua, 2 X ao dia. Estudos indicam que é um grande anti-ulceroso. Trata as mucosas digestivas devido ás suas propriedades emolientes, estas propriedades devem-se a polisacáridos e flavonoides que as sementes têm.

Exemplo de um dia alimentar para uma pessoa com sintomas de gastrite:
- Em jejum deve beber 1 copo de agua devagar.
- Beber 1 copo de suco verde, ou outro suco.
- Durante a manhã deve comer unicamente fruta madura e bem mastigada.
 Uma fruta muito boa para o estomago é a papaia.

- Almoço: Salada, cenoura e beterraba ralada, arroz integral cozido (pode substituir por massa integral, por quinoa, trigo-sarraceno, por leguminosas), pode juntar vegetais crucíferos que são muito bons para o aparelho digestivo, como brócolos, nabo, couve-flor, podem ser cozidos mas mal ou no vapor.
Junto com o almoço pode ir bebericando meia chávena de chá de gengibre, que vai ajudar na digestão.

- De tarde, voltamos à fruta. Uma única fruta e não salada de frutas.

- Jantar: sopa, que pode e deve incluir batata (comprar de produtores particulares) com legumes, no entanto não deve ultrapassar 4 ingredientes e feita no dia.  Comer devagar e mastigar cada colherada, pode juntar 1 a 2 fatias de pão.

Se sentir falta do leite, substitua por leite de amêndoas, veja como fazer aqui
- Durante a tarde e ao deitar deve beber as infusões citadas acima, descubra aquela que lhe assenta melhor.

Um dos recursos incomparáveis é aplicação de cataplasma de argila sobre o estomago e todo o aparelho digestivo durante a noite.


Mais importante, é se consciencializar no caminho da cura, no caminho de não-agredir o corpo, de não ir contra ele e como disse Leonardo Da Vinci "aprenda a não curar a doença, mas sim a manter a Saúde."

36 comentários:

  1. Estranho... a médica mandou suspender limão, limonada suiça que amo!! e a orientação é para tomar
    limão e água em jejum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O limão ao entrar no estômago ele deixa de ser ácido, ele protege o estômago, é anti inflamatório, contém vitamina C,o limão cura diversos males do nosso organismo

      Eliminar
    2. Fui fazer uso do limão, e quase morri de tanta dor! Como batata crua, mastigo a batata muito bem e engulo, melhor receita!

      Eliminar
    3. O limão puro e sem açucar
      O limão com acuçar não funciona no estomago
      Não produz ácidez,mas sim uma fonte de carboidratos e isso a H.pilory ama e vai produzindo mais bactérias
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  2. Também fiquei em dúvida em relação ao limão, pois é uma fruta bastante cítrica.

    ResponderEliminar
  3. O limão é ácido na boca , após a ingestão ele se torna alcalino, excelente para várias enfermidades. Mas o suco de limão puro, sem adoçantes.

    ResponderEliminar
  4. o boldo ele ajuda a mata a bacteria h pylori

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem Explicado, mas posso tomar suco de maga, ou frutas que não sejam ácidas até quantas vezes por dia?

    ResponderEliminar
  7. Quando fala em suco verde, de batata, beterraba, etc. refere-se a prepará-los em cru?

    ResponderEliminar
  8. Tem um amigo que vende um remédio infalível , que tomei foi tiro e queda já tive ucera perfurada e hoje como de tudo ,o remédio foi passado pra ele ,pelos antepassados eu como e bebo qualquer coisa .

    ResponderEliminar
  9. Tem um amigo que vende um remédio infalível , que tomei foi tiro e queda já tive ucera perfurada e hoje como de tudo ,o remédio foi passado pra ele ,pelos antepassados eu como e bebo qualquer coisa .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Idalecio. Qual o nome do remédio e como comprar?

      Eliminar
    2. Boa noite Idalecio. Qual o nome do remédio e como comprar?

      Eliminar
    3. que remédio é esse?? tenho muita dor de estomago a 20 anos



      Eliminar
    4. Ola Idalecio. Com posso comprar este remedio e qual é o nome? Obrigada.

      Eliminar
    5. Gostaria muito de adquirir esse remedio. Como é o nome?

      Eliminar
    6. Gostaria muito de adquirir esse remedio. Como é o nome?

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Tenho 18 anos e sofro de gastrite à 4 anos mais ou menos. minha gastrite foi em decorrência da H. Pylori. Já fiz inúmeros tratamentos, mas nenhum foi 100% eficaz, cada pouco voltam todos os sintomas ( e as vezes voltam até piores). Além desses tratamentos indicados, tem mais algum q posso fazer para curar a gastrite definitivamente? Não suporto isso mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi bom dia!
      Tem o chá de gengibre e o chá de Espinheira-Santa
      Muito ótimo

      Eliminar
  12. Essa receita de tomar cenoura em jejum gostei muito melhorei me sentir melhor da gastrite nervosa. Faço uso do Limão sobre o alimentos melhorei muito do refluxo gástrico

    ResponderEliminar
  13. Tenho gastrite h pilory o que vou fazer é eliminar frituras, chocolates

    ResponderEliminar
  14. Passe o numero desse amigo
    Que remedio e esse

    ResponderEliminar
  15. Oi pessoal, tb sofro de gastrite, porém não tenho a bactéria, graças a Deus. Sofria muito com inchaços. Tomo o omeprazol e as dietas recomendadas pelo meu gastro me ajuda muito.

    ResponderEliminar
  16. Essa de remédio que o colega falou.....se fosse verdade....ele diria o nome.....

    ResponderEliminar
  17. O melhor,remedio gente é bater meia batata no liquidificado coar e tomar todos os dias em jejum,santo remedio

    ResponderEliminar