segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Porque devemos consumir Gérmen de Trigo?

Imagem copiada net
Um dos alimentos que devia de constar na nossa lista de
compras é o Gérmen de Trigo.

O que é o Gérmen de trigo? 
É a parte da semente do trigo, da qual nascerá uma nova planta, por isso é a mais nutritiva. No entanto, na Era atual, ao se refinar o trigo, retira-se também o gérmen, por isso a Humanidade está privada da ingestão da parte mais rica do trigo, sobrando a farinha branca, que são amidos e proteínas.

Porque devo consumir Gérmen de trigo?
- O gérmen de trigo contém ácidos gordos essenciais, como o acido linoleico e o ómega -3. Esta gordura é benéfica para todo o organismo porque diminui o colesterol ingerido por alimentos não aconselháveis aos humanos, como são os de origem animal, diminui os triglicéridos e impede a formação de coágulos de sangue, importante em todas as doenças circulatórias e vasculares.

- Deve fazer parte da alimentação dos que sofrem com artrite e doenças articulares inflamatórias.

- Melhora os sintomas da depressão, muito importante na esquizofrenia.

- Todas as futuras mamas, precisam dele para que a sua cria tenha um bom desenvolvimento cerebral.

- É rico em vitaminas do Grupo B, importante para o sistema nervoso ( nas crianças com défice de atenção, nos estudantes, cansaço intelectual) para a produção de hormonas, enzimas e proteínas, assim como para o fortalecimento do sistema imunológico.

- Rico em ácido fólico, importante para as gravidas e lactantes.  
A falta de acido fólico durante a gravidez pode trazer má formação ou crescimento incorreto do bebe.
As pessoas com diarreias constantes, com a doença de Crohn ou com colite ulcerosa, normalmente sofrem de carência de nutrientes como o acido fólico, pela má absorção que têm, por isso é de todo conveniente tomarem gérmen de trigo, melhor dizendo todas as pessoas com problemas digestivos beneficiam de o tomarem.

- Carências na vitamina B6 (piridoxina) produz problemas na pele e no cabelo, tanto seborreia como queda do cabelo, por isso é importante para as pessoas com este tipo de problema adicionarem gérmen de trigo à sua alimentação, também pelo seu elevado conteúdo em zinco.
A piridoxina também ajuda a manter os níveis de açúcar normais, contribui para a fluidez do sangue, reduz os sintomas pré-menstrual, ajuda na memória e reduz os ataques de asma.

- O gérmen de trigo é muito rico em vitamina E, a vitamina que faz frente aos efeitos negativos dos radicais livres.
Preventivo da arteriosclerose e do envelhecimento.

- Rico em minerais, contem elevadas percentagens de potássio, o que regula o ritmo cardíaco assim como a pressão arterial.

- Rico em ferro, deve ser tomado pelas pessoas com anemia, com hemorragias nasais, com síndroma das pernas inquietas.

- Rico em magnésio, importante para o metabolismo corporal, para os dentes e ossos.

- Rico em fosforo e cálcio, muito util na prevenção e na manutenção da osteoporose.

- Quando alguém não  come carne, questiona-se a origem das proteinas, o gérmen de trigo é uma excelente fonte.

- Depois de tudo isto, ainda é rico em fibras, importante especialmente para prevenir a prisão de ventre e limpar o nosso órgão de eliminação.

Como comer o gérmen de trigo?
O gérmen de trigo é uma espécie de farelo e podemos juntar a vários alimentos como a iogurtes ( para quem os come), sopas, papas ou cereais tipo pequeno almoço, assim como aos sumos.
Eu prefiro junta-lo a determinadas receitas como bolachas de aveia Cruzinhadas ou a pães. Outras vezes encho uma colher de sopa, coloco na boca e bebo sumo ( natural, de frutas e vegetais feito na hora)) em cima.

Uma vez aberta a embalagem, deve ir para o frigorifico, porque as gorduras presentes no gérmen de trigo tendem com o tempo a ganhar ranço.

Acredito que quem leu isto tudo, nunca mais vai esquecer do Gérmen de trigo, ele é um complemento alimentar importante  desde que se é criança até que se é ancião, basta 1 a 2 colheres de sopa por dia de um produto alimentar barato.
 
Imagem copiada net
Minha filha entrou este ano para a faculdade de Medicina, o que prova que foi boa aluna, no entanto nunca tomou suplementos vitamínicos desses que são publicitados. Os seus "suplementos" foram o gérmen de trigo, muito pólen, muita fruta e alguns sucos, essencialmente o de cenoura.

Ao fazer estes postes vou aprendendo e recordando coisas que tenho que melhorar, uma delas é ser mais assídua na toma do gérmen de trigo. Não me assusta a velhice, mas o sofrimento que se instalou nas pessoas a partir de uma determinada idade assusta, todos vamos morrer, mas que morramos porque a Energia Vital se foi, não por um cardápio de doenças e sofrimento sem fim.
Que nunca lhe falte o Gérmen de Trigo...

5 comentários:

  1. introduzi Levedura de Cerveja em flocos na minha dieta (ao pequeno-almoço adiciono 2 colheres de sopa às papas de aveia), reparei que muitos dos nutrientes são semelhantes, mas não são exatamente iguais, o que me recomendam?! (tenho fadiga crónica e problemas nos ossos (fracturas antigas) músculos e articulações...e depressão, claro :( Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cloreto de Magnésio + cálcio. pesquise os benefícios. contra insonia, dores como bursite artrite, calcificação por oxilato de cálcio, o magnésio funciona como maestro

      Eliminar
  2. A levedura de cerveja dizem que acidifica o que aumenta os problemas de dores e outros. Já a tomei mas deixei de a tomar por causa disso. Informe-se e veja se a não deve deixar de tomar. Tome vitamina D3 que ajuda na depressão e na imunidade. Ovos cozidos também são muito nutritivos. Beba água alcalina. Em Portugal temos a água de monchique que se encontra em muitos dos intermarchés. Sumo de limão também combate as dores e é alcalino. A acidez, dizem, é a causa de muitas doenças e dores. Jofre Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na falta da vitamina D3, indicado tomar banho de sol de 20 minutos para pele clara e 40 minutos para pela mais escura. no caso de regiões com pouco sol o recomendado e 10.000 UI (unidades internacionais) por dia, complemente com Cloreto de Magnésio + cálcio.

      Eliminar
  3. Tenho 87 anos e as minhas plaquetas estão a baixar, estando presentemente em 138000, o que vem sucedendo de há alguns anos a esta parte. Não havendo medicamentos recomendaram-me tomar 2 cápsulas de 1000 g por dia de gérmen de trigo.Vou iniciar hoje a toma. Será que resolve o problema ? Obrigado.

    ResponderEliminar