sábado, 25 de maio de 2019

Acne e seu tratamento natural - 3ª parte

Pode ver aqui - Acne e suas causas.
Pode ver aqui - Acne e Alimentação

Depois de percebermos as causas, de investigarmos qual é a nossa historia, o que pode nos ter provocado acne, depois de percebermos que alimentação tem um papel crucial e que com ela podemos fazer mal, mas também podemos fazer bem e melhorar todo o organismo, vamos ver que plantas podem ser de ajuda, que tratamentos são aconselhados para ajudar o corpo no seu todo e na parte afetada que será o rosto.


Tratamentos de uso interno
Entre estes se encontram plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias e depurativas com ação sobre o aparelho digestivo, fígado e pele. Também podemos fazer uso de alguns suplementos.

Em forma de infusão pode fazer uso
Alecrim – é uma das plantas mais recomendadas para a acne, pelo seu poder antibacteriano, anti-inflamatório e pela sua ação tónica sobre o fígado. Pode beber de 1 a 3 chávenas ao dia, e para aromatizar usar uma casca de citrino. Não adoçar.

Tanchagem ( Plantago major) – é uma planta que reduz o calor, elimina do sangue as toxinas que provocam problemas cutâneos crónicos e tem alantoína que ajuda na regeneração da pele. Também pode usar em chá.

Produtos que pode adquirir em farmácias ou ervanárias para tomar

Aloé Vera (babosa) – se a pessoa tem fezes duras e não evacua todos os dias ou tem dificuldade, deve tomar gel de Aloé Vera antes das 3 principais refeições. Em Portugal o supermercado Aldi, vende o gel da Aloé Vera biológico em garrafa.

Hidrastis (Goldenseal) – Esta planta é rica em berberina, o que tem uma ação anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina, em mulheres também reduz a produção de hormonas masculinas, algo que acontece na acne. Tente encontrar em tintura e siga as indicações.

Bardana – uma planta depurativa com ação na pele, vende-se como suplemento. Siga as instruções.

O que pode aplicar na pele

Deve limpar a pele com água morna, ou com chá morno, como por exemplo o chá de alecrim, eucalipto ou camomila, para dissolver melhor a gordura e depois salpicar com água fria para voltar a fechar os poros. Se conseguir folha de Aloé Vera, cortar um pouco e passar o gel pela face e só depois aplicar o creme hidratante como por exemplo, o óleo de coco.

Banhos de vapor facial – ferver alecrim ou folhas de eucalipto, deitar a infusão fumegante numa taça. Cobrir a cabeça com uma toalha e apanhar o vapor, os poros vão dilatar o que permite limpar a pele. Pode fazer todas as semanas.

Argila – fazer uma mascara de argila, misturar pó de argila com água sem cloro, ou com infusão de alecrim, eucalipto ou camomila e aplicar nas zonas da acne. Também pode picar metade de uma cebola, extrair o suco e juntar à argila, a cebola é anti-inflamatória e cicatrizante. Quando a argila estiver seca, retirar com água morna.
A argila tem sido usada desde da antiguidade pela sua capacidade de absorver toxinas e regenerar a pele. Fazer 1 a 2 vezes por semana.

Se necessitar de usar um sabonete, use de sabonete de enxofre.

Tintura de tanchagem – pode ser aplicada com um cotonete sobre as lesões.

Óleo de Rosa mosqueta – ajuda a cicatrizar a pele, de forma a não ficarem lesões.

Fazer uma pastinha de Aloé Vera com curcuma e aplicar, parece dar bons resultados.

Passar carbonato de magnésio ou cloreto de magnésio em pó nas lesões e deixar ficar o maior tempo possível. Depois lavar com água à qual se adicionou umas gotas de vinagre de sidra, para restabelecer o Ph da pele.

Receita para passar no rosto diariamente, de manha e à noite:
Bater no liquidificador um pedaço de Gel de Aloé Vera, um pedaço pequeno de gengibre, algumas folhas de hortelã, uma colher de óleo de coco e um pouco de água.  Bater muito bem e coar num passador, deitar numa garrafinha e passar de manha e à noite depois da pele lavada. Deixar ficar e aplicar o óleo de coco em cima. Esta mistura dura uma semana no frigorífico, depois tem de voltar a fazer.
Para trazer alivio, usar um cubo de gelo, após ter limpo a pele. Pode limpar com água morna e depois passar o gelo, para estreitar os vasos, melhorar a circulação e diminuir a congestão sanguínea que as lesões apresentam.

Conselhos comportamentais

Sono regular – dormir mal, a horas diferentes, aumenta o cansaço e o stress, o que leva à produção de cortisol, que agrava a acne. Ir dormir todos os dias à mesma hora, respeitando o ritmo circadiano ajuda a manter um bom equilíbrio hormonal, a reduzir a inflamação e a dar ao corpo a possibilidade de curar as lesões da acne.

Banho alternado – após se ter lavado, suba um pouco mais a temperatura da água e salpique todo o corpo usando o chuveiro por um minuto (conte mentalmente até 60), depois feche a água quente e abra água fria e comece por molhar os pés e vá subindo com o chuveiro até aos ombros e braços, por um minuto. Repita esta técnica alternada três vezes na qual a ultima é com água fria.
Não aplique a água quente no rosto, mas deve passar com a água fria.
Este banho tonifica toda a circulação sanguínea, o que ajuda na desintoxicação e na oxigenação às células de todo o corpo, é quase um ato ressuscitador.

Se quiser ir mais longe, durma com um emplastro de argila sobre o ventre. Qual é a vantagem? Regular a temperatura do aparelho digestivo e com isso a circulação, de forma haver uma boa digestão e assimilação, junto com bactérias adequadas ao meio, produtoras de muitas substâncias que precisamos. É no intestino que praticamente se forma o sistema imunitário.

Exercício físico – atividade física é excelente para a saúde do sistema linfático, que é um sistema de eliminação para purificar o corpo. Ao se exercitar é produzido hormonas do bem-estar, o que melhora o humor e o equilíbrio hormonal.

Detergentes – lave frequentemente a roupa de cama com detergentes suaves, use vinagre como amaciador.

A natureza não pára, mas não atua com a rapidez que nós queremos, ficar com uma cara limpa vai acontecer quando as condições que o organismo precisa estiverem reunidas, e então o corpo não tem porque causar acne. As aplicações externas dão uma ajuda e vão controlando o aparecimento, mas a cura vem de dentro para fora.

Pode interessar: 

Sem comentários:

Enviar um comentário