domingo, 5 de abril de 2020

Febre e seu tratamento natural



O mais importante é monitorar a temperatura, e só medicar quando a febre subir acima de 38,5º e não baixar a febre, mesmo que seja com os tratamentos pouco invasivos que estão descritos abaixo. Não é necessário que a temperatura volte para valores considerados normais como 36,8º, o nosso objetivo não é acabar de vez com a febre é mantê-la em níveis mais baixos e mais suportáveis.
A redução de temperatura, por si só, não deve ser o objetivo principal da terapia com antitérmico, mas sim o conforto do paciente, que deve descansar bastante e de preferência não sair à rua. Isso permitirá que o corpo se concentre no combate à infeção, além de ajudar a evitar a disseminação da doença para outras pessoas.
Por cada grau de aumento da temperatura, o corpo requer mais de 13% de oxigênio, por isso o ar fresco e renovado é importante, devemos manter uma janela aberta dando atenção às correntes de ar.
Veja aqui uma breve explicação sobre a febre

Aconselha-se uma dieta de fácil digestão para o paciente.
- Legumes cozidos
- Sopa de legumes com cebola e alho
- Frutas e sucos de frutas
- Papinha de aveia com fruta
- Muitas infusões

O que fazer?
  - Ferver água e deitar por cima de cascas de limão e um alho esmagado. Tapar por 10 minutos e dar a beber. As crianças também podem beber. A natureza quente do alho pode ajudar a diminuir a febre alta e a promover a transpiração. Seus compostos anti-inflamatórios ajudam em qualquer foco infecioso. Pode beber várias vezes ao dia.

- Ferver algumas rodelas de gengibre em água. Deixe repousar 10 minutos e adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão e 1 colher de sopa de mel. Misturar e dar de beber. Pode beber várias vezes ao dia.

- Pode fazer este xarope de Cebola

O melhor tratamento para a febre são aplicações alternadas de quente e frio.
Quando a pessoa tem tremores, o melhor é aplicar calor, aquecer os pés e fazer Escalda-pés.
Quando a pessoa está com a pele quente, o melhor é passar uma toalha molhada em água fria pelo corpo, passar e tapar, de forma a ser confortável.
O importante é os pés estarem quentes e a cabeça fresca. Por isso aplicar em qualquer situação de febre, uma toalha molhada em água fria sobre a testa e laterais, mudar sempre que aqueça.
Podemos sempre molhar com uma toalha fria a zona dos pulsos e cotovelos internos, assim como a parte interior do braço, isto ajuda arrefecer.
Em febres altas e resistentes, aplicar uma toalha de rosto molhada em água fria e dobrada ao meio sobre o abdómen, tapar com uma seca e deixar ficar até que aqueça. Voltar a aplicar.
Outra opção, caso a anterior não tenha funcionado é molhar uma toalha grande de banho, retorcer, e a pessoa deitar-se nela. A toalha fica entre os sovacos e os joelhos, enrolar bem, tapar com outra toalha grande seca e tapar com cobertor. Isto faz-se em situações de febre alta e resistente.
Caso a pessoa fique a tremer, também pode esfregar a pele, pode ser com uma toalha pequena seca, de forma ativar a circulação. Esfregar e tapar.
Dar atenção à evacuação, a pessoa tem de evacuar todos os dias, caso isso não aconteça pode fazer um enema. Se a criança tem dificuldade, dar-lhe maças reinetas cozidas, que vai ajudar.

Quando minha filha era pequena, teve alguns episódios de febre, muitos dos quais não usei antitérmicos. É preciso atenção e dedicação. Raramente passava dos 3 dias de febre. Usava sempre a toalha fria na testa, tinha atenção à temperatura dos pés e mãos, que tinham de estar quentes, eu esfregava, fazia massagens e aplicava calor. Caso não melhorasse fazia um escalda pés com chá de gengibre ou pimenta e resolvido. Enquanto fazia o escalda-pés, tinha de ter sempre a toalha fria na cabeça. E isto era o suficiente para o corpo se equilibrar e a temperatura não subir muito, mantinha-se nos 38º e por vezes durava só um dia.
Perguntava-lhe se apetecia um sumo de fruta, por exemplo, sumo de laranja com cenoura ou um chá quente? E ela sabia o que lhe apetecia, era o que eu dava. Nada de doces, de bolinhos, de farinhas, de cereais cheios de açúcar. Unicamente sopa, sumos caseiros, chás de plantas adoçadas com mel, sumo de limão, no dia seguinte se tivesse melhor já introduzia uma torrada, um arroz, um millet, uns legumes cozidos, junto com os sumos e com as infusões. 
É assim de forma fácil, e atenciosa que o corpo normalmente se cura.



Sem comentários:

Enviar um comentário