segunda-feira, 6 de abril de 2020

Quercetina e seus benefícios



A Quercetina um pigmento natural com importantes propriedades medicinais. Está presente em muitas frutas, vegetais e grãos.
É um dos Fitoquímicos mais estudados, pois se tem observado que quando consumido nos alimentos onde se encontra, apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, que vem da capacidade de funcionar como um grande antioxidante dentro do corpo.(1)

 Alimentos ricos em Quercetina
A Cebola roxa é a rainha da Quercetina. Diz a história que os Egípcios alimentavam seus escravos com muita cebola, para mantê-los fortes e saudáveis.
Outros alimentos são as maçãs com casca, o cravinho, os brócolos, a aveia, laranjas, romãs, peras, cerejas, uvas, trigo sarraceno, amêndoas, pistachos e tomates.


Anti-inflamatória – Pesquisas mostram que altos níveis de radicais livres podem ajudar a ativar genes que promovem inflamação.
Embora seja necessária um pouco de inflamação para ajudar o corpo a curar e combater infeções, a inflamação sistémica persistente está ligada a problemas de saúde, incluindo certos tipos de câncer, bem como doenças cardíacas, renais e artríticas.
A Quercetina reduz a inflamação. (2) (3)

Doenças Cardiovasculares - Reforça a saúde das artérias, fluidifica o sangue e previne problemas como arteriosclerose, trombos, colesterol alto e angina de peito.
A pesquisa sugere que a Quercetina pode ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial, pois mostra ter um efeito relaxante nos vasos sanguíneos. (4)

 Diabetes - Ajuda a controlar o açúcar no sangue. Pesquisas indicam que esta subtancia natural, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e proteger contra complicações da diabetes. (5) 

Problemas Respiratórios – A Quercetina é mucolítica, expetorante, antitússica, anti-inflamatória, antibacteriana, e anti-histamínica, o que ajuda a melhorar problemas de asma, (6), DPOC (doença pulmonar obstrutiva cronica), bronquite, ronquidão, tosse, resfriados e gripe.
A quercetina inibe a liberação da histamina e funciona como um anti-alérgico. (7)

Alzheimer e Demência – A presença de alimentos com Quercetina na alimentação diária, são fatores protetores contra o Alzheimer e outros distúrbios cerebrais degenerativos. (8)

A Quercetina é Anti-séptica e antibiótico natural – É importante consumir Quercetina em caso de infeções respiratórias, geniturinárias ou intestinais.
O xarope de cebola é um recurso em caso de resfriado, tosse e estados gripais.

Podemos concluir que a Quercetina é um poderoso composto antioxidante, extremamente importante para a nossa Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário