quarta-feira, 3 de junho de 2020

Salsa e seus benefícios


Petroselinum crispum é o nome cientifico da Salsa, uma planta com ampla gama de atividades medicinais comprovadas.  Era muito apreciada pelos Romanos, que a davam aos gladiadores antes dos combates. De cor verde brilhante, cheia de clorofila, amplamente utilizada como erva culinária fresca ou tempero seco, tem um sabor suave e amargo que combina bem com muitas receitas.

 Propriedades da Salsa
- Contém muitos nutrientes importantes – Rica em Vitamina A e C, que no nosso corpo têm propriedades antioxidantes e remineralizantes.
Rica em Vitamina K, necessária para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos.  
Esta vitamina ativa certas proteínas que aumentam a densidade mineral óssea. 

- Os Antioxidantes como flavonoides, e carotenoides presentes na Salsa mesmo seca, impedem os danos às células pelos radicais livres. 

- A Salsa contém compostos vegetais como a miricetina e a apigenina que apresentam efeitos anti-cancro.
Os alimentos com miricetina ajudam a prevenir a diabetes tipo 2 e a Salsa é rica neste nutriente.

- Tem nutrientes que protegem os olhos - A luteína, e a zeaxantina são dois carotenóides da Salsa que ajudam a promover uma visão saudável, podem prevenir a degeneração macular relacionada à idade.
A Vitamina A, também ajuda a proteger a córnea, que é a camada mais externa do olho, assim como a conjuntiva, que é a membrana fina que cobre a frente do olho e a parte interna das pálpebras.

- Ajuda a saúde do coração - A Salsa é uma boa fonte de folato, o chamado ácido fólico. O folato é um nutriente natural dos alimentos e o ácido fólico é uma síntese química. Um estudo com 58 000 pessoas mostrou que a alta ingestão de folato reduzia o risco de doença cardíaca.
Níveis elevados de homocisteína têm sido associados a um maior risco de
Este estudo mostra a ação benéfica da Salsa como agente anti-hipertensivo. 

- Tomada em extrato, a Salsa tem benefícios antibacterianos contra fungos e bactérias.

- A sua riqueza em ferro faz da Salsa uma planta benéfica para quem tem anemia e fadiga associada.

- Tem ação aperitiva e digestiva, desta forma ajuda as digestões lentas, com presença de refluxo e flatulências. Controla o mau hálito.

- Estudos mostram que os antioxidantes da Salsa podem reduzir efetivamente os altos níveis de açúcar no sangue.
Adicionar Salsa nas refeições, pode ajudar a manter os níveis ​​de açúcar no sangue saudáveis.

- A Salsa é amiga do rim – Suas propriedades anti-inflamatórias e sua capacidade de regular o pH urinário, ajudam a manter os rins saudáveis. Planta a incorporar na alimentação de quem tem tendência a pedra no rim. 



A Salsa pode ser incorporada à alimentação diária de pessoas com edemas, celulite, insuficiência cardíaca, pouca urina e graus leves de insuficiência renal, fadiga, anemia, convalescença, esgotamento físico, dismenorreias (menstruações irregulares, escassas ou dolorosas).
As mulheres grávidas devem evitar ingerir Salsa de forma abundante, por ter certo efeito oxitócico, ou seja, contrai o útero o que pode predispor ao aborto.

É de ficarmos agradecidos à Natureza, que nos proporciona tanta riqueza!

Sem comentários:

Enviar um comentário