sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Você olha o seu Cocó?

imagem copiada net

Eu olho todos os dias o meu cocó.
A saúde do aparelho digestivo reflete a saúde de todo o corpo, e a nossa evacuação mostra-nos o estado de saúde do intestino.

Infelizmente fomos habituados a não observar as nossas fezes, a não olharmos para as cinco toneladas que criamos durante a nossa vida. Mas, há muito aprender com este "monte" que diariamente jogamos ralo abaixo.

Lembram-se do filme " o ultimo imperador", onde as fezes eram analisadas diáriamente?
A forma, o tamanho, a cor e outras características fecais podem dizer muito sobre a saúde geral, como está a funcionar o aparelho digestivo, e até dar pistas de doenças mais graves, como infeções e até mesmo cancro.

Fezes é um meio de diagnostico de anamnese da Medicina Tradicional Chinesa, as suas características informam o quão feliz e saudável é seu intestino e todos ao seu redor.

Como devem ser as fezes
- O cocó deve ter uma cor castanha, nem muito clara, nem muito escuro.
Fezes amarelas pode indicar um problema com a vesícula biliar, ou uma infeção por Giardia.
Fezes negras indica que há hemorragia no trato intestinal, deve ser avaliado pelo médico.
Fezes esbranquiçadas, pálidas em tom de cinza indica falta de bile, o que pode sugerir uma doença como hepatite, cirrose, doença pancreática ou até mesmo um ducto biliar bloqueado, como tal deve procurar o seu médico.
Por vezes as fezes também podem ser esbranquiçadas se tomar muitos antiácidos.
A presença de sangue nas fezes deve ser sempre avaliada por um médico.

- Devem ter o formato de uma salsicha  inteira, média, longa e bonita.
Fezes que saem em muitas peças não são saudáveis, chamam-se fezes de cabra e indicam perturbação no fígado com calor (secura) nos intestinos.
 Não devem ser pastosas, nem difíceis de limpar.
Estreitas como um lápis, pode indicar obstrução intestinal ou tumor, se o formato das fezes persistir sempre estreitas, comunique ao seu médico.

- A sua textura deve ser uniforme.
Se tiver presença de comida não digerida, como pedaços de arroz, cenoura, etc, indica problemas de digestão, com más assimilações, que na MTC consideramos de Vazio do Baço.

- A passagem para o exterior deve ser rápida, sem esforço e sem dor.

- Podem vir em forma de S, não tem problema.

- Devem mergulhar suavemente na água.

- O Cheiro deve ser natural, não repulsivo. Mas, devem ter odor, o não ter também não é normal.

Já viu o que pode aprender com suas fezes?
Por isso, antes de carregar o botão, olhe-as.

5 comentários:

  1. Olá minhas fezes sempre tem muitos pedaços de carne (frango), cenoura, milho, batata, arroz, etc e tenho anemia ferropriva.. Isto pode estar associado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, a principio, isso me leva a crer que você está mui ansiosa (que não tem inclusive tempo para comer direito - o que te leva a não mastigar bem os alimentos e a ter essas consequências). Estou errada?

      Eliminar
  2. Minhas fezes são pastosas e saem em pedaços pequenos ou liquido e fede muito também percbi que estou evacuando com mais frequencia o que posso fazer para melhorar?

    ResponderEliminar
  3. Meu coco sai em muitos pedacinhos, escuro e com sangue e faço muita força e sinto dor.
    Sem conta que demoro, fico até uns três dias sem ir ao banheiro só vou para urinar, e tudo o que eu como minha barriga incha muito, té parece que estou grávida e depois de um tempo murcha e fica normal. O que eu faço? Me ajude !

    ResponderEliminar