segunda-feira, 27 de maio de 2019

Semente de Chia e seus benefícios na saúde


A Semente de Chia faz parte do grupo das sementes que reforçam a nossa saúde.

É uma semente muito antiga que fazia parte da alimentação dos Astecas e dos Maias,  produzida por uma planta aromática a Salvia Hispânica. Dizia-se que duas colheres de Chia mantinham um índio a caminhar um dia inteiro.

Atualmente fala-se muito desta semente porque é a fonte vegetal mais rica em ómega-3, o que nos mostra que talvez não precisemos de suplementos em forma de cápsulas de ómega-3, mas sim de alimentos, que é a forma natural de nutrir o corpo.

Segundo pesquisas, a Chia é rica em ómega-3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, selénio, zinco, proteínas, cálcio, fibras e antioxidantes. Junto com as sementes de sésamo,  são das mais ricas em cálcio assimilável.
Tem mais vitamina C que a laranja, mais potássio que as bananas, mais ferro que o espinafre.

Benefícios da Chia


Nos problemas cardiovasculares
O seu conteúdo em gorduras benéficas, em fibras, em cálcio e magnésio equilibrado, em ácido fólico, em antioxidantes, leva a que quando consumidas tenham uma ação em nós de propriedades anti-inflamatórias, anti-arrítmicas e anti-trombóticas, e estas características repercutem sobre a saúde cardiovascular.

Nos problemas do aparelho digestivo
Prisão de ventre - Devemos consumir as sementes hidratadas em algum liquido, o que forma um gel mucilaginoso,  que é um tipo de fibra solúvel que vai estimular o peristaltismo intestinal e levar ao aumento do bolo fecal e a evacuações mais saudáveis.

Melhora a flora intestinal É um excelente pré-biótico, a sua fibra é facilmente fermentável e serve de alimentação ás bactérias do bem, as que ajudam na produção de vitaminas, de serotonina, de neurotransmissores e do sistema imunológico.

Cancro do cólon – A melhor prevenção para o cancro do cólon é evitar a obstipação, e a presença de substâncias tóxicas como as nitrosaminas e bactérias prejudiciais do intestino, que levam a putrefações.  A Chia ajuda na prevenção destes problemas.

Ajudante do fígado – A fibra ajuda sempre o fígado, porque reabsorve substâncias no intestino que desta forma, não passam para a circulação sanguínea. Também impede que substâncias que foram eliminadas através dos sucos biliares voltem a ser reabsorvidas.
Deve fazer parte da alimentação de quem retirou a vesícula biliar.

Diabetes – Quando comemos alimentos com fibra, esta captura os açucares e os amidos e faz com que estes não entrem na circulação sanguínea de forma rápida, o que é adequado em problemas de diabetes.

Gravidez – É um excelente alimento para as grávidas, porque além de fornecer nutrientes necessários para a gestação, ainda ajuda a resolver casos de obstipação, acidez digestiva e diabetes gestacional.

Artrite e problemas inflamatórios – A Chia tem muito mais ómega-3 que ómega-6, o ómega-3 fornece as substâncias necessárias para que o corpo fabrique hormonas e componentes anti-inflamatórios.  As pessoas com problemas do tipo artrite, artrose, degeneração de disco, discopatias e fibromialgia só têm a ganhar em introduzir diariamente na alimentação Sementes de Chia.

Osteoporose – A sua composição em cálcio, fósforo e magnésio e outros minerais levam a que seja um alimento importante para a saúde dos ossos.

Hiperatividade em crianças – Um alimento fácil de consumir e de introduzir na alimentação de qualquer criança, mas especialmente nos chamados hiperativos com pouca concentração.

Mesmo que não houvesse estudos a comprovar a riqueza da Chia, havia a historia, e a historia diz-nos que a chia era um alimento de sobrevivência, o valor destas sementes era tão grande que os Astecas a utilizavam para pagar seus impostos e as tinham como moeda de troca.
Tudo isso pode explicar porque "Chia" é a palavra Maia que significa "FORÇA".






Sem comentários:

Enviar um comentário