sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Terapia Gerson - Parte 3



A TERAPIA GERSON foi desenvolvida pelo medico alemão Max Gerson à quase meio seculo e continua a ser idónea para tratar qualquer doença cronica, degenerativa inclusive o Cancro.
Max Gerson foi uma pessoa lucida, que conseguiu averiguar as causas da grande maioria das doenças, de como preveni-las ou trata-las quando já se tenham manifestado, sem a necessidade de fármacos.

O Dr. Max Gerson afirmava que toda a doença - aguda ou crónica - pode reverter, ou seja pode curar-se mesmos os casos mais avançados de cancro, problemas cardíacos , artrite, tuberculose, diabetes, problemas de pele e muitas outras "doenças". O importante era o esforço feito adequado a cada caso, dependendo da gravidade da situação.

Os métodos tradicionais de tratamento do cancro - quimioterapia e as radiações - arrasam por norma o sistema imunitário, já por si deprimido e pouco fazem no sentido de o restaurar. Gerson percebeu, que cabe ao sistema imunitário combater o cancro, pelo que reforça-lo vai aumentar necessariamente as hipóteses de sobrevida.


Max Gerson verificou que Não existem doenças, mas sim DOENTES.
Muitos médicos afirmam o mesmo, mas exercem os protocolos fixados de mero carater sintomático e paliativo na cura da doença, sem perceber o Doente.

O que é que adoece as pessoas?
Gerson constatou que basicamente era a intoxicação do organismo, sua acidificação e seu deficit em nutrientes o que baixava o nivel de defesas, por isso a sua proposta para cura de qualquer doença era: Sofra da doença que sofrer o DOENTE TEM QUE DESINTOXICAR, ALCALINIZAR E NUTRIR-SE ADEQUADAMENTE.

Nutrientes provenientes sempre de alimentos naturais. Especialmente de frutas e verduras ecológicas que devem ser ingeridas cruas ou pouco cozinhadas e em quantidades generosas, sobretudo em forma de sumos frescos, para proporcionarmos ao organismo suficientes vitaminas, minerais, enzimas, oligoelementos e fibras suficientes para ajudar a oxigenar, porque constatou que em todas as doenças degenerativas existia uma deficiência de oxigénio.

A ingestão de frutas e verduras ajuda a desintoxicar e a equilibrar o PH do organismo, levando o corpo a uma correta homeostase, o que potencializa o sistema imunitário. Por isso esta simples terapia ajuda na remissão de numerosas doenças, segundo o Instituto Gerson,  42% das pessoas com cancros terminais se recuperam.

Para isso temos de eliminar da dieta alguns alimentos, é o caso de todo o tipo de proteinas de origem animal, principalmente durante as primeiras 6 a 12 semanas para depois introduzir novamente em pequenas quantidades, eliminar as gorduras animais saturadas, o sal, as bebidas alcoólicas, assim como o leite, o queijo, manteiga, depois é permitido  tomar iogurte natural.

Não é necessário forçar o organismo a beber agua, visto que a quantidade de sumos a ser ingeridos (12copos) é grande. Não se proíbe agua, só não se aconselha.
Deve-se evitar todos os alimentos industriais que são processados com conservantes, colorantes, aromatizantes, emulsionantes, espessantes que podem intoxicar o organismo, alguns deles têm carater cancerígeno.
No que se refere à acidificação Gerson entendeu entre outras coisas, que as substâncias toxicas presentes no organismo desequilibram a delicada bomba de sodio-potassio, fazendo com que o potássio saia do interior das células e seja substituído por sódio, o que dá lugar a uma acumulação de liquidos nos tecidos (edemas), a uma inflamação cronica, ao desenvolvimento de tumores, a uma deficiente função das mucosas, das glândulas e dos órgãos.
É pois, básico que em caso de doença - qualquer que seja o nome - é necessário recuperar o potássio a nivel intracelular e fazer com que o sódio passe para a espaço extracelular. Para isto temos de colaborar com o aporte de vitaminas, minerais, oligoelementos, enzimas, fermentos e sobretudo iodo ativado.

A base da TERAPIA GERSON acenta:
- na ingestão de doze (sim, são 12) copos de sumos de frutas e verduras biologicas - livres de pesticidas - recém espremidos e tomados de hora a hora.
- 3 refeições vegetarianas, baseadas em frutas, vegetais e cereais integrais.
- Tudo sem sal.
- Fruta fresca sempre à disposição
Como suplemento é recomendado, o óleo de linhaça de pressão a frio, o pólen e a geleia real.
Outros podem incluir hormona tiroidea, extrato de fígado (em pó) enzimas pancreáticas, vitamina B3, B12, C, Coenzima Q10.
 - Enemas de café
- Outros tratamentos e suplementos podem ser incluidos de acordo com a patologia e o doente.


O que muitas vezes levanta mais polémica  na Terapia de Gerson é o uso de Enemas de café para desintoxicar o organismo.
É sugerido aos doentes mais graves que façam no inicio da terapia um enema de café a cada 4 horas, para que expulsem os possiveis toxicos acumulados no metabolismo, inclusive os restos dos tumores que se "desfazem" literalmente com a terapia e que têm de ser expulsos rapidamente.
Gerson achava que se não se fizesse os enemas, o doente corria o risco de piorar, até de falecer, não pela doença, mas pela incapacidade do figado em desintoxicar o organismo com tanta rapidez. 

Para fazer o Enema de café, usa-se agua o mais pura possível ( não pode ter cloro), morna e junta-se 2 colheres de café natural - não torrado - filtra-se e coloca-se no recipiente que vai servir para fazer o clister.
 Retém-se a agua no intestino por 12 a 15 minutos.
Este liquido vai fazer com que os vasos sanguíneos hemorroidais e a veia porta hepática se dilatem, que os condutos biliares se encham de sangue, que aumente o fluxo da bilis e toda a musculatura lisa dos órgãos se relaxa o que estimula o sistema nervoso visceral e favorece o peristaltismo. Além disso, o sangue se desintoxica ao passar por um fígado cheio de cafeina.
Desta forma, produz-se uma eliminação da bilis toxica que se vê afetada por um catalizador enzimatico do organismo, conhecido pelo nome de Glutatião S-tranferasa já que a quantidade deste aumenta em 700% no intestino delgado, o que ajuda a destruir os radicais livres presentes no figado e na vesicula biliar que em forma de sais, saem para o duodeno para finalmente serem expulsos pelo recto.

Em resumo, a cafeina administrada por via rectal estimula a actividade do figado e ajuda a eliminar os dejetos com mais facilidade. Além disso, alivia as dores, e quem sofre de hipertensão comprova que antes de passar uma semana sua tensão se normaliza. Em alguns casos aparece uma febre curativa.

O Dr. Peter Lechner, que trabalha como cirurgião em Landekrankenhaus de Graz (Austria) se entusiasmou a estudar os efeitos dos enemas de café e escreveu sobre sua investigação: "os enemas de café têm um efeito claro sobre o colon que pode observar-se com um endoscópio. Além disso já Wattenberg e seus colegas poderam demonstrar em 1981 que o acido palmitico presente no café promove a actividade enzimatica glutatião S-tranferasa, muitas vezes acima da norma. Este grupo enzimatico é o principal responsavel pelo agrupamento dos radicais livres electrofilicos que a vesicula biliar eliminará depois."

A terapia nutricional Gerson é das mais conhecida pelo seu sucesso na cura do cancro, mas também nas doenças cronicas e degenerativas como:
- doenças cardíacas e circulatórias
- hipertensão
- diabetes
- hepatite cronica e cirrose do fígado
- colite ulcerativa
- Sindroma do intestino irritável
- Insuficiência renal
- doenças autoimunes
- doença de crohn
- esclerose múltipla
- gota
- doenças reumáticas
- asma
- varias alergias
 - obesidade mórbida e mais

Podemos nos perguntar - como pode uma única terapia ser o tratamento para uma ampla variedade de condições diferentes, que são temas de especialização rigorosa na medicina convencional?
A resposta vem da visão de Max Gerson e muitos outros que foram capazes de provar pelo tratamentos de muitas pessoas que:
Todas as doenças cronicas degenerativas têm duas causas - a toxicidade e a deficiência nutricional.
Por isso o tratamento de Gerson e outros com igual sucesso foi e continua a ser o mesmo: desintoxicação e regeneração.


2 comentários:

  1. Bom dia, eu tenho um rarissimo caso de pancreas com multiplos cistos, tudo comecou com 13 anos.. tinha tumor no cerebelo.. achavam q poderia ser uma sindrome... enfim tenho q fazer novamente exames geneticos. por conta do pancreas ocupar quase toda cavidade abdominal... ele esta esmagando as vias biliares impossibilitando a liberacao do figado... queria mto comecar o tratamento mas moro em curitiba e nao encontrei nenhum medico. E outra amamento.. meu bebe tem 3 meses... mas os medicos querem me operar.... nao sei o q fazer... pois pensei nos enemas... o que poderia acontecer comigo...???? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço uma linha de produtos que segue os mesmos princípios dos sucos da Terapia Gerson e que fornece uma nutrição rápida e efetiva ao organismo. Essa linha de produtos é da empresa Omnilife, na qual resolvi fazer parte devido a eficácia dos produtos e de vários testemunhos que vi e vejo das pessoas que utilizam os produtos. Pesquise sobre essa linha e tu verás diversos testemunhos, talvez esses produtos podem te ajudar, estarei deixando logo abaixo um link falando dos produtos no qual vale muito a pena conhecer.

      http://saudecomdinheiro.blogspot.com.br/p/produtos-omnilife.html

      Eliminar