sexta-feira, 24 de maio de 2019

Acne e alimentação - 2º parte


Pode ver as causas da acne, na primeira parte aqui

A acne é sempre uma eliminação, algo que o corpo está com dificuldades em eliminar e tenta-o fazer pela pele, por pústulas, por granos, com infeções, algo que não consegue eliminar pelo sistema regular.
Quando se olha para a acne percebe-se que é um problema gorduroso, provavelmente porque o corpo precisa de eliminar gordura que é produzida ou consumida.
Vimos na primeira parte que acne tem tudo haver com alimentação, se conseguir perceber e deixar de consumir os alimentos agressores ao corpo, o problema resolve-se, seja acne ou outro problema de pele.

Quando comemos alimentos que depois de digeridos são açucares, e estes entram na corrente sanguínea, o pâncreas dispara com a hormona insulina para equilibrar esses valores de açúcar no sangue, portanto quanto mais hidratos de carbono de índice glicémico alto, mais insulina é libertada. Depois da insulina fazer o seu trabalho, ela fica na corrente sanguínea e quando os valores são altos, sabe-se que o corpo produz sebo, sebo e outras gorduras, assim como produz mais hormonas masculinas como a testosterona e o cortisol. Estes valores alterados de hormonas, junto com a produção de sebo pode levar a quadros de acne.
Acontece mais na adolescência ou inicio de idade adulta, pois é altura em que há alterações hormonais e que conjugadas com o restante que já foi apresentado, leva à acne. Por isso se diz que a acne vulgar é um problema de adolescência, mas também pode surgir noutras alturas da vida.

Alimentos agressores e alimentos bem-feitores

Evitar:
Temos que evitar, ou até mesmo abolir, os alimentos que sobem a glicémia e disparam a insulina.
 Há um estudo que aponta que o leite e os alimentos que sobem os níveis de insulina agravam a acne, pode ver aqui

- Leite e produtos lácteos – há evidencias que o leite magro ainda afeta mais a acne que o gordo. Porquê? Porque como é baixo em gordura, os seus açucares entram mais rapidamente na corrente sanguínea e disparam a insulina.

- Alimentos de índice glicémico alto – farinhas refinadas, arroz branco, batata inglesa, massas, açúcar e tudo o que seja feito com estes ingredientes. Pode ver o estudo aqui ou aqui.
Neste outro estudo, conclui-se que “a dieta com carga glicémica e com frequências de ingestão de leite e sorvete foram positivamente associadas à acne vulgar.”

- Todos os alimentos pré-preparados e fritos. São produtos industrializados, processados e refinados, sem fibras, sem vida e que causam desequilíbrios na flora intestinal, com aumento da inflamação que afeta negativamente a saúde da pele.

-  Desreguladores endócrinos- são substancias químicas que dentro do nosso organismo têm uma atividade hormonal, causando alterações na saúde, como é neste caso a acne. Entre eles temos o plástico e os pesticidas. Substâncias toxicas do plástico passam para o organismo, quando se usa recipientes de plástico com alimentos ou bebidas quentes.
Quando pensamos em pesticidas, pensamos em verduras e fruta, mas o que tem sido demonstrado é que a principal fonte de pesticidas não são os vegetais, e sim as gorduras animais, porque a alimentação dos animais tem muitos aditivos, e estes por sua vez acumulam no tecido adiposo por bioacumulação e há quem diga que muito destas substâncias são excretadas no leite.

Chocolate – Afeta a maioria das pessoas com acne, mas também pode não o fazer, portanto é a própria pessoa que tem que perceber isso, mas a maioria dos chocolates apresentam grande quantidade de açúcar, o que é prejudicial.

-  Comer muito à noite - é uma das principais causas da subida da insulina.

O que consumir:
Ao retirarmos os produtos nocivos para a saúde, podemos beneficiar de uma dieta muito mais saudável e aumentar o consumo de verduras, frutas, legumes, algas, grãos integrais, sementes e frutos secos.



- Alimentos ricos em probióticos naturais : São alimentos fermentados, ricos em próbióticos naturais como missô, kefir, rejuvelac, kombucha e kimchi que quando consumidos povoam o nosso intestino com bactérias benéficas que melhoram a saúde intestinal, prevenindo a inflamação que leva à acne.
Se estes nomes lhe parecerem estranhos, faça uma pesquisa e vai ver que são fáceis de encontrar e fazer.

- Alimentos ricos em zinco: Pessoas com acne são frequentemente deficientes em zinco, por isso deve integrar na alimentação sementes de abóbora, sementes de girassol, ervilhas, castanhas de caju, espinafres, linhaça e uma colher de óleo de gérmen de trigo para melhorar a saúde da pele.

- Alimentos ricos em vitamina A: Cenouras, espinafres, abóbora, gema de ovo, salsa, repolho, batata doce, damasco e melão. A vitamina A ajuda a combater infeções e acelerar a cicatrização. O sumo de cenoura é maravilhoso.

 - Alimentos ricos em vitaminas B naturais: Pode tomar diariamente uma colher de café de Spirulina, uma de Chlorela, e uma a duas de levedura de cerveja. Outra fonte são os ovos caseiros, grão, cogumelos frescos, lentilhas, feijões, favas e farinha de alfarroba.

- Integrar nas refeições, cereais como quinoa, trigo-sarraceno e millet, assim como arroz integral.

- Alimentos ricos em ómega 3 – Esta gordura do bem além de ter propriedades anti-inflamatórias, também ajuda na regulação hormonal. Pode obter através do consumo diário de duas colheres de sementes de linhaça moídas em casa, abacate, sementes de abóbora, de girassol, chia, amêndoas, sementes de sésamo.
As pessoas que tomam isotretionina que é um medicamento para a acne severa, deveriam aumentar a ingestão de alimentos ricos em ómega 3, vitamina E, e ácido fólico através da dieta, para prevenirem a má circulação, e o aumento dos triglicéridos no sangue produzidos como efeito secundário pelo medicamento.

- Beber sumo de um limão em água morna em jejum.

- É aconselhável comer verduras do grupo das crucíferas, como os nabos, rabanetes, rabano, rúcula, brócolos e couve-flor. Todos estes alimentos têm um grande poder antioxidante.
Os alimentos ricos em enxofre também devem fazer parte da alimentação diaria como são as cebolas e os alhos.

- Evitar a prisão de ventre, deve-se evacuar todos os dias. Caso não aconteça, pode tomar farinha de linhaça, chia, gel de aloé vera e água do mar.

- Apanhar sol e produzir vitamina D – A exposição solar é muita necessária para a produção da vitamina D, que no fundo é uma hormona, que entre outras coisas vai melhorar a resistência à insulina e ajudar no tratamento da acne. Basta expor-se ao sol por trinta minutos sem protetor solar e com a maior extensão possível de corpo sem roupa.

Em forma de resumo, toda a pessoa que queira curar a acne, deve fazer uma alimentação anti-inflamatoria, baseada essencialmente em verduras e frutas, sementes, gorduras boas, e alguns cereais de índice glicémico baixo.



Sem comentários:

Enviar um comentário