quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Abóbora e seus benefícios na Saude


Para ganharmos mais saúde temos de a nível alimentar, retirar os alimentos que mostram ser prejudiciais e introduzir aqueles que indicam ser benéficos para o nosso corpo, aqueles que são ricos em nutrientes, porque se pensarmos bem tudo em nós é formado por nutrientes.
E, ABÓBORA é um dos alimentos a inserir no grupo dos amigos do corpo.

Porque temos de comer abóbora?
 - A sua cor brilhante indica-nos a presença de um fitonutriente que é o caroteno, que converte a vitamina A num super antioxidante que previne a doença cardíaca, o cancro e outros sinais degenerativos do envelhecimento.
Pessoas com problemas de visão devem comer abóbora, ela tem na sua composição flavonoides como a criptoxantina, luteína, zeaxantina que destroem os radicais livres, ajudam a proteger a retina do olho, a degeneração macular e a prevenir as cataratas.

- Rica em vitamina C, riboflavina, potássio, cobre, manganês, tiamina, niacina, B6, folato, ferro, magnésio, fosforo, etc.
Sabia que abóbora tem mais potássio que a banana?

- Têm sido feitos estudos que mostram que alguns nutrientes encontrados nas abóboras inibem e previnem alguns problemas de saúde,como o cancro de próstata, por isso homens, pensem na abóbora como vossa amiga, podem ver o estudo aqui.
Um outro estudo foi feito na América, pode ver aqui o estudo, mostra que uma alimentação com alimentos mais da terra como o milho, o feijão e claro a nossa abóbora que têm fitoquímicos importantes, ajudam a reverter a diabetes tipo 2 e a hipertensão. Quem em Portugal tem mais de 50 anos e não toma a famosa metformina e betabloqueadores?
Você vai ao medico, e tem diabetes ou tensão alta, vai ser medicado com químicos que forçam valores considerados normais, mas que não resolvem o problema de base, por isso é que se você deixar de os tomar os valores voltam a estar desequilibrados, o que nos indica que não estamos a resolver o problema, antes a camuflá lo, mas no Mundo cientifico e hoje é possível aceder a isso, pois existem estudos que mostram que nutrientes que são "coisas" muito pequenas que passam para o nosso sangue após a digestão, vão ter ação de solucionar o problema de base, por isso veja a importância dos alimentos.


As Sementes de abóbora
Temos de introduzir sementes na nossa alimentação, as sementes de abóbora são uma fonte concentrada de sais minerais, vitaminas, proteína, ferro e fibra, etc.
Sabia que as sementes de abóbora têm um aminoácido que é o triptofano que uma vez chegado ao cérebro, se converte em GABA que é um nutriente que relaxa o corpo, acalma os nervos, melhora o sono e aumenta a comunicação entre os neurónios?

A semente de abóbora é riquíssima em zinco e a deficiência de zinco está normalmente presente nas pessoas que se constipam (resfriam) com muita facilidade, na depressão, na fadiga crónica, acne, problemas de aprendizagem, no mau desempenho escolar entre outros problemas.

Como comer abóbora?
abóbora pode ser um dos ingredientes do suco da manhã, penso que a maior parte de vós já introduziu esta rotina, a de beber ao acordar um suco verde, se ainda não o fez, o que está à espera? Experimente...
No meu suco matinal eu uso sempre abóbora (de verão uso pepino), uso a polpa e as sementes, e também a consumo cozida. Corto uma fatia grossa de abóbora e cozo em pouca água e com o lume baixo, de forma a ficar cozida, mas consistente. É muito rápido de fazer, tem um sabor adocicado que liga muito bem com outros legumes e salada. Também pode ser adicionada a sopas.

Há muito mais a saber e talvez a descobrir sobre abóbora, mas o que foi dito penso ser suficiente, para que cada um reflita nos seus problemas de saúde e veja que abóbora é algo tão acessível e que pode ser de muita ajuda. Não estou a dizer que vai resolver os seus problemas de visão, de próstata, cardiovasculares ao comer abóbora, mas vai contribuir na solução do problema, além disso ao preencher o seu prato com abóbora, vai diminuir  outros alimentos prejudiciais.
Ao compor o seu prato, lembre-se da abóbora...



Sem comentários:

Enviar um comentário