quinta-feira, 23 de maio de 2019

Acne e suas causas - 1ª parte



O que é ACNE?
A acne é uma condição dermatológica determinada pela obstrução dos folículos pilosos e poros da pele por óleo, células epiteliais mortas, bactérias e toxinas. Provoca cravos, espinhas e furúnculos, que geralmente aparecem no rosto, testa, peito, costas e ombros, áreas do corpo com a maior concentração de glândulas sebáceas.

É mais comum durante a adolescência, mas pode afetar pessoas de todas as idades. Em muitas mulheres, a acne pode durar décadas, muitas vezes com episódios agudos uma semana antes da menstruação.

Embora não seja uma doença grave, pode ser dolorosa e causar algum constrangimento ou nervosismo devido às marcas que pode deixar na pele.

O que causa Acne?
Cada poro da pele tem um folículo pilossebáceo, constituído por um fio de cabelo e uma glândula sebácea, esta glândula segrega gordura que vai ser expelida para a superfície da pele para a proteger e manter macia e hidratada. No caso da acne há uma produção excessiva de sebo e um fechamento dos folículos, o que promove o desenvolvimento de microorganismos que são colonizados pela bactéria Propionibacterium acnes e que provoca a inflamação.

Hormonas – durante adolescência há uma maior produção de andrógenos que são a testosterona e o cortisol e que vão aumentar a secreção de sebo, assim como o uso de anticoncecionais. Jovens que têm os ovários policísticos também tem mais propensão a acne. Os dias que antecedem o ciclo menstrual também leva a alterações hormonais e como tal ao surgimento ou agravamento de quadros de acne.

A acne é mais do que um problema de excesso de gordura na pele, e dependente da gravidade pode ou não ser rápido tratar. Os tratamentos químicos não oferecem muita satisfação porque a longo prazo tudo tende a voltar e o corpo pagou o preço de os metabolizar, por isso vale a pena investir tempo e descobrir o que existe na sua dieta e no seu estilo de vida que esteja a contribuir para este problema.

O corpo tem sempre razão, nós é que temos dificuldades em entendê-lo, a pele é um órgão de eliminação, que de forma alguma deve ser bloqueada, não podemos paralisar as atividades da derme, forçando o corpo a reter no interior substâncias toxicas. É graças à boa funcionalidade da pele que o corpo elimina seus resíduos, quando não o consegue fazer através de outras vias. A pele absorve oxigênio, luz, calor e energias vitais e eletromagnéticas da atmosfera. Suas funções são semelhantes às dos pulmões e rins, tanto que o suor é uma secreção excrementícia semelhante à urina. Todas as anormalidades da pele são resolvidas suprimindo as causas e não os sintomas que neste caso é a acne.

Para a filosofia naturopática, é prejudicial paralisar as atividades eliminatórias da pele, porque os órgãos eliminadores e excretórios devem ser respeitados. Quando os outros órgãos excretores, isto é, o intestino, o fígado, os rins, funcionam mal, a pele é forçada ajudar e a trabalhar mais para eliminar toxinas que irritam o corpo.
Não entendo a ideia de paralisar a atividade eliminatória, que é muito comum em clínica, e forçar o corpo a reter substâncias toxicas no interior que vão dar outros problemas em outros lugares.

Para a Medicina Chinesa a acne é “calor no sangue”, porque a pele está relacionada com a condição do sangue e por meio deste com o fígado, ou seja, é um desequilíbrio de superfície, do tipo yang, é como um calor que o organismo extravasa através da pele, por isso a acne é vermelha, é quente, tem purulência amarelada, e se manifesta na parte superior do corpo, porque o calor tende a subir. Deve-se perguntar o que está a provocar o calor, uma alimentação quente ou emoções quentes, ou as duas associadas?

A medicina Ayurvédica também considera que na acne, há calor, por isso diz que há uma exacerbação do dosha pitta, e pitta é o “fogo que cozinha”, diz que o fogo encontra-se no corpo em forma de líquidos quentes como o sangue e os sucos digestivos. Traduzindo podemos dizer que quando há acne, há um aparelho digestivo que está a trabalhar demais, e como nos ensina a física, quando um “corpo” trabalha de mais, aquece. Está a fazer sentido?
Porquê que o aparelho digestivo trabalha demais?
Provavelmente para conseguir digerir de forma adequada aquilo que nós comemos e que não é indicado para a nossa biologia humana. Como o aparelho digestivo não tem forma de fazer greve e dizer “eu não fui feito para digerir isto, eu não trabalho” esforça-se continuamente e de tanto trabalhar, aquece. Esta subida de temperatura, que pode ser pouca, podemos estar a falar de 1º, mas tem precursões, principalmente a nível da flora intestinal, por isso a toma de próbioticos ajuda na acne.

Até agora apontei como causas para a acne, sabedorias antigas, baseadas na observação de longo prazo, mas atualmente existem os métodos científicos, com estudos e revisões destes mesmos, e é isso que fui buscar, o que é que os estudos nos dizem e indicam como causas para a acne.
No estudo que pode ver aquiaponta-se a dieta como uma das causas para o surgimento da acne.
Diz mesmo que este artigo apresenta as últimas descobertas sobre  o “potencial de que a dieta pode ter sobre a patogénese da acne vulgar e que a associação entre dieta e acne não pode mais ser descartada. “E continua a salientar que “Evidências convincentes mostram que dietas de alta carga glicémica podem exacerbar a acne. A ingestão de laticínios parece estar francamente associada à acne.”

Este outro estudo fala do mesmo, e diz que evidências recentes sublinham o papel da dieta ocidental na patogénese da acne. Pode ver o estudo aqui ,e concluem “ o aconselhamento dietético precoce de pacientes com acne na adolescência é, portanto, uma ótima oportunidade para a dermatologia, que não só ajudará a melhorar a acne, mas também poderá reduzir os efeitos adversos da dieta ocidental a longo prazo nas doenças da civilização mais graves.”

Tudo na vida tem causa e efeito, no nosso organismo não seria diferente, cabe a nós identificar, cabe ao médico orientar a pessoa.
Não é fácil para um adolescente ter a face com acne, mas se esse adolescente perceber que pelo seu controlo e pela sua persistência em reequilibrar o seu corpo vai conseguir uma melhor saúde, e na presença desta a acne se vai. Esta ferramenta mental, dele perceber que pode ajudar o seu corpo, ficará como ensinamento para toda a vida.
Para concluir quero salientar a filosofia da mente-corpo, pois o corpo é um todo, no qual não podemos descurar a parte mental,  que defende que a acne na maioria das vezes surge no desabrochar da sexualidade, e só vai embora quando essa sexualidade é bem vivida.

Pode ver a 2ª parte - Acne e alimentação 
Pode ver a 3ªparte - Acne e seus tratamentos 



Sem comentários:

Enviar um comentário