terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Chia – Uma semente pequena e rica



Todos nós conhecemos a Chía, é uma semente sem glúten, que os nativos Americanos moíam até ficar farinha e depois comiam para fortalecer a sua energia. Fazia parte da alimentação dos Aztecas e dos Maias, dizia-se que duas colheres de Chia mantinham um índio a caminhar um dia inteiro.


É uma excelente fonte de fibra, de antioxidantes, de minerais e de gordura boa como o ómega 3. Tem cálcio, ferro, magnésio e proteína.
No outro dia perguntaram-me se eu concordava com a ingestão de ómega 3? Respondi que sim. “ Então qual é o melhor suplemento? Respondi “não é suplemento, é alimento”, e aqui está um alimento rico em ómega 3, que pode ser consumido desde as crianças ao idoso - as sementes de Chía.

Benefícios da Chía na Saúde
 Têm sido feitos estudos, que mostram que:
- É um alimento bom para os diabéticos tipo 2, porque mostrou diminuir a glicemia., provavelmente devido à sua grande quantidade de fibra.
- A proteína C-Reactiva (CRP), que é uma medida de inflamação do corpo, se reduziu com o seu consumo.
- Sua composição nutricional ajuda a prevenir doenças do sistema nervoso, aumenta a atividade GABA dentro do cérebro, ajuda a reduzir os estados ansiosos. Alimento a ser dada a crianças com hiperatividade, com défice de atenção, doentes depressivos, com Alzheimer, com Parkinson, com Esclerose múltipla, ou seja para todas as pessoas.
- Tem fibra solúvel e insolúvel, benéfica e a ser consumida diariamente por quem tem problemas obstipativos.
- Considero o Comer Chía todos os dias ou quase todos os dias, uma ação de desenvolvimento da Saúde, devido ao que ela aporta de positivo às ações fisiológicas do nosso Corpo, Este que temos que proteger, nutrir e cuidar.

Como comer Chía?
 A semente é mucilaginosa e ao entrar em contato com um líquido cria à sua volta um gel, e consegue absorver várias vezes o seu peso em água.
Nunca coma as sementes em seco.



Pode juntar, por exemplo 1 colher de sopa de sementes com 4 de água, mexer e deixar repousar alguns minutos. Em vez da agua pode juntar leite vegetal. A pasta gelatinosa que se forma pode ser junta a outros alimentos ou comida assim mesmo. Na imagem acima, juntei leite de coco (água morna batida com raspas de coco sem açúcar), com 2 colheres de sopa de sementes, esperei uns minutos, polvilhei com canela, e foi um dos meus lanches.
As sementes de Chía fazem parte de uma alimentação Pró-Saúde.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!
    Já consumi chia, mas depois desta publicação fiquei inspirada para a consumir com maior frequência.
    Obrigada!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar