sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que mais o preocupa: Os níveis altos de Colesterol ou de Triglicéridos?

imagem copiada net
Se eu tivesse ao pé de si, e lhe pergunta-se o que mais o preocupa, se os níveis alterados de colesterol ou de triglicéridos, qual seria a sua resposta?
A sua eu não oiço, mas escuto de muitas outras pessoas, e parece-me que o que põe mais "medo" são os valores altos do colesterol total.

Mas, será que os valores dos triglicéridos não são mais importantes?
Em 1996, a Universidade de Washington nos EUA fez um estudo que tinha como objetivo perceber a associação entre triglicéridos e doença cardiovascular, independentemente dos níveis de colesterol.
Com base em dados combinados concluiu-se que níveis altos de triglicéridos aumenta em muito o risco de doenças cardiovasculares, principalmente em mulheres, independentemente  dos valores do colesterol.

Bem próximo de mim, uma mulher de 70 anos sofreu um enfarte do miocárdio, com valores  de colesterol total a rondar os 200, sendo que o HDL (colesterol bom) estava com valores abaixo do normal; No entanto já há vários anos que tinha sempre os valores dos triglicéridos altíssimos.

Na próxima vez que olhar o relatório das suas analises, dê atenção aos triglicéridos, ele é um marcador importante de referencia na sua Saúde. Se os valores estiverem altos, deve repensar a sua alimentação, pois além de serem um risco para as doenças cardíacas, também podem causar pancreatite assim como levarem a um aumento do tamanho do fígado e do baço.

O tratamento mais eficaz é feito através da alimentação, mas isso fica para um outro poste.
Fonte do estudo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8836866 

Sem comentários:

Enviar um comentário