domingo, 27 de janeiro de 2019

Açúcar não é bom.


Num mundo de sonho, nós conheceríamos o certo e o errado, saberíamos aquilo que prejudica o corpo e automaticamente não o ingeríamos. Que maravilha! Infelizmente as coisas não são assim. Na realidade, nós tomamos conhecimento de que aquilo nos faz mal, mas o prazer momentâneo nos vicia e a maioria de nós não consegue ter presença na hora de comer, e da mesa à boca a distancia se torna muito rápida.
Depois há toda uma cultura em volta, que vai da tradição ao que a industria alimentar quer vender.

O açúcar prejudica gravemente a nossa Saúde
 Há livros, há estudos que explicam cientificamente e historicamente o porquê de termos de evitar este produto alimentar, que não é alimento, e porquê que ele prejudica a nossa Saúde.

Investir no desenvolvimento da Saúde, requer trazer para a nossa vida muitas ações de Saúde, e anular outras, uma das principais é dizer Não ao açúcar. Se for do seu desejo, escreva – “eu não como nada com açúcar, eu não adiciono açúcar a nada”. Se isto não ajudar, invente, veja o que pode fazer, como dar a volta a si mesmo para não comer açúcar.

Se é pai ou mãe a responsabilidade é bem maior, as crianças não fazem o que dizemos, elas aprendem com o que vêm os adultos fazerem.
O açúcar entre outros problemas, emburrece as nossas crianças, e o tempo que estão a comer produtos alimentares açucarados e a dopar as papilas gustativas, não estão a comer comida de verdade, não estão a ingerir nutrientes para fazerem frente às ações fisiológicas do corpo.

Há 100 anos atrás o açúcar além de caro, era usado como condimento, mas agora é um alimento básico, com grande aceitação, as pessoas o consomem como alimento que entrou no automático da rotina diária.


De acordo com o Dr. Robert Lusting, professor de Endócrinologia Pediátrica da Universidade da Califórnia, o açúcar atua como uma toxina hepática crónica quando consumida em excesso.
O que pode ser excesso? É todos os dias, as crianças comerem cereais pequeno-almoço, lanchinhos, embrulhadinhos, todas essas coisas de compra. O Mundo Net está cheio de opções saudáveis. 

A história mostra que o crescimento da indústria açucareira, está relacionada com o surgimento das doenças metabólicas chamadas crónicas. Isto surgiu em meados de 1924, quando por exemplo o comissario de Saúde de Nova Iorque notou um aumento de sete vezes mais na taxa de diabetes na população. Mais tarde, em 1931 surge muitas pessoas com doenças cardiovasculares. A doença metabólica e as doenças cardiovasculares quase que não existam antes do sec. XX.
Algo se alterou na vida ou melhor na alimentação das pessoas, para que houvesse este aumento de problemas de Saúde.

 Segundo este professor de Endócrinologia Pediátrica, o açúcar é metabolizado de forma idêntica ao álcool, as crianças não bebem álcool, mas consomem açúcar, ele diz: “ O açúcar é o álcool da criança. E todos estão em overdose

“ Nós fomos além de nossos limites e agora estamos evidenciando um aumento maciço de doenças metabólicas crónicas que estão a gastar os recursos de Saúde de todos os países desenvolvidos do planeta, e isso é insustentável.”

O que temos de evitar:
- Açúcar - o branco, o amarelo, o mascavado.
- Todos os alimentos que levam açúcar – bolos, todos os bolos e bolachas, biscoitos. Os pães açucarados, como o pão-de-leite.
- Cereais pequeno-almoço.
- Bebidas açucaradas, ou seja todos os refrigerantes, e mesmo aqueles sumos que se dizem naturais, só com fruta.
- Toda a comida industrializada tem açúcar, açúcar e sal e outros intensificadores de sabor, como o ketchup, a mostarda, o molho X e o molho Y, todos estes devem ser evitados.

É preciso deixar de comer açúcar para que a criança cresça saudável.
É preciso deixar de comer açúcar, para que o adulto com Saúde, continue no seu caminho sem problemas.
É  urgente deixar de comer açúcar, e sem alternativa para todos os que estão com problemas de Saúde, sejam eles quais forem. Se o problema for de ordem metabólica, como diabetes, resistência à insulina, hipertensão, triglicéridos altos, a pessoa além de cortar com o açúcar, também deve reduzir os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz branco, a massa, etc.

Só nós próprios podemos ajudar o corpo, e temos de ganhar consciência por aquilo que cada alimento faz, só devemos ingerir aquilo que ele indica que digere, metaboliza e absorve. 
Temos de fazer escolhas, e preferir alimentos de verdade, que nos aumentem a energia, não podemos comer unicamente para satisfazer as nossas emoções, temos que comer para a autoconstrução celular que está continuamente a acontecer. Não devemos escolher qualquer coisa, porque o tempo que um alimento está na boca a ser saboreado é muito rápido, em relação a todo o resto do seu percurso até sair.

Comer um doce esporadicamente é para quem está saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário