sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Abacate é um Superalimento



Abacate é um fruto de cor verde e polpa esverdeada. Supondo que não saberia nada sobre as qualidades do abacate, deduzia que ele era bom para o fígado, porque é verde. Tudo o que é verde tem uma ação maior no fígado e vesícula biliar, mesmo sem a tecnologia de análise, conseguimos perceber que alimentos ajudam os órgãos, que foi o que fizeram nossos antepassados.

O abacate é a fruta com maior quantidade de gordura saudável (15%), e a mais rica em folato (vitamina B9) e em potássio, também é rico vitamina E, vitamina K, magnésio e tiamina (vitamina B1). A sua composição também apresenta fibra, hidratos de carbono complexos e proteína.

Abacate tem gordura saudável
A grande característica alimentar do abacate é a sua riqueza em gordura. Esta é essencialmente ácidos gordos monoinsaturados, chamados de ómega 9, que também se encontram no azeite de oliva de extração a frio.

É bom para o sistema cardiovascular
Como é rico em potássio equilibra a ingestão de alimentos ricos em sódio, e desta forma contribui para um bom estado do sistema nervoso e vascular, reduzindo o risco da doença cardiovascular como enfarte e hemorragias cerebrais.
A lecitina presente na sua polpa também previne a arteriosclerose.
A vitamina E a glutationa são potentes antioxidantes indispensáveis para a saúde do coração, para a hipertensão e para a diabetes e estão presentes neste fruto.

Abacate e o sistema nervoso
É um alimento que conserva em bom estado o nosso sistema nervoso. Contém muita Vitamina B6 que é a piridoxina, que precisa estar presente e sempre disponível no nosso cérebro e no líquido cefalorraquídeo. Deficiências desta vitamina (B6) podem manifestar-se com estados de ansiedade, depressão, insónia, além disso, esta vitamina também é necessária para metabolizar as proteínas, não basta comê-las, o corpo tem de ter condições para as aproveitar.

Um quadro a reverter da nossa sociedade é a Perda de Memoria, está a ser um mal comum. E, quem somos nós sem a nossa memória? A boa noticia é que o abacate tem fosfolípidos e lecitinas que ajudam na recuperação da memória, por isso deve estar presente na alimentação dos estudantes, das pessoas com problemas de concentração e nos mais idosos.

Abacate também deve estar na alimentação das crianças com hiperatividade, é um dos alimentos a introduzir na alimentação quando se pretende alterar este problema. Investigadores defendem que uma das grandes causas da hiperatividade, falta de concentração ou baixo Qi é a deficiência nutricional. O abacate reforça a Saúde e o funcionamento cerebral.
As gorduras saudáveis devem ter destaque na alimentação das pessoas com demência, com Alzheimer, com depressão e com esclerose múltipla e o abacate é uma excelente fonte dessas boas gorduras.



Abacate é bom para as mulheres
Tem ómega 9, uma gordura que mostra ter efeitos antiinflamatorios no corpo, por isso eles tendem junto com outras ações, a diminuírem as dores menstruais.
A sua riqueza em cobre ajuda na fertilidade.
As mulheres grávidas e que amamentam precisam dele, devido à sua concentração de folato e proteínas.

Bom para a anemia
Ele aporta ao corpo minerais, vitaminas, ferro e cobre, o que leva a um aumento dos glóbulos vermelhos. Estudos científicos mostraram que altas doses de abacate melhoram a anemia.

Abacate cuida das mucosas digestivas
Tem propriedades suavizantes, que o tornam adequado para problemas digestivos. Alivia a dor de gastrite, acidez no estômago e dor por úlcera. Nestas situações deve ser comido em pequenas quantidades.
Também é bom para as inflamações das diverticulites.

Podemos concluir que esta “Pera Verde” é digno do status de Superalimento. Comer regularmente abacate é uma ação para o desenvolvimento da nossa Saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário