quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tratamento Natural da Gastrite


A Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago.
Pode-se sofrer de gastrite e não apresentar nenhum sintoma grave, mas normalmente manifesta-se em forma de azia, refluxo, com dor. A pessoa sente indisposição com o que come, e após as refeições tem dilatação abdominal. Um dos sintomas mais manifestados é a dor na zona do epigástrico, em forma de acidez, que pode melhorar ou não com alimentação. Todos estes sintomas podem ser acompanhados por náuseas,  vómitos, arrotos e gases.


A Gastrite pode estar presente nas pessoas com estados emocionais muito alterados, nas que tomam muitos medicamentos e nas que têm uma alimentação inflamatória.
Pode ser um problema agudo ou crónico. Quando agudo, há presença de excesso de ácidos gástricos, o estômago encontra-se por qualquer motivo em estado de hiperexcitação , mas se não for resolvido e persistir muito tempo, leva à Gastrite crónica onde se dá precisamente o contrário, que é a falta de sucos gástricos pelo esgotamento das glândulas secretoras.

O que Prejudica
Diz-se que sem calma, sem repouso interno e externo, sem uma atmosfera de confiança e alegria, o doente atacado duma afeção gastrointestinal não pode curar-se.

- O doente de gastrite é o primeiro acabar o comer do prato. Aqui está uma causa, o comer rápido e o engolir rápido. Observe as outras pessoas e coma devagar de forma a ser o ultimo. Tentar mastigar muitas vezes, respirar entre as garfadas.
- Todos os medicamentos químicos e principalmente os analgésicos anti-inflamatórios têm uma ação muito prejudicial na mucosa gástrica.
- Uma alimentação pró-inflamatória, com produtos industralizados, com fritos, com cereais refinados, com acucar, gorduras hidrogenadas como as margaridas e todos os aditivos alimentares.
- A cafeina é agressiva para o estômago e nós a encontramos no café, no chocolate e no chá preto, substâncias que devem ser evitadas por quem tem gastrite.
- Os lácteos também podem contribuir como causa da gastrite. 
- O cigarro está altamente associado com a gastrite e com a úlcera.


O que pode fazer?
Só se previne e se cura uma doença gastrointestinal  com alimentação, visto ser o canal onde tudo acontece, é por onde os alimentos passam e são metabolizados e absorvidos.
De forma generica, é conveniente fazer-se uma alimentação antiinflamatoria, baseada em vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas e sementes. 
Dentro dos alimentos saudaveis, cada pessoa tem de ir experimentando o que digere melhor. Por exemplo, do grupo das leguminosas, faço melhor a digestão de lentilhas do que de feijão ou grão. Mais de 50% da minha alimentação é crua, mas há pessoas que não digerem bem os crus


Gastrite Aguda
Na gastrite aguda, fazer um jejum à base de sumo de cenoura ao qual se juntou um pouco de batata, sumo de uva, de beterraba, de couve são excelentes soluções.
Durante um tempo tomar dois dedos de sumo de batata diluído num pouco de agua, antes das refeições.
Em jejum beber suco verde feito com folhas de couve.
Outra boa opção é o limão. Comece por tomar sumo de meio limão num pouco de água em jejum, depois passe a tomar um limão inteiro e sem água. Não pode adoçar.
Sempre que sentir azia ou acidez, experimente o sumo de limão ou o suco da batata.
Beber leite vegetal de amêndoa, é dos leites vegetais o que mais alcaliniza, logo poderá ter efeito benéfico sobre a mucosa gástrica inflamada.


Gastrite Cronica
Na gastrite cronica há necessidade de juntar à dieta um pouco de ácidos naturais, como os da fruta ácida. A alimentação deverá ser composta principalmente de frutas, legumes crus e cozidos no vapor, acompanhada de cereais integrais como o arroz, trigo-sarraceno, quinoa, aveia. O ideal seria juntar germinados.
Beber suco verde, sumo de laranja diluído (iniciar com pouco) e sumo de cenoura e de beterraba.
A canela e o gengibre são condimentos que podem ser benéficos.
 Juntar salsa, coentros, hortelã, manjerona e orégãos às saladas, também pode beber chá de salsa.
Comer Aloé Vera, isto é cortar uma haste da planta e todos os dias comer uma fatia da largura de dois dedos. Mastigar muito bem e engolir.

Outros conselhos
Quando o estomago está atacado pela gastrite, tanto numa versão como noutra, com presença de dor, precisa de ser estimulado e de ter uma circulação sanguínea ativada pelo aquecimento e pelo repouso, por isso deve-se aplicar compressas quentes no abdómen. Estas devem ser aplicadas após as refeições, no sentido do comprimento. Diziam os antigos que as compressas quentes com infusão de camomila eram particularmente ativas.

Resumindo, o melhor tratamento para a Gastrite tanto aguda como cronica, é beber em jejum umas colheradas de suco de couve e nos casos agudos com presença de acidez é beber suco de batata.
A grande planta para a Gastrite dos portugueses é a Erva-de-são-roberto.
Tão fácil quanto isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário