terça-feira, 3 de setembro de 2013

É o açúcar um alimento para o corpo humano?

imagem copiada net
Fomos criados com papilas gustativas, para identificarmos os sabores, para podermos diferenciar o alimento do veneno.
Mas, como o avanço da tecnologia, conseguimos produzir alguns venenos com gosto de alimentos, e isto tem confundido todo o nosso instinto humano.

Um desses venenos, que passou a ser alimento, é o açúcar.
Não há ninguém que defenda que o açúcar faz bem, então porque o consumimos?
Alguns consideram-no como uma droga tão viciante como a heroína ou álcool, por isso existem pessoas que não passam um dia sem ele.
No entanto este doce, é amargo para as nossas células e pode provocar muitos problemas de saúde, melhor dizendo, duvido da saúde de quem come açúcar.

Na década de 70, uma jornalista William Duffty, escreveu o livro "Sugar Blues" onde faz uma comparação da saúde da humanidade antes e depois do consumo de açúcar, onde mostra o surgimento de varias doenças e onde afirma que este pó branco dissolve os dentes e os ossos, entre outras coisas de toda uma civilização.

Nessa altura foi recomendado pela OMS reduzir o açúcar, mas o que é que a Sociedade fez? Aumentou, introduziu o açúcar em quase tudo que é alimento processado, por isso é adicionado ao pão, aos molhos, aos refrigerantes, bolos, doces, etc..
 
Considerando a historia da humanidade, o uso do açúcar como alimento, é muito recente, por isso ainda estamos a averiguar os estragos, que parece que são muitos, pelo menos isso é o que pensa o medico otorrino Yotaka Fukuda, professor da escola de medicina Paulista, que escreveu o livro "Açúcar: amigo ou vilão". Considera que o consumo de açúcar é um co-factor para o aumento das doenças que explodiram depois da segunda guerra mundial como a diabetes, a hipertensão, osteoporose, a labirintite, cancro, etc..

Será que já imaginamos o esforço que nosso organismo precisa de fazer para manter a taxa de glicemia dentro da faixa normal quando ingerimos um pedaço de bolo, uma lata de refrigerante?
Sim eu sei que "a vida já é amarga, sem açúcar então...", para mim ficou melhor, mas isso cada um tem de experimentar, não podemos é ser a geração pré-diabética.

Vamos pensar em nós, não vamos justificar os nossos atos dizendo que o outro também faz, que toda a gente faz...isso não interessa, no Mundo podemos tudo, mas nem tudo nos interessa, por isso temos de fazer escolhas...principalmente as boas.
Não compre alimentos que tenham açúcar, não ofereça refrigerantes ás crianças, nem bolachas.
NÃO FAÇA ISTO
Elas gostam de doce? Sim, por isso corte fruta, coloque numa tigela de vidro, enfeite e dê...nenhuma criança vai rejeitar, e se isso acontecer, insista devagarinho, ela vai ceder.
 Experimente passar uma semana sem nenhum açúcar, e vai perceber que não precisa dele, são mais uns euros que não precisa de gastar.
Pense nisto...não desista de ter Saúde


1 comentário:

  1. Olá... Existe o açucar mascavado, o amarelo e o branco. O mascavado é o mais próximo do açucar de cana bruto que conseguimos e este pode ser usado em moderação. Tem um constituinte muito importante que é o melaço que é rico em complexo vitamínico B. Já o açucar amarelo é açucar branco com melaço mas acarreta todos os prejuízos do açucar branco. O açucar branco é a forma mais refinada completamente desprovido de nutrientes e alienígena ao nosso organismo... produz picos ajudos de insulina aumentando exponencialmente a inflamação no organismo, acidifica o organismo fragilizando os ossos e sobrecarregando os orgãos de eliminação! Na verdade cria respostas viciadas de ordens do nosso sistema nervoso. A resposta mais comum mal-interpretada é a nossa vontade de comer doces. Muitas vezes dizemos: o meu organismo pede doces. Na verdade o organismo não está a pedir doces, mas sim cálcio. Como na natureza os frutos e legumes doces têm imenso cálcio (banana, manga, cenoura, beterraba, uva, etc) o nosso organismo produz a resposta para comermos fruta e legumes doces. Como os nossos maus hábitos alimentares deturparam a interpretação dessas respostas, pensamos que é doces. Quando mudamos para uma alimentação à base de frutas e legumes, estas respostas deixam de ser adulteradas e começamos aos poucos a não desejar doces mas sim frutas e legumes. Por exemplo, houve umas semanas agora em Agosto que fazia refeições só de melancia... e nunca me apeteceu doces mas sim melancia e frutas suculentas doces :) bjs

    ResponderEliminar