quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Fazer por nós


Por vezes ficamos presos ao que aconteceu, ao que poderia ter sido, achamos que no dia de hoje não estamos bem porque a nossa infância foi..., porque casamos com a pessoa errada, porque não estudamos, porque há muito que devíamos ter deixado de fumar, e a lista continua. Se nossa mente se ocupar destes passados, nós ficamos presos, ficamos retidos numa realidade que só existe na nossa mente.
Porque não olhar para o poder e para as possibilidades que estão presentes Agora?
Temos que ser nós, o nosso grande amigo, temos que querer nos ajudar partindo do ponto em que estamos, com todas as derrotas e vitorias, e aceitar o que neste momento somos, e partir daqui para a frente. E todos os dias há que haver essa aceitação de nós, e todos dias há que partir para a frente com o que temos.
Podemos recusar ver desta forma? Cada um estriba-se onde quer, mas vejamos que isso é sobreviver, viver é ficar no Agora com o foco interior no amanhã, acreditando que ele será sempre melhor.


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Nossa consciência cria a nossa realidade


Einstein levanta com esta frase, uma das leis da sua conhecida física quântica.  Diz que o segredo para criarmos coisas está em abrir a mente e perceber que há sempre à nossa frente possibilidades infinitas e que somos nós que escolhemos as que vêm até nós. Pode parecer muito lunático, mas uma das leis da física quântica diz que é a consciência que cria a matéria. Para quem isto possa parecer absurdo, aconselho o livro Chave de Salomão do escritor português José Rodrigues dos Santos.
O que está por trás da conceção " nós criamos a nossa realidade", não é imaginação, são descobertas cientificas.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

A doença é uma perda de Saúde em grau variável.

Hoje trago-vos um tema com uma abordagem diferente daquela que  provavelmente estão habituados a ouvir.
Normalmente ouvimos "sou diabético", "sou hipertenso", "tenho depressão", "sou asmático", "tenho artrite", etc.. tudo isto foi diagnosticado e foi dito há pessoa, e esta aceitou. Muitas vezes oiço as pessoas falar e me passam a ideia de que acham que tem uma coisa palpável, chamada da doença que têm, por exemplo referem-se à diabetes como "eles estão altos".

Mas este paradigma da doença está a mudar na visão de alguns médicos, muitos defendem que não há doenças, só há saúde. Quando existe sintomas ou desequilíbrios no corpo, não são doenças, é falta de saúde, ou diminuição de saúde.
Se todas as células do corpo estiverem a funcionar bem, se todas as células que constituem os órgãos, tecidos estiverem saudáveis, e para isso precisam de receber as condições naturais da vida delas, tudo funciona bem, e se tudo funciona bem, onde fica a doença? Em que espaço? Saúde e doença não competem pelo mesmo espaço, isto não existe. Se olharmos com atenção vemos que só existe saúde e perda de saúde.

O Dr. Juan Gervas, é medico de família espanhol, e é um dos catedráticos  que defendem que as doenças não existem, existem é doentes. Diz que é um assunto do campo filosófico da medicina, o qual muitos dos seus colegas médicos nem querem falar disso, examinam o doente partindo do pressuposto  de que doenças existem, mas Juan Gervas pensa diferente. Dá como exemplo a diabetes, diz que a diabetes de uma determinada pessoa  nada tem haver com a diabetes do seu vizinho, porque cada um tem a sua forma de se comportar, têm os seus sentimentos, a sua alimentação, a sua expetativa positiva ao não em relação aos medicamentos, desta forma, depois de avaliar todos estes fatores de vida, a diabetes da Maria não tem nada haver com a diabetes do João. Somos únicos para o bem e para o mal.

Convencionou-se dar um nome a um grupo de sintomas, para que os médicos identificassem com maior facilidade o problema da pessoa, mas esse nome fica muito aquém do problema da pessoa.

Esta abordagem de " não há doença, só há perda de saúde" não é nova.

No inicio do seculo passado Lezaeta, um naturopata chileno já defendia este conceito. Dizia que Saúde é a normalidade funcional do organismo e que doença é manifestação de falta de saúde ou de desarranjo funcional.

Porquê que é importante perceber isto?
Porque se doença é perda de saúde em grau variável, se doenças não existem, então as doenças não se curam, elas desaparecem com o restabelecimento da saúde. E aqui está uma nova ideia, uma nova abordagem. Porquê?
Tudo se faz para ir contra a doença, luta-se contra a doença, vai-se com todas as armas possíveis, mas talvez o caminho para "as curas" não seja no foco da doença, mas no foco da saúde.
Por exemplo, você tem tensão alta, não tem nenhuma doença, tem uma diminuição do funcionamento normal das suas artérias, ou tem diminuição do funcionamento de algum sistema do seu corpo que leva a esse mecanismo de compensação chamado tensão alta, mas não tem uma doença, uma "coisa" chamada hipertensão, porque no momento que decidir e tudo fizer para aumentar a saúde, normaliza a causa e deixa de ter tensão alta. 

Ilustradamente podemos comparar a relação dos termos de saúde/doença com luz/escuridão. A escuridão não existe, fica escuro e a escuridão manifesta-se, mas é sempre porque a luz se ausentou, ela como entidade própria não existe.

Também nas medicinas mais antigas como a medicina tradicional chinesa, o principal foco não era ir contra a doença, mas restabelecer os fluxos de energia vital responsáveis pela manutenção da saúde.

Porquê toda esta conversa, que interesse tem?

Se a sua atitude for de "Eu sou asmático" ou " eu sou diabético", você já aceitou, já diz que é, a partir daqui tem uma postura de aceitação e passa ao grande grupo dos doentes crónicos com medicamentos para toda a vida, e muitas vezes até acredita que não sobrevivia sem eles.
Não estou a ir contra medicamento nenhum, se eles existem é porque há lugar para eles, quero é chamar atenção de você, de que pode haver outro caminho, com atitudes como: "tive falta de ar" ou "tenho minha glicemia alta", o que posso fazer para restaurar a minha saúde, ver o que posso fazer para ajudar o meu corpo a se restabelecer, se algo me desequilibrou, algo me equilibra, e focar na saúde, perceber que o normal é a saúde.

Restabelecer a Saúde, curar, inicialmente dá trabalho, mas a recompensa é muito grande, e em todos os níveis, tanto físicos como psicológicos. Não há equilíbrio psíquico e emocional sem equilíbrio físico, as coisas estão muito interligadas, somos muito mente-corpo e corpo-mente.

A Gratidão antecede a Paz


Quando conseguimos de coração, perceber que temos muitas razões para sermos gratos e o somos, conseguimos ativar a paz que está em nós. Esta paz permite-nos ver a beleza e a grandeza da vida. A paz do estar grato é um sorriso interno que percorre todo o corpo e se concentra nos olhos, por isso os olhos são as janelas da nossa Alma, eles conseguem o milagre de juntar as imagens avistadas com a nossa emoção, e o que vimos é sempre uma projeção de nós próprios. Bem-haja aos que vêm festa em todas as aldeias, eu quero aprender com eles.


domingo, 14 de outubro de 2018

Colocar Amor


Tomar a decisão de dar Amor é fácil, menos fácil é ter esse Amor sempre disponível, é ter esse Amor no seu sorriso, nos seus olhos, no seu toque, na sua visão. É deste Amor que eu estou a falar, daquele que você ama sem ter relação, ama porque é da natureza do ser humano amar.

É este Amor que deve crescer, é este Amor que cura, que nos faz vibrar em energias mais altas, porque nos traz paz, harmonia, confiança em nós e no outro, porque nos faz ouvir a musica Imagine do John Lennon e até acreditar que tudo aquilo é possível.
É com Amor que a gente melhora o mundo em que vive.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Bolinhos de arroz integral


Ingredientes:
 - 1 Cebola picada.
 - Resto de arroz integral cozido.
 - Metade de um molho de espinafres cortados em juliana.
 - 2 ou 3 Cenouras raladas.
 - 3 Colheres de sopa de sementes de abóbora.
 - Sal marinho, coentros, salsa seca e curry.
 - 1 Colher de sopa de farinha integral ou de aveia ou outra de vossa preferência.
 - Azeite para untar o tabuleiro de ir ao forno.




Preparação:
Numa frigideira ou caçarola colocar a cebola picada e a cenoura ralada. Não colocar azeite, nem nenhuma gordura, a água que sai da cenoura é suficiente.



Acrescentar as sementes de abóbora e mexer.




Juntar os espinafres.



Deixar murchar e envolver bem.



Juntar o sal e as especiarias à sua escolha, eu coloquei um pouco de curry, salsa e coentros secos.



Adicionar o arroz integral cozido, também podem usar arroz branco.



Mexer bem e juntar uma colher de sopa bem cheia de farinha integral, de aveia ou outra para secar e dar mais liga ao preparado.



Envolver bem.
Retirar do fogão e deixar arrefecer.
Moldar com as mãos bolas, e levar ao forno num tabuleiro untado com azeite.



Passados 15 a 20 minutos, vire as bolas e estão prontas.



Uma delicia saudável!
Fiz estas bolas para o meu almoço e acompanhei com salada, mas são ideais para levar para o trabalho, para a escola, para qualquer ocasião.
Ficam bem sequinhas!
Todos vão gostar!




Depende de você se é Sim ou Não.


Não podemos Ser tudo para todas as pessoas e para todas as coisas. Temos de estabelecer prioridades. Quando dizemos que SIM a algo que não é importante, estamos a dizer NÃO a algo que podia ser importante. Na Grande Roda da Vida somos eternos, mas nesta vivencia atual o tempo é limitado, então há que aproveitar o melhor possível e para isso precisamos de fazer escolhas entre aquilo que queremos e o que não queremos.  Albert Einstein disse: " Toda a vez que você diz SIM querendo dizer NÃO morre um pedacinho de você".
Mas vamos fazer nossas escolhas com o máximo de serenidade, dando sempre valor ao que nos cerca, ao que temos e ao que somos.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Cogumelos Recheados


Esta semana encontrei Cogumelos grandes e comprei 4 para rechear.



Lavei-os, limpei-os e retirei a parte interna o melhor que consegui.
Reservei.



Fiz um molho com:
- Molho de soja + 1 alho picado + 1 colher sopa azeite + sal + 1 pitada de gengibre em pó.



Com ajuda de um pincel de cozinha, untei os cogumelos por dentro e por fora.



Coloquei-os dentro de uma assadeira e levei ao forno por 15 minutos.



Fiz o recheio:
- 1 Cebola picada.
- 2 Dentes de alho picados, 1 folha de louro.
- 1 Tira de pimento vermelho cortadinho.
- 2 Tomates picados.
- 1 Cenoura cortadinha em pedaços pequenos, como mostra a imagem abaixo.
- 1 Taça de feijão preto cozido
- 1 Ramo de coentros picado
- Sal, cominhos, noz moscada e cúrcuma.

Numa frigideira alta, coloquei a cebola picada, os alhos e a folha de louro.
Não coloquei nenhuma gordura.
Deixei aquecer um pouco.



Juntei o pimento vermelho.
Mexi e deixei ficar por 1 minuto.



Adicionei os tomates picados.



Mexi, deixei cozinhar um pouco.
Acrescentei a cenoura cortadinha.





Quando a cenoura já estava meio mole, adicionei a parte interna dos cogumelos.


Temperei com sal, noz-moscada, cominhos e curcuma (curry).



Juntei uns feijões pretos cozidos, que ainda estavam meio congelados.



Tapei, e deixei cozinhar por alguns minutos.



Quando feito aromatizei com um ramo de coentros picados.



Envolvi e ficou pronto o meu recheio.
Enchi os cogumelos com este preparado e enfeitei por cima com sementes de girassol. Levei ao forno até estarem com a parte superior sequinha.



E ficou assim o meu cogumelo recheado.



sexta-feira, 9 de março de 2018

Tratamento Natural do Alzheimer


Infelizmente a perda de memoria está a ser comum entre nós, alguns já aceitam que é algo inevitável com a chegada do envelhecimento.  Há pessoas com menos de 70 anos em lares devido ao Alzheimer. É uma realidade muito triste.
Sem dúvida que o Alzheimer não é parte do envelhecimento normal, mas sim uma condição que pode e deve ser prevenida através de um estilo de vida saudável.

Na maioria das vezes portamo-nos mal e depois tentamos a todo o custo socorrer-nos com uma pilula maravilhosa, prescrita por um neurologista XPTO, só que no caso do Alzheimer, essa pilula milagrosa que tapa o sintoma não existe, a medicina atual pouco tem a oferecer a nível de tratamento farmacológico do Alzheimer, por isso tudo o que tivermos para fazer, façamos hoje, na fase de prevenção.

Segundo a ciência, as células nervosas do cérebro comunicam umas com as outras através da libertação de substâncias chamadas de neurotransmissores. Acetilcolina é um neurotransmissor importante para a memoria. As pessoas com doença de Alzheimer têm níveis baixos de acetilcolina no cérebro. Quem destrói este neurotransmissor acetilcolina é uma enzima chamada colinesterase, então os medicamentos para o Alzheimer inibem essa enzima, por isso se chamam de inibidores da colinesterase (Donepezil, Rivastigmina, Galantamina).
O efeito destes fármacos não é milagroso, e varia de pessoa para pessoa.


Um estudo que pode ver aqui mostrou que níveis baixos de vitamina E, aumentam as probabilidades de desenvolver Alzheimer. Mas, pouco lhe serve ir comprar suplementos de vitamina E, seu corpo distingue inteligentemente  as vitaminas naturais das sintéticas, e sabe-se que a vitamina E natural é três vezes mais ativa que a sintética. Concluímos que o ideal é comer alimentos ricos em vitamina E.

Alimentos com Vitamina E
Normalmente são os alimentos vegetais ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs, castanhas do Pará, nozes, amêndoas, azeitonas, abacate e ovo cozido.

Outra das razões apontada como causa do Alzheimer é a diabetes tipo 2, por isso se diz que o Alzheimer é a diabetes tipo 3, pensa-se que há também no cérebro uma resistência à insulina.
Antigamente acreditava-se que o cérebro não precisava de insulina para o seu funcionamento, mas descobertas têm mostrado o contrario, a insulina contribui para o processo de obtenção de energia e também desempenha um papel importante na formação da memoria.
Então o ideal é prevenirmos qualquer tipo de diabetes, e diabetes tipo 2 é uma doença metabólica relacionada com o estilo de vida, por isso ela pode ser prevenida e curada, muitas pessoas com diabetes tipo 2 se curam. 
Segundo o neurologista Dr. David Perlmutter, o Alzheimer também é uma doença do estilo de vida, em que o açúcar e o glúten são os culpados.

Se quiser prevenir o Alzheimer, convém prevenir a Diabetes, isso se consegue reduzindo o açúcar, a farinha branca (pão, massas, bolachas e doçaria), produtos lácteos e produtos animal, existem imensos estudos que mostram a ligação entre produtos lácteos, consumo de carne e produtos de origem animal com a diabetes.
Leve uma alimentação nutritiva, rica em alimentos de origem vegetal, rica em ácido fólico, em gorduras saudáveis. Tenha sempre em atenção o estado do seu intestino, não tome (só em último recurso) antibióticos, melhore seus níveis de magnésio com alimentos ricos neste nutriente e mantenha-se ativo, sempre com vontade de aprender.
Desta forma está a prevenir o Alzheimer.







quinta-feira, 8 de março de 2018

Batata doce em palitos assada no forno


Vamos precisar de batata doce, sal, azeite e oregãos.

Descascar 1 ou mais batatas doces.
Lavar e cortar em palitos.



Colocar numa assadeira.
Temperar com azeite, sal e oregãos.
Podem adicionar as especiarias que gostem.
Espalhar bem as batatas.


Normalmente aproveito para assar outras comidas, neste caso assei ao mesmo tempo as batatas e umas hambúrgueres de feijão preto.


E o meu almoço:



Alimentos que prejudicam o aparelho digestivo


O Mundo tem muita oferta, mas nem tudo nos convém, é preciso sabermos e ensinarmos aos mais novos a separação do trigo do joio.
Você só sobreviveu até agora porque seu corpo foi capaz de extrair dos alimentos nutrientes que ele precisava e tudo isto aconteceu graças a um processo maravilhoso chamado digestão. Um sistema que converte aquilo que você põe na boca em moléculas muito, muito pequenas para poderem ser absorvidas pela corrente sanguinea.

Se olharmos profundamente os processos biológicos do corpo humano, ficamos extasiados com a sua perfeição e como tudo foi pensado ou evoluído, não interessa, o que importa é que somos uma maravilha biológica.
Mas, algo está a ultrapassar todas as previsões, são as moléculas criadas pelo homem em laboratório e adicionadas aquilo que se chamam alimentos, mais propriamente dito, os atuais alimentos processados.

Devido à vida corrida e a este tempo que não abranda o tempo, muitas pessoas obtém a maior parte da sua alimentação destes alimentos processados, algo que não é benéfico para a saúde.
Porquê?
Porque os alimentos processados ou feitos pela industria alimentar ao serem decompostos, normalmente apresentam moléculas toxicas, como por exemplo, aromatizantes, conservantes, saborizantes, gorduras hidrogenadas, altos níveis de açúcar, e quando estes alimentos são decompostos e estas substâncias chegam ao nosso organismo são recebidos como invasores estranhos, o que faz todo o sentido.

Como é que o corpo lida com substâncias estranhas?
Ele libera anticorpos para combater esses invasores estranhos, porque o corpo sabe que estas substâncias provocam dano ás células e tenta a todo o custo evitar que elas entrem na corrente sanguínea, quando isso acontece, o corpo tem de ir combate-las nos locais onde elas se instalaram, provocando assim inflamações nos mais variados locais do corpo.

Para prevenir, ou para curar qualquer doença, as pessoas devem abster-se de alimentos processados, alguns até vêm com cara de amigo, são os alimentos sem glúten, que na sua maioria são sem glúten, mas fazem parte da industria alimentar.
Na pirâmide alimentar da nutrição saudável, os alimentos processados não entram, só assim podemos ir eliminando o que já temos de errado dentro de nós e irmos prevenindo e cultivando uma saúde plena no futuro.
Pense nisto, não compre, não coma, porque a industria e a publicidade o diz, pense por si e perceba que o corpo tem sempre razão.
Estamos sempre a tempo de conquistarmos uma saúde plena e com ela a felicidade a que temos direito.


Esta senhora tem 70 anos!

Temos a crença de que estamos feios, gordos, velhos, que já não conseguimos, de que já não vale a pena, que temos esta doença ou aquela, enfim problemas e convição na persistência desses problemas, o que nos leva a estar presos ao passado.

Mudemos, antes de tudo mude a crença, passe acreditar que é possível, é possível ficar bonito, é possível ficar saudável, com energia  e vitalidade, veja historias inspiradoras de outras pessoas que conseguiram, mas mude esse monólogo lengalenga da vida triste e da pouca sorte.

A senhora da imagem é Carolyn Hartz, uma australiana de 70 anos, que há muitos anos atrás foi diagnosticada como pré-diabética e simplesmente deixou de comer açúcar, passou a fazer escolhas saudáveis, faz ioga e medita. Diz que uma mente saudável leva  a um corpo saudável e frisa que " sou uma otimista até quando os desafios caem sobre mim."

Esta senhora é um exemplo de quem não se entrega, de quem não fica preso aos problemas, mas sonha e arquiteta todo um futuro melhor e realiza. A sua silhueta não é sorte é o resultado de escolhas, tudo o que vai acontecer no nosso futuro vai ser resultados das nossas escolhas de hoje.


quarta-feira, 7 de março de 2018

Tratamento natural da Diarreia


As diarreias são na sua grande maioria um sintoma natural do organismo frente a algo que não está bem no aparelho digestivo. Pode ser um vírus, uma bactéria, uma toxina, um desarranjo intestinal por putrefação ou irritação, algo que fez com que os intestinos tivessem de expulsar o seu conteúdo rapidamente. O bolo ou melhor o quilo alimentar passa rapidamente no colon, o que não permite que haja uma secagem das fezes e por isso elas vêm diarreicas, cheias de água.
Tudo isto se dá porque o corpo sabe que tem que eliminar algo que se passa-se para a corrente sanguínea seria bem pior.
Diarreia não é doença, é um mecanismo de defesa maravilhoso do nosso corpo, só temos de aprender a controla-la, para que ela faça o seu trabalho e vá embora.
Um dos riscos associados à diarreia é a desidratação, principalmente se for criança ou idoso, porque se perde água e minerais, mas se fizerem o que vou explicar, que são tratamentos da Ciência da saúde e têm um historial de muitas centenas de anos, porque acredito que a diarreia exista desde que existe o homem.

Tratamentos para a Diarreia

- Diminuir a temperatura sobre o ventre
Quando há diarreia aguda, por norma existe um aumento da temperatura dos tecidos locais, toda a zona intestinal está mais quente, logo há uma vasodilatação dos tecidos com mais líquidos e mais sangue, o que por sua vez vai aumentar o processo putrefativo.
Então como vamos diminuir essa temperatura?
Vamos aplicar uma toalha de rosto molhada em água à temperatura da água corrente, dobrar em quatro e aplicar sobre o ventre. Por cima uma toalha de rosto seca enrolada em volta do corpo e coberta pela roupa. É extremamente importante que tanto as mãos, mas principalmente os pés se mantenham quentes, podem calçar meias, fazer massagens ou colocar os pés dentro de água quente, têm é de aquecer.
Passados 30 minutos, voltam a molhar outra vez a toalha em água fria, a retorcê-la bem e colocam novamente sobre o ventre, com a toalha seca por cima.
Posso vos garantir que é o melhor para a diarreia, além de extremamente fácil.
Tem efeito no sintoma, mas porque regulariza a circulação energética e sanguínea dos intestinos.
Caso o organismo ainda não tenha eliminado o que provocou o mal-estar, vai novamente fazer diarreia, mas acredite que a situação está controlada.
Podem dormir de noite com a toalha molhada sobre a barriga.

- Alimentação em caso de diarreia
Cozimento de arroz branco - cozer uma pequena chávena de arroz branco em quatro chávenas de agua, cozer até o arroz estar meio empapado, pode juntar uma pequena cenoura em cubinhos, cozer em água e sal.
Cada vez que tiver fome, coma algumas colheres deste arroz, mastigando muito bem, coma devagar.
Pode alternar com maçã, não deve juntar o arroz com a maçã. O ideal seria comer maçã reineta, mas pode comer outra variedade e se possível ralada, ou então mastiga-la muito bem.
Como bebida, eu gosto muito do chá de erva-doce, é feito com a especiaria, deixa ferver meio minuto e está feito, é uma delicia de chá, que além de ser digestivo, é o melhor para gases intestinais, algo sempre presente nas diarreias.
Também pode usar o chá de camomila, erva-cidreira, e no antigamente fazia-se para a diarreia chá da casca da romã seca.
Cheguei a dar à minha filha em casos de diarreia, colheradas de água com sumo de limão e um pouco de mel, e obtive sempre resultados positivos e rápidos.

Caso a situação não se resolva num dia ou dois, se continuar com a diarreia e houver vómitos, o ideal será dormir com um cataplasma de argila sobre o abdómen. Volto a referir que todas estas aplicações sendo frias têm de ser feitas com a pessoa quente e principalmente os pés quentes.

Espero ter ajudado, caso fique alguma duvida, podem sempre me perguntar.
Desejo-vos boa saúde digestiva.


Seja cravo no meio do roseiral!


A Natureza é bela porque nada é exactamente igual, tudo se expressa na sua própria magnitude. Com a Humanidade também é assim, temos de brotar para fora as sementes que dentro de nós esperam germinar, nem sempre é fácil, porque sempre esperam de nós aquilo que está normalizado, aquela atitude, aquela roupa, aquela forma de agir. mas, se lermos o livro da Natureza vemos que não é assim que as coisas funcionam, cada um de nós tem sua forma, sua cor, sua vibração. E há que haver humanidade enquanto seres inteligentes, para termos respeito por todas as variantes da raça humana.
A minha norma e aquilo que posso dizer ao outro desde o meu ponto de vista é que
sejamos nós sem medo e sem esperar nada dos outros, que consigamos ser cravo no meio do roseiral.
Sigamos em frente com aquilo que somos nós, porque junto a nós só segue aqueles que vibram na mesma frequência.
Esta é a nossa beleza, o Sermos Todos Diferentes...


terça-feira, 6 de março de 2018

Devemos tomar Suplementos?



Neste poste falei sobre deficiências nutricionais e como elas nos desequilibram e provocam doenças. Meu objetivo era levar as pessoas  a escolher melhor os alimentos, de acordo com suas necessidades, a esforçarem-se em ter uma melhor digestão  e absorção de forma a terem corpos bem nutridos e saudáveis.

 Quando se fala em deficiências nutricionais muitas pessoas pensam em suplementos, mas uma coisa pouco tem haver com a outra.

Todos os que querem uma saúde melhor, mais perto do natural sabem que é preferível consumir alimentos inteiros em vez de refinados, então porque esta regra havia de mudar quando falamos em vitaminas  ou outros suplementos?

 Super-alimentos são diferentes de suplementos

Existem os super-alimentos, como a spirulina, o pólen, a chlorela, a maca, a levedura de cerveja, gérmen de trigo, e tantos outros que se vendem e que se tomam como suplementos, mas no fundo são suplementos alimentares no sentido que são inteiros, são alimentos inteiros concentrados. As vitaminas e minerais existentes nestes suplementos não estão isoladas e nem são sintéticas. Em vez disso são estruturas altamente complexas que abarcam uma variedade de vitaminas, minerais, enzimas, coenzimas, oligoelementos e outros fatores desconhecidos que trabalham em conjunto de forma sinérgica, para permitir que a "informação" desse suplemento/alimento faça as suas ações no corpo.

Estes super alimentos são muito diferentes dos nutrientes sintéticos, que não são naturais, pois nunca foram encontrados na Natureza, são nutrientes isolados e formulados quimicamente, o que provavelmente funciona no nosso corpo como um produto químico.

 Repare, a Natureza não produz nenhum nutriente isolado, tudo vem misturado de uma forma especifica, o que mostra que para um nutriente funcionar bem dentro do nosso corpo ele precisa de todas as outras partes que estão naturalmente presentes nos alimentos.

Há quem defenda que o seu corpo trata esses nutrientes isolados e sintéticos como xenobioticos, ou seja substâncias estranhas e tenta ver-se livre delas.

No entanto, também temos de olhar os casos que melhoram com alguns suplementos, é o caso das gorduras ómega 3, dos próbioticos, a vitamina D para quem não apanha sol, e Coenzima Q10 para quem toma Estatinas (medicamento para baixar o colesterol). A eficácia destes suplementos dependem sempre da qualidade do produto.

 A teoria Ortomolecular

Oiço muitas vezes que, nos dias de hoje não é possível ter uma saúde plena, se não tomarmos suplementos, isto porque há um esgotamento do solo, há um exagero de consumo de alimentos industrializados que são vazios nutricionalmente, e há um estilo de vida stressante que consome muitas vitaminas e minerais. Quem defende a teoria ortomolecular argumenta que devemos ajudar nosso corpo com substâncias que são necessárias e que os recetores na superfície das nossas células tanto recebem uma vitamina natural como uma sintética. Embora falte fundamentação científica, esta teoria foi aceite e vivemos uma época de suplementos de vitaminas sintéticas, e muitas pessoas estão a tomar como único meio para prevenir deficiências nutricionais, pois acreditam que estas compensam os maus e pobres hábitos alimentares. Mas, será?

A frase de Hipócrates que tantas pessoas referem diz que " teu alimento seja o teu medicamento" é diferente de "teus suplementos sintéticos sejam os teus medicamentos".

 Vitamina C

Toda a gente já ouviu falar dos benefícios da vitamina C, ou melhor do ácido ascórbico, em teoria parece ajudar a promover uma boa saúde, mas o que é ótimo na teoria nem sempre é tão grande na realidade.

A vitamina C natural contida no limão ou na laranja vem num "pacote" associada a outras substancias como bioflavonoides, fator J, fator K, Fator P, tirosinase, ascorbinogen e ácido ascórbico, a vitamina C para ser absorvida e fazer a sua função no nosso organismo precisa de todos estes co-fatores. Os suplementos de  Vitamina C ou ácido ascórbico sintético não são iguais à Natureza, então o corpo para usar a formula sintética tem de ir buscar às reservas dos tecidos corporais todos esses componentes para fazer uso dela. Poderá sentir-se bem por um tempo, mas quando se esgotarem nada feito.

 Um artigo no American Journal of Clinical Nutrition (Vol. 87, No. 1, 142-149, janeiro de 2008) mostrou que tomar o suplemento de Vitamina C prejudicava os músculos, pois comprometia a função mitocondrial e inibia as enzimas antioxidantes do corpo como o superóxido Dismutase (SOD) e o peróxido de glutationa, o que diminuía o sistema imunológico do corpo, reduzindo a capacidade de fazer frente a infeções. Neste caso, em vez de ser um antioxidante benéfico, o suplemento de vitamina C mostrou funcionar como um pró-oxidante adverso.

 Vejamos, os humanos não podem produzir vitamina C, então devem ingeri-la, mas o ser humano depende de uma alimentação baseada particularmente em frutas e vegetais que são excelentes fontes de vitamina C, a biologia humana não aceita vitaminas sintéticas, o que faz todo o sentido, visto que o designe da vitamina C natural é diferente da vitamina C sintética, e o mesmo se passa com as outras vitaminas ou minerais.

 Conclusão

Precisamos de nutrientes, eles exercem funções no corpo que tratam os nossos desequilíbrios físicos. Precisamos de nutrientes para andar, correr, pensar e para tudo o mais que temos consciência. Nutriente não é suplemento, nutriente vem da Terra, tem que ter energia para fazer acontecer.



Almoço do dia


Trago-vos mais uma ideia de prato saudável e muito saboroso.
Cogumelo recheado com feijão preto, puré de millet com couve-flor, 2 rodelas de batata-doce assada, e salada com várias folhas verdes.

Todos os dias são bons


É muito comum no nosso dia a dia, não olharmos as pequenas coisas da vida, mas são estas que alimentam a nossa Alma.
O dia está chuvoso, mas o"bom-dia" dado pelo seu vizinho está cheio de alegria.
A hora do almoço é pequena, mas o prato está divino.
Durante o dia respirou ar condicionado, mas agora abre o vidro do carro e enche os pulmões.
Nunca o dia está inteiramente perdido.

Há sempre algo que salva o dia.