sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O que podemos fazer na doença Hemorroidária

imagem copiada net
Todos temos hemorróidas, não é uma doença é uma parte anatómica e natural do corpo, são veias situadas na área rectal que normalmente não sentimos. Sabe que as hemorróidas têm a função de continência anal? O problema surge quando há um aumento da pressão ou uma fragilidade dos tecidos destas veias, e elas  dilatam e inflamam, dando dor, comichão e por vezes sangramento.

O que fazer?
No primeiro momento é importante controlar essa dilatação das hemorróidas, mas depois perceber o que poderá ter contribuído e desta forma prevenir quadros semelhantes no futuro, porque todos nós precisamos de um ânus adequado ás suas funções de eliminação.

Porque tenho eu hemorróidas?
Varias causas podem estar por trás deste aviso do seu corpo, como a prisão de ventre, comer em excesso associado ao sedentarismo, álcool, problemas hepáticos, preguiça do sistema linfático, quistos nos ovários, esforços intensos e gravidez.

- Em primeiro lugar tem de alcalinizar o corpo, para isso fique longe de carne, produtos industrializados, refrigerantes e lácteos.
Prefira uma alimentação baseada em verduras, cereais integrais, frutas e sementes.
Porque tem de fazer esta mudança? 
Não somos obrigados a nada, mas há consensos pessoais a que temos que chegar, temos de decidir se queremos unicamente aliviar o sintoma com este ou aquele tratamento ou se queremos curar.
Fazer um tratamento para aliviar o sintoma ou curar, são duas coisas muito distintas, uma envolve a sua ação sobre o local a outra envolve alterações na sua Vida.
Da pomada mais milagrosa à cirurgia, tudo contribui para um alivio do sintoma, mas senão normalizar a digestão e a evacuação de forma a purificar o sangue, não está a curar.

- Em jejum beba agua com limão e 1 colher de azeite de boa qualidade. Diariamente tome 1 colher de sopa de linhaça moida.

- Coma urtigas ( se for época) em sopas, em esparregado, cozidas, cruas em sumos e beba chá de urtigas com malvas e menta.
Diariamente consuma frutas como laranjas, clementinas, tanjas...frutas cítricas.
Pode ralar cascas de limão e laranja e juntar ás saladas, excelente fonte de bioflavonoides.

- Caminhe 1 hora por dia e respire...inspire e expire conscientemente.

- Também existem extratos preparados à base de Castanha da India, Hamamelis e Ginko Biloba que melhoram a circulação e podem dar uma ajuda.

 - Como adjuvante, para regularizar os intestinos e a zona hepática deve dormir com cataplasmas de argila sobre o ventre e fígado.

- Não podem faltar como tratamento local os Banhos de acento (mergulhar a zona rectal numa bacia com agua e deixar os pés de fora).
Nas crises agudas, com as hemorroidas de fora, deve ser feito com agua muito fria, por vezes até aplicar localmente gelo envolvido num pano para que a desinflamação aconteça rapidamente.
Fora das crises, fazer banhos de acento com agua morna, quase quente (a agua pode ser simples ou com infusão de malvas, ou de nogueira ou de tomilho). Depois de estar na agua morna por 15 a 20 minutos, deve passar por agua fria.

- Nas crises, há quem resolva o incomodo com aplicação de Vickvaporub em creme.
Pode aplicar uma bola de algodão embebida em vinagre de maçã e repetir o processo até desaparecer o sintoma agudo.
Outra opção é a Aloés, tanto em forma de pomada de aloés como em gel, mas o mais indicado é cortar uma folha, abri-la e aplicar directamente no local.

- Não use sabão na zona, pode irritar e humedeça o papel higiénico antes de se limpar.

- Um tratamento antigo consistia em injetar (com uma "pêra" de borracha que se vende na farmácia)sumo de dois limões no reto e deixar ficar toda a noite. Repetir três noites. Parece que é um pouco doloroso, mas o sintoma hemorroidal deixa de incomodar.


O grande mestre Lezaeta, que considerava que todas as doenças tinham cura  bastava para isso dar ao corpo as condições que necessitava, disse: "A operação ou extirpação das hemorroidas não restabelece a Saúde do doente, porque o bisturi não purifica o sangue. A doença mudará de sintoma e as matérias toxicas que procuravam saída por baixo, subirão à cabeça e afetaram o cérebro ( a maior parte das pessoas com hemorroidas sofre de perturbações nervosas). Julgando-se curado, o doente seguirá sua Vida de erros que lhe causará maiores males".

1 comentário:

  1. Eu acho que esses tratamentos naturais funcionam muito bem para hemorroidas em estagio inicial. No caso daquelas hemorroidas avançadas, internas, o negocio mesmo é a cirurgia. §Os sintomas pode ser aliviados mas nao resolve o problema definitivamente. Dentre as cirurgias parece que a THD é a que vem desbancando as outras técnicas. A THD é praticamente indolor e oferece uma rapida recuperaçao.

    ResponderEliminar