sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ginkgo Biloba ajuda as crianças com TDAH


A eficácia clínica do extracto das folhas da árvore Ginkgo Biloba em problemas cerebrais e outras condições neurológicas é comprovada em diversos estudos e tem o apoio histórico, pois é usado hà séculos pela humanidade.
A Alemanha apresentou um estudo da Universidade do Centro de Tubingen, que mostra que o extrato de Ginkgo Biloba administrado a crianças com Transtorno de Défice de Atenção e/ou Hiperatividade, melhora os sintomas.
Outro estudo também mostra que a toma de Ginkco Biloba  é possivelmente eficaz na diminuição das dificuldades da dislexia.

É preciso algum cuidado no diagnostico destas crianças, porque podemos estar a criar na cabeça da criança a ideia de que ela é "doente", e assim começa uma bola de neve, que  no futuro dificilmente a tira das salas de psiquiatria.

O Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade, é apontado como uma doença na qual a criança está persistentemente desatenta ou hiperativa e pode apresentar também alguma impulsividade. Neste grupo também se inclui as crianças com défice de atenção que se distraem facilmente por estímulos do ambiente externo e também do próprio pensamento, por exemplo na escola não leem a pergunta até ao final e já respondem, agem sem pensar, apresentam dificuldades em se organizar e em planejar o que precisam fazer.

Perante estes comportamentos um pouco diferentes da norma das outras crianças, os pais ficam sem saber o que fazer e procuram rapidamente uma solução e muitas acabam a ser medicadas com Metilfenidato ou seja a famosa Ritalina.

O conselho é calma, chamar "doença" a um determinado comportamento pode ser uma forma exagerada de ver o problema, procure um profissional de Saúde com "abertura" mais voltado para a psicoterapia em vez de fármacoterapia,  e antes de começar com a Ritalina porque não experimentar a Ginkgo Biloba e até outros suplementos e plantas.

Temos de amar as crianças, elas são o futuro do amanhã, e amar é dar de nós, não apontemos a criança, antes perguntemos "porque será que ele apresenta este tipo de comportamento?" Será que tem a alimentação adequada? Rica em nutrientes como fruta e vegetais frescos? Ou come muita comida industrializada cheia de conservantes e aromatizantes, como o perigoso glutamato monosódico? Será que esta criança mamou o suficiente? Será que tem um ambiente familiar seguro e tranquilo? Faz exercício de grupo? 
É importante pôr a criança a interagir com outros, aprender a estar no seu lugar e agir no seu tempo.
Não desistamos das crianças, como podemos pensar que uma criança para viver em sociedade precisa de uma pilula diária? Vejamos antes que algo está mal com o corpo dessa criança.

Não quero dizer com este poste que a solução para crianças diagnosticadas com Transtorno de Atenção e Hiperatividade é tomar Ginkgo Biloba, até porque há muito mais a fazer para ajudar estas crianças, o problema é que a maior parte dos  neurologistas, ou dos psiquiatras não estudam plantas nem suplementos, nem nutrição, ficam pela medicação farmacológica que na maioria dos casos controla, mas não cria um adulto para a vida. 
Pense primeiro antes de dar Ritalina, procure outro profissional de saúde, há muito a fazer e tudo pode mudar e ficar bem.


1 comentário:

  1. Boa tarde, gostei muito do que acabei de ler.

    Infelizmente o meu irmão tem Hiperatividade, já avançada, toma Ritalina. Porem nem esse medicamento está a fazer efeito e para não falar que tem mudança de humor(fica agressivo).

    Pode me dizer qual a melhor maneira de ser admistrado essa planta?!

    Obrigada Eduarda Costa.

    ResponderEliminar