terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Remedio" para os afrontamentos da Menopausa

imagem copiada net

Menopausa não é uma doença.
É uma etapa da vida da mulher, na qual seus ovários deixam de fabricar hormonas entre elas o estrogénio e a progesterona e surgem os sintomas associados à menopausa, como os "famosos" afrontamentos.

Por curiosidade, sabiam que além da mulher só os golfinhos-fêmeas é que têm a menopausa? Todos os outros mamíferos menstruam e são férteis até morrer.

Para prevenir os sintomas associados com a cessação da menstruação, todas nós podemos começar por comer  no mínimo três vezes por semana vegetais crucíferos principalmente os brócolos. Isso porque contêm fitoestrógeneos, hormonas vegetais, assim como manganês, que além de ser antioxidante e combater as inflamações, agem no controlo dos afrontamentos, típicos na menopausa.

Remedio para Afrontamentos
Este remedio é japonês, foi ensinado pelo pai da Macrobiotica - Michio Kuchi - ao qual chamou caldo de verduras doces ou caldo de verduras redondas.


 Ingredientes:
0,5L de Agua
1 taça de Cenoura cortada - no meu caso cortei 2 pequeninas.
1 taça de Cebola cortada - cortei 1 cebola
1 taça de Abobora / Nabo/ Rabano - usei nabo, mas podia usar um (unicamente) dos outros.
1 taça de Repolho cortado.

Colocar numa panela com a água, e deixar ferver em lume brando por 20 minutos.

Filtrar.

Deve ser feito de manhã, e beber-se durante o dia, longe das refeições.
Michio recomenda a sua toma principalmente  entre as 10H e as 11H e depois à tarde entre as 17,30H e as 18:30H. São horas propicias haver uma descida de açúcar no sangue e de se produzir mais afrontamentos.

Parece mentira, como é que uma "mesinha" alimentar tão insignificante pode ter um efeito tão maravilhoso nos afrontamentos da menopausa.

Outro remedio, e Europeu, é a decocção de um ramo de aipo, com 1 limão cortado em gomos e com casca, e um ramo de salsa. Ferver lentamente por 20 minutos. Filtrar.
Beber este liquido durante o dia, no lugar de água.
Esta mesinha ajudava as nossas antepassadas, porque não ajudar hoje? Só precisa de experimentar.

1 comentário:

  1. Serve também para homens que estão tomando hormônio feminino no combate ao CA prostático?

    ResponderEliminar