terça-feira, 28 de abril de 2015

A doença chegou....e agora?

Na nossa vida nada é estanque, tudo assenta na mudança e com o nosso corpo é igual, todos os dias morrem milhões de células que dão lugar a outras, portanto se há mudança nas células pode haver mudança no corpo que pode levar à saúde ou à doença, todos os dias  temos uma nova oportunidade de construir a saúde.

Mas, como se constrói a Saúde?
Construir a Saúde ou mante-la é como construir uma casa, é preciso trabalho, é preciso vivermos um Estilo de Vida adequado à maquina humana. Mas, o que é isso do Estilo de Vida? Será que foi usado como prevenção ou cura de doenças no passado?
Para melhor entendermos, olhemos algumas das grandes Medicinas que sobreviveram até aos dias de hoje como a Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Ayurveda e a Medicina Ocidental baseada em Hipócrates originaria da Grécia antiga.

O que tinham em comum estas três Medicinas Tradicionais?
Tinham em comum a forma como faziam frente à doença, que era através do Estilo de vida. Não é curioso? Veja que nos dias de hoje está-se novamente a falar do mesmo, do estilo de Vida.
Como é que a Medicina Tradicional Chinesa fazia frente à doença?


Devem estar a pensar em agulhas e em acupuntura, mas saibam que a acupuntura é somente um braço e não é dos mais importantes da Medicina Chinesa. Primeiro recorriam à diatética e aconselhavam quais os alimentos a serem ingeridos  ou não dependendo de cada caso, depois o doente tinha que fazer exercício como chi kung, tai chi e outros exercícios físicos/respiratórios. Quando não funcionava unicamente a diatética junto com os exercícios, aconselhavam plantas, a chamada fitoterapia que era o mais usado pela Medicina Chinesa, que tem um profundo conhecimento sobre plantas.  Como complemento de recuperação usavam a massagem e a acupuntura.

Como é que a Medicina Ayurveda fazia frente à doença?


Através de um diagnostico o medico ficava a conhecer a tipologia da pessoa e sabia o que fazer ou aconselhar. E como sempre alimentação exercia o principal trabalho, portanto segundo a "dosha" da pessoa era feito uma lista que incluía ou retirava determinados alimentos, o jejum era muita vez aconselhado, assim como o tratamento por plantas. O doente além de mudar a sua alimentação tinha de fazer exercício, como o ioga e meditação. A massagem Ayurveda era quase sempre aconselhada, podendo também ser automassagem.

Como é que Medicina Hipocrática da Grécia antiga fazia frente à doença?


Conhecemos bem a frase que está em tudo quanto se refere a Saúde: "Que teu alimento seja o teu medicamento", é uma frase de Hipócrates e define o quanto é importante percebermos que a  alimentação é uma das grandes responsáveis tanto pela doença como pela Saúde. Mas, a Grécia antiga tinha outros tratamentos como a Helioterapia, ou seja tratamentos através dos raios solares, tinham a Hidroterapia, tratamentos através de agua com banhos quentes e frios que eram obrigatórios como prevenção de doenças, além dos exercícios físicos, não esqueçamos que  foi na Grécia que nasceu os jogos olímpicos.
Eu gosto muito da cultura da Grécia antiga, foi o berço da nossa civilização e o berço de bases de como viver melhor para ter uma boa saúde.

Devíamos de dar mais atenção aquilo que ficou como ensinamentos para a prosperidade como "mente sã em corpo são", notemos que este povo que viveu antes de Cristo entendia a importância de haver equilíbrio entre o corpo e a mente, onde um corpo doente prejudica a mente e uma mente doente prejudica o corpo.
Concluindo podemos dizer que em comum, estas Medicinas Tradicionais defendiam como prevenção e cura de doenças um Estilo de Vida baseado:
-  Uma alimentação saudável
-  Exercício físico
-  Tratamentos corporais
- Tratamento através de plantas


Hoje, passado tantos anos, temos mais conhecimento e muito mais aquilo que se chama ciência, mas estamos a concluir o mesmo, que a Formula Saúde ou a Formula do Viver Bem assenta nos mesmos quatros pilares. E tem de ser nos quatro, porque pode fazer só um, ou tomar só plantas, ou fazer só tratamento corporal como massagem, fisioterapia ou acupuntura mas o tratamento como um Todo fica coxo. 

Então voltemos à pergunta inicial: Surge um sintoma...uma doença... o que fazer?
Se você se interessar realmente por fazer algo por si e por seu corpo, vai perceber sem muito custo, que um comprimido, uma vacina, uma cirurgia ou uma ida ao psiquiatra não vai fazer o milagre da Saúde... se você realmente se interessar e buscar vai encontrar sem duvida aquele medico, aquela Medicina e aquele Estilo de Vida que a ajudará.  

Sem comentários:

Enviar um comentário