quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sabia que o exercício ajuda a nossa rede de esgotos internos?


Vários fatores contribuem para que nosso corpo possa funcionar adequadamente e todos são importantes, mas segundo o medico do Hospital Special Surgery de Nova Iorque o melhor medicamento preventivo que temos e que todos necessitam de tomar é o EXERCÍCIO.
Este medico é autor do livro "The Exercise Cure", ou seja o exercício cura, mas será que cura? Será que vale a pena levantar cedo e ir andar? Correr? Juntar os amigos e vizinhos do bairro e ir à aula de ginástica de manutenção?
" O exercício fortalece toda a maquina humana - o coração, o cérebro, os vasos sanguíneos, os ossos, os músculos. O melhor a fazer para ter uma boa saúde é ter uma vida ativa".

As pessoas com doenças cronicas precisam de fazer exercício, em todas as doenças, com certeza que a intensidade do mesmo deve estar relacionada com o problema que têm, mas a desculpa " sou doente..não consigo...não posso..." não pode nos enganar. Todos podem, não conseguimos 4 Quilómetros, fazemos 500 metros, mas temos de nos movimentarmos.

O exercício tem imensas ações no corpo humano, não há medicamento nenhum que consiga ter uma ação tão poderosa, principalmente porque o exercício é a melhor forma de tonificar, dar força ao sistema linfático, faze-lo trabalhar mais e melhor.

O sistema linfático é muito importante na Saúde, ele tem a função de limpar os líquidos que rodeiam as células e veja que nosso corpo é um aglomerado de células, que respiram, comem e fazem cocó tal como nós. Imagine que entra numa cidade, com casas lindas cheias de pessoas, mas que a rede de esgotos dessa cidade está com problemas, nem todos dias retiram o lixo, como ficará a cidade ao fim de algum tempo? Com lixo a entupir as ruas, com mau cheiro, coisas podres, vai atrair ratos e outros seres que vivem na podridão, etc...é assim que fica a cidade se sua rede de esgotos não fluir livremente.
Connosco e cá dentro é um pouco semelhante, mas infelizmente o importante sistema linfático com suas redes de vasos por onde circula a linfa é muito negligenciado, parece que não se dá importância à limpeza interna. Mas acha que podemos melhorar nossa Saúde, acha que podemos sair de doenças cronicas se não ajudarmos o corpo nesse processo de limpeza?

Estar-se limpo ou o mais limpo possível é extremamente importante na Saúde, mas sei que pouco se fala nisto, repare que ainda não se inventou um medicamento vendido numa caixa e que consiga ter ação de limpeza, mas nós também não precisamos, porque já temos, somos uma maravilha biológica com tudo o que precisamos, é pena quando não acreditamos nisto.

Voltemos à ilustração da cidade, porquê que a cidade tem que estar limpa? Para não cheirar mal, mas principalmente para que o lixo não entupa as ruas. Se as ruas estiverem obstruídas com lixo como é que os camiões de alimentos chegam aos mercados para alimentarem as pessoas? Estão a perceber a ligação? Se em volta da célula estiver lixo, muito lixo, como é que os nutrientes e o oxigénio vai lá chegar?

Vejamos que o sistema circulatório sanguíneo tem o coração como bomba, mas o sistema linfático não tem bomba que impulsione a linfa, então o que o ajuda são as contrações dos músculos, as pulsações das artérias próximas e os movimentos das extremidades do corpo, ou seja o melhor para ajudar o sistema linfático é o exercício, o movimento.
Caso não consiga, porque obrigatoriamente tem de estar de cama, deve ser feito massagem para ajudar este mesmo sistema linfático.

Se quer ter responsabilidade pela sua Saúde, se quer sair de qualquer patologia, se quer ter uma segunda, ou terceira ou quem sabe uma quarta idade com menos problemas, pense seriamente em se mexer. Quem nos fez ou como evoluímos ou como chegamos ao planeta Terra, o que nos trouxe até aqui "não pensou" que íamos passar o dia sentados, por isso não temos saída, tudo em nós está feito para nos mexermos, da criança ao idoso.
Pensemos nisto e façamos algo por nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário