segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que é a Permeabilidade Intestinal?


Nossos intestinos medem à volta de 8 metros, e entre as suas várias funções têm duas muito importantes.
Uma é a digestão e a absorção de alimentos, a outra é ser a barreira de proteção da entrada do nosso organismo de compostos tóxicos e de macromoléculas, substâncias mal digeridas. Significa que, se as paredes do Intestino estiverem em bom estado fisiológico, os nutrientes são bem absorvidos e as toxinas do bolo fecal não passam para a corrente sanguínea. 

Quando o Intestino deixa de estar saudável, e passa a existir PERMEABILIDADE INTESTINAL, as partículas mal digeridas e toxinas conseguem atravessar as vilosidades intestinais e entrar na corrente sanguínea,  o que coloca todo o Organismo em sistema de alerta. 
A parede do intestino inflamada “permite” que passe para a corrente sanguínea macromoléculas, nosso sistema imunitário as deteta e põe em marcha uma série de medidas de urgência para bloquear o que entrou para o organismo e não devia. O corpo vai inflamar “o que entrou e não devia”. Se este se localizar no ouvido, haverá otite, se no nariz sinusite e assim por diante, sendo esta a causa da maioria das doenças tanto inflamatórias agudas que ocorrem mais em crianças, como nas doenças auto-imunes que surgem mais nos adultos.
Percebemos a importância do intestino? Porquê que todas as curas têm de começar pela boca e pelo equilíbrio do intestino?


O que são as Macromoléculas que passam para a corrente sanguinea?
São os alimentos mal digeridos e com um tamanho acima do normal, que não entravam para o sistema circulatório se o intestino estivesse em condições nornais. Ao entrarem, são interpretados pelo sistema imunitário como intrusos, dos quais ele tem de se defender. Sabe-se que algumas partículas mal digeridas e absorvidas podem formar complexos que chegam ao cérebro e criam sintomas como ansiedade ou depressão. Mais uma vez vemos aqui a relação do intestino com doenças “mentais”, que no fundo não são mentais.

A integridade do nosso intestino é mantida principalmente através do equilíbrio da flora intestinal.
É a alteração deste equilíbrio – Disbiose - que faz com o intestino seja o ponto de partida para inúmeras desordens metabólicas, baixa imunidade, desordens cognitivas, doenças crónicas e degenerativas. 
Mas isto não é novo, há muito que se chegou a este problema, como causa das doenças, antes de Cristo, Hipócrates disse “ todas as doenças começam no intestino”.
Não existe saúde, sem um intestino saudável. 

Nossos intestinos são por comparação como raízes, que selecionam, transformam e sintetizam os elementos nutritivos. O estado funcional do intestino, exerce toda uma responsabilidade sobre a Saúde do corpo todo. E, nós temos responsabilidade em relação à saúde do Intestino.


O que pode levar o intestino a ser permeável?
Tudo aquilo que chega até ele,  mas que talvez não lhe seja indicado.

São apontados os seguintes fatores:
- Excesso de antibióticos, que leva a Disbiose Intestinal. 
- Medicamentos como Inibidores da Bomba de Protões, que diminui o ácido do estômago e não permite uma boa digestão, principalmente das proteínas.
- Alimentação pobre em verduras e frutas e rica em gorduras e proteínas animais.
- Ingestão de pouca fibra.
- Preferência por Alimentos Refinados  em relação alimentos Integrais.
- Digestão lenta, pelos mais diversos fatores, como comer rápido, comer em estados mentais perturbados, fazer misturas alimentares incompatíveis, etc.

- Todas as alíneas acima, podem provocar inflamação intestinal, que pode levar a alterações da flora intestinal e dar inicio a este problema que é a Permeabilidade Intestinal.
O meu Mestre Lezaeta disse: “toda a doença tem as suas raízes no ventre, não há doente com boa digestão”.

Sem comentários:

Enviar um comentário