quinta-feira, 30 de abril de 2015

Porque são alguns jovens irritados, tensos? Porque batem com as portas?


Entre as muitas queixas que se ouve dos jovens, as mais salientes referem-se a comportamentos hiperativos com muita agitação, baixo rendimento escolar, ansiedade/ataques de pânico, raiva e até comportamentos violentos.
E pensamos nós: Porquê que estes jovens que na sua maioria têm tudo, não estão satisfeitos?
 Porque são tão irritados, tão tensos? Alguns perante uma contrariedade  batem com as portas, mandam coisas ao chão, etc.

Pode haver uma razão, uma razão do corpo físico, a culpa pode ser da flutuação dos níveis de açúcar no sangue.
Níveis irregulares de açúcar no sangue leva a episódios de stress, porque isto de ter controlo sobre nossos estados emocionais é muito mais que força de vontade, porque depende do equilíbrio da glicose no sangue - pode ver o estudo aqui.

Uma das causas que está por trás destes comportamentos meio desviados do correto é a Hipoglicemia, e a hipoglicemia não existe nos jovens por causa da hereditariedade, nem por má sorte, nem pode a hipoglicemia ser dada como desculpa, como uma doença que apareceu, para estes comportamentos. É um fato que ela é a causa, mas somente porque a alimentação que fazemos não está nem um pouco certa.
Veja:
Comemos refeições com alto teor de açúcar e de hidratos de carbono provenientes do pão ( que nem é pão), da massa, do arroz branco, dos refrigerantes, das bolachinhas, dos pacotinhos de...etc. . Todos estes alimentos que mencionei provocam uma liberação de insulina excessiva, o que por sua vez leva à queda dos níveis de açúcar no sangue ou hipoglicemia. Esta baixa de açúcar leva o cérebro a secretar glutamato que causa agitação, depressão, raiva, ansiedade, ataques de pânico e um aumento do risco de suicídio.

O corre-corre da vida associado a uma oferta fácil e rápida, faz com  troquemos  uma fruta por um saquinho de 4 bolachas, a fruta tem açúcar e as bolachas também têm, mas a fruta é um resultado aperfeiçoado da Natureza e como tal é perfeita, traz a frutose mas também a fibra, o que não a acontece nos alimentos processados. Comer um e comer outro é totalmente diferente e não podemos unicamente ver essa diferença pelas calorias, mas sim pela energia da informação nutricional que vai chegar ás nossas celulas.
Após um pico vem uma baixa de glicemia e o corpo que tende sempre ao equilíbrio tenta compensar e liberta hormonas contra-insulinicas, como a adrenalina e o cortisol, de forma a manter os  níveis de açúcar no sangue.
Mas a adrenalina e o cortisol são hormonas do stress e mais uma vez podemos ter perante nós um jovem tenso, irritado, com raiva a bater portas.

Ele não precisa de psicólogo, nem de psiquiatra, precisa de uma boa alimentação.
Quando é que deixamos de complicar e passamos a perceber que a mente só é sã num corpo são, e este precisa de nutrientes adequados.

Mas, a hipoglicemia não é unicamente um problema de jovens, ter episódios recorrentes de hipoglicemia aumenta o risco de doenças neuro degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Em crianças leva à hiperatividade, em jovens e adultos pode causar comportamento violento e agressivo, nas pessoas mais velhas leva a confusão mental.

Para fazer frente a este desequilíbrio, faça mais uso de alimentos provenientes da terra e menos das prateleiras do supermercado.
Aumente o consumo de frutas e vegetais, legumes e leguminosas, coma aveia ao pequeno-almoço, troque o pão e a massa por arroz integral.
Não compre refrigerantes, nem biscoitos, nada que tenha açúcar refinado, assim como nada que seja doce e sem açúcar.
No fundo o meu conselho é, tenha bom senso e alimente-se com alimentos que não precisaram de muita transformação, que não têm muitos aditivos, nem conservantes, nem uma composição muito extensa.

Se em sua casa há um filho, um neto ou você mesma com problemas ou disfunções neurológicas, não pense que é má sorte, nem "coisa má que aconteceu", vá até à sua despensa, ao seu frigorifico, veja o que comeu esta semana e se a maior parte veio de alimentos embalados industrialmente, pense seriamente em mudar...a formula da saúde está no tipo de matéria-prima que damos ao corpo, porque podemos comer tudo, mas nem tudo nos convém.

2 comentários:

  1. Boa Tarde! Gostaria de saber se é possível estabelecer algum contato. Me interessei muito pelas matérias. Gostaria de saber se atende, de alguma forma. Obrigada desde já, Helena Guimaraes.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde! Gostaria de saber se é possível estabelecer algum contato. Me interessei muito pelas matérias. Gostaria de saber se atende, de alguma forma. Obrigada desde já, Helena Guimaraes.

    ResponderEliminar