sexta-feira, 17 de abril de 2015

Será que o Café afeta a sua qualidade de Sono?


 Dormir é tão importante para a nossa saúde como comer, beber ou respirar.
Nem todos precisamos de dormir as mesmas horas,  MargaretThatcher era conhecida pelo habito de dormir apenas quatro horas por noite, mas nem todos conseguimos. Privar-nos de dormir pode ter consequências a longo prazo, pois há um trabalho a ser feito pelo corpo quando estamos a dormir, principalmente o de eliminação e regeneração celular.

Gostamos de dormir, mas também gostamos de estar acordados e com energia e por isso somos muito adeptos do café e da cafeina.
A maior parte de nós acha que o café não prejudica nem afeta o sono, por isso bebem café também à noite, mas um estudo  diz que a cafeina que ingerimos 3 ou 6 horas antes de irmos dormir tem efeito sobre a qualidade do sono, você pode até dormir, mas fá-lo profundamente?

Nosso cérebro tem recetores de sono, e também químicos naturais que foram concebidos para preencher esses recetores, quando isto acontece começamos a sentir sonolência, os olhos pesados, relaxamos, começa a chegar o João pestana...e nós sabemos que chegou a hora da caminha.
Mas se bebermos café ou bebidas com cafeína, o que acontece?
cafeína chega no nosso cérebro, inunda e sobrecarrega aqueles recetores que falamos atrás e os químicos naturais começam a fluir por todos os lados e não ficam onde deviam, assim não nos chega a mensagem de que está na hora de dormir. Este processo natural do sono é alterado.
A ação da cafeina tem uma permanência dentro de nós de 6 a 8 horas dependendo da idade e do metabolismo da pessoa, claro que quanto mais velha é, mais lento é metabolismo e mais tempo a cafeina domina.
Vamos pôr como objetivo dormir profundamente?  Então não tomemos café depois das 14H.

Sem comentários:

Enviar um comentário