quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Não Menospreze as Flatulências

imagem copiada net
Não gosto de Flatulências, elas são a prova de que digerimos mal, absorvemos mal e no futuro vamos viver mal.

O que é a Flatulência?
É uma ventosidade anal (gosto desta expressão) que pode ser ruidosa e também fétida.
A maioria dos gases que se produzem no intestino devem-se a hidratos de carbono não digeridos. Em vez de se descomporem no estomago, alguns amidos entram em contato com o intestino delgado. O intestino não produz as enzimas necessárias à digestão dos hidratos de carbono, então ficam ali "sentados" à espera que as bactérias que habitam o intestino os fermentem, o que vai libertar gases.

Algumas pessoas pensam que o "arroto" são flatulências expelidas pela boca, mas está errado, o arroto são gases produzidos no estomago e flatulências que em Portugal se chamam de "peidos" são produzidos pelos intestinos.

Porque temos estes gases?
- Na medicina Ayurveda as pessoas de constituição Vata são as
que mais sofrem com flatulência gerada principalmente pela ansiedade.
Quando estamos ansiosos engolimos ar, que é absorvido pelo o revestimento do estomago ou utilizado por bactérias do intestino, por isso não devemos de nos deitar depois de comer, pois o gás do estomago passa para o intestino mais facilmente nesta posição.

- A flatulência e a má absorção andam de mãos dadas, indica mesmo um distúrbio de má absorção ou de insuficiência pancreática.

- Refeições ricas em gordura, principalmente de origem animal, assim como a junção de proteína animal com amido, pode levar à produção de gases. Sinais de má absorção de gorduras incluem fezes soltas e de cores claras.

- Alimentos que mais podem levar à produção de gases são: as farinhas refinadas como o pão branco, o leite, as verduras muito cozidas como é o caso do repolho, quando muito cozido fermenta, as frutas como sobremesa e principalmente as misturas alimentares não adequadas.

 O que podemos fazer?
- Não beba líquidos à refeição, coma num ambiente de calma, sem grande emoções ou conversas, não veja TV. As pessoas que suspiram, normalmente têm flatulências.

- Não use roupas ou cintos apertados, sobre a zona do estomago, pois dificulta o processo digestivo.

- No caso de inchaço abdominal, sentar e aplicar uma toalha turca molhada em agua quente na zona do estomago e/ou nos intestinos.

- Beber em jejum e 15 minutos antes de cada refeição, sumo de limão num pouco de agua.

- Coza o feijão e o grão da seguinte maneira: Ferva durante 1 minuto 1 xicara de feijão ou de grão em 5 xícaras de agua. Apague o lume e deite fora esta agua fervida, volte adicionar mais 5 xícaras de agua fresca e coza o feijão. Desta forma reduz a ação causadora de gases.

- Quem tem flatulência, não pode beber lácteos, nem adoçantes artificiais, nem bebidas gaseificadas.

- Nas alturas piores, tome carvão ativado, compre na farmácia ou na ervanária, tome de acordo com as instruções na embalagem.

- A erva mais clássica e mais saborosa, que pode ser dada desde de crianças ( lactantes) a idosos, é o chá de erva doce, pode comprar tipo especiaria, são umas sementinhas, que se fervem uns 3 minutos e fica uma bebida maravilhosa. Beba enquanto morna.

- Outras plantas a usar-se são a menta, a camomila, a erva cidreira, o funcho e a salva.
imagem copiada

- Se os gases se formam quando come massa, junte folhas de manjericão cru.
- Se tem flatulências ou sente a digestão pesada após comer gorduras, tome alcachofra.
 - Junte cominhos aos alimentos , tem propriedades digestivas, carminativas ( expulsa gases), emenagoga, etc.

- Gengibre, também pode ser usado, ferve-se 2 ou 3 rodelas da raiz e bebe-se morno. Dá muito bom resultado.

- Quem tem normalmente flatulências, devia comer papaia, devido à sua riqueza em enzimas digestivas.

- Na época do agrião, junte-o ás saladas, ele é muito efetivo contra os gases.

- Experimente iniciar a refeição com alimentos crus, como uma salada, na qual tenha adicionado cenoura crua, faça este ritual por 7 dias para averiguar o efeito benéfico na eliminação dos gases.

Resumindo, para que na mente de cada um que tem flatulência, e olhe que quem tem flatulência pode vir a ficar sem grande memoria, retenha em tempo relâmpago, o que fazer em caso de gases, aqui fica o que tem de saber: Toalha morna sobre o abdómen, e chazinho de erva doce quentinho numa chávena bonita. 

1 comentário:

  1. Gostei muito de ler esta publicação. Então eu, que adoro cházinho. :) Continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar