domingo, 6 de outubro de 2019

Comer Nutrientes


Não podemos deixar que nossa alimentação deixe de se basear em nutrientes e passe a ser somente comestíveis. Os comestíveis são substâncias que se podem comer, mas não têm nutrientes e muito menos nutrientes saudáveis e naturais.

O Homem chegou ao tempo atual de braço dado com a alimentação, usamo-la há milhões de anos, ela é reconhecida pela memória celular do organismo, mas os produtos industrializados são? Ou colocam nosso sistema imunológico em alerta, a invadir tecidos saudáveis com presença destes nutrientes “estranhos” à nossa biologia?

Vamos comer comida?

A luz solar previne a miopia


A visão é um dos sentidos que mais usamos, principalmente nos dias de hoje, que passamos a maior parte do tempo a focar écrans. Para contrabalançar o excesso de trabalho ocular, principalmente o uso a curta distancia, podemos passar algum tempo ao ar livre. 

Quando estamos ao ar livre, na rua, ganhamos dois “nutrientes” adicionais. Ficamos expostos aos raios ultravioletas, o que leva à produção de Vitamina D (que se comporta como um hormona) e à luz visível. Estes benefícios são diminuídos grande parte se usarmos óculos escuros. Pesquisas mostram que pessoas com miopia têm níveis mais baixos de vitamina D no sangue, o que indica que precisam de estar mais expostas à luz solar.

Porquê que os olhos precisam de luz externa?
Porque frente à luz natural, as células da retina acionam a liberação de dopamina, um neurotransmissor que retarda o alongamento do olho. A curvatura anormal da córnea ou o alongamento do olho é que fazem com que a pessoa seja míope, ou seja que veja os objetos distantes embaçados, embora os mais próximos possam ser vistos com melhor nitidez.

A dopamina da retina é normalmente produzida durante o dia, é ela que diz aos olhos para mudarem da visão noturna baseada em bastonete, para a visão diurna baseada em cone. Os pesquisadores suspeitam que na presença de iluminação fraca, ou em ambientes fechados, o ciclo seja interrompido, com consequências para o alongamento dos olhos e a possibilidade de surgir miopia.

Um estudo do pesquisador Ian Morgan, da Universidade Nacional Australiana, sugere que para prevenir miopia temos de passar três horas diárias na presença de luz natural, na rua.
Caso queira saber mais sobre o estudo veja aqui.

Estar várias horas ao ar livre, na presença de luz solar pode não ser fácil, mas podemos sempre colocar como prioridade passear ou fazer exercício ao ar livre, podemos colocar a nossa secretaria ou dos nossos filhos frente a uma janela, para poder estudar com presença de luz solar e não de lâmpada. 
O importante é termos consciência de que viver na presença de luz solar, luz natural da rua, promove a fabricação pelo nosso corpo de Vitamina D, ajuda nossos olhos a produzirem dopamina , e tudo isto são recursos que aumentam a Saúde do Corpo e da Visão.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Andar descalço é uma ação Pró-Saúde


Os ingleses chamam de Grounding, os brasileiros de Aterramento, que é o andar descalço, ou seja voltar a ligar-se fisicamente à Terra.

Já falei aqui sobre o Aterramento, mas volto a falar devido à importância que a comunidade científica tem dado a esta prática, é uma ação simples mas com resultados surpreendentes sobre a saúde biológica.

Criamos os sapatos para proteger os pés e ficamos isolados, sem ligação à Terra. Precisamos nos conectar com a terra, com areia, com a relva, para podermos receber eletrões a partir do solo.
Foi provado que esta ligação promove intrigantes alterações fisiológicas que se vão refletir na Saúde, assim como no Bem-estar.

Fico sempre maravilhada com a perfeição com que tudo foi feito, como a Natureza transborda em frente aos nossos olhos,  nos dá tudo o que precisamos para nos mantermos Saudáveis e Felizes. Vamos começar a usufruir!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

As camadas que formam o Ser Humano



Isto somos nós!
Isto é uma representação do Ser Humano!

O que nós somos verdadeiramente está bem fundo, está no centro, naquela parte mais profunda do ser, é onde se encontra a nossa verdadeira essência, verdadeira identidade, aquilo que cada um de nós é.
Por vezes estamos nesta vida há muitos anos, mas ainda não quebramos a casca, não saímos do casulo, ainda não ganhamos coragem para marcar presença no mundo.
Mesmo que não façamos nada, há sempre coisas a serem construídas dentro de nós, se não erguermos o nosso Eu, vem a sociedade e coloca por cima camadas de conceitos e desta forma vamos sendo formatados socialmente, baseado num consciente coletivo e então eu mostro o que pareço e não o que sou.

Depois na maioria das pessoas surge um terceiro circulo, que é “o que quero ser”, que de certa forma se relaciona com o primeiro, e aqui começa a nossa grande busca, a nossa grande “obra”. Temos que observar o que temos em nós, que não é nosso, e dar força aquilo que está em nós e realmente nos pertence, assim como dar espaço para que sementes novas da nossa essência germinem.
Este é o nosso grande curso, o nosso grande trabalho, a nossa grande epopeia, é conseguir a sensação de dever cumprido, é saber curtir o Ser-se Humano.


Hambúrgueres de Lentilhas Laranja

Ingredientes:
- Meia Tigela de Lentilhas laranja
- 1 Cebola picada
- 3 Colheres de sopa de sementes de girassol
- 2 Colheres de sopa de sementes de abóbora
- 2 a 3 colheres de sopa de farinha de aveia
- Azeite, sal, cominhos, nos-moscada, salsa e manjerona secas ou outras ervas a gosto.


Hidratar as lentilhas por 2 horas.


Lavar as lentilhas muito bem em água corrente.


Cozer as lentilhas em água e sal e uma folha de louro.


Depois de cozidas, escorrer a água e triturar com a varinha magica, não totalmente. Estas lentilhas cozem em 5 minutos.


Num tacho colocar 1 cebola picada, as 3 colheres de sementes de girassol e as 2 colheres de sementes de abóbora, junto com 1 colher de azeite. 
Levar ao lume.


Deixar refogar até a cebola murchar.


Juntar o puré das lentilhas ao refogado.




Temperar com sal, cominhos, noz-moscada, e ervas secas a gosto. Eu coloquei salsa e manjerona secas.


Juntar 2 ou 3 colheres de sopa de farinha de aveia ou outra a gosto.



Envolver bem.


Moldar com as mãos hambúrgueres ou bolinhos e levar ao forno para dourar numa forma untada.




Estas hambúrgueres além de saborosas, são super nutritivas.



A Fé ancora a Esperança


Não relaciono Fé e religião, para mim Fé é como disse o apóstolo Paulo “A Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”. Hebreus 11:1

Esta Fé dá-nos Esperança em qualquer problema. Se ainda estamos aqui, se estamos nas nossas lutas constantes é porque ainda não acabou, portanto ainda há tempo para recuperar o que quer que seja.
Tudo o que nos acontece, já aconteceu e também já foi superado, nada é novo debaixo do sol, por isso enquanto estiver vivo, não desista, sonhe e acredite.
Ao deitar e ao levantar aquiete a Alma, aceite, entregue, confie e agradeça.


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Beldroegas e seus benefícios


Beldroega tem como nome científico Portulaca Oleracea L. , é uma planta silvestre, das poucas verduras ricas em Ómega-3,  e é tão rica e especial para o nosso corpo, que na China dizem que a Beldroega é “ Verdura para uma vida longa”. Desde a antiguidade que é usada pelo Homem, tanto como planta alimentar como medicinal.

Composição Nutricional da Beldroega
É uma verdura rica em:
- Fibra e mucilagem.
- Ácidos gordos essenciais como: ácido palmítico, linoleico, ácido alfa linoleico.
- Vitaminas como betacarotenos, B9, B2, B3, B5 e Vitamina C.
- Minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, selénio e manganês.
- Tem fito-estrogénicos, flavonoides e melatonina.

Beldroega e suas propriedades anti-inflamatórias e emolientes

A mucilagem das folhas da Beldroega são como dizia um botânico francês, “ um cataplasma interno” calmante das mucosas digestivas e vias urinarias, devido ás suas propriedades emolientes, anti-inflamatórias e laxantes.

Beldroega no aparelho digestivo
É uma planta que pode ser consumida nos problemas intestinais, como na doença de Crohn, na colite ulcerosa, nas irritações estomacais, gastrites, úlceras e na obstipação. Pode fazer sopas de beldroegas, pode beber chá de beldroegas, ou fazer cozinhadas com Millet, um cereal muito indicado para problemas digestivos.

Beldroega nas infeções urinárias
Antigamente era uma planta muito utilizada nas infeções urinarias, não havia antibióticos e recorria-se a plantas. Atualmente há antibióticos, mas nem sempre resultam, e muitas vezes há sofrimento com as infeções urinarias de repetição. A beldroega pode ajudar a vencer estas infeções. Colocar no liquidificador um punhado de folhas, com meio copo de água, centrifugar e coar. Beber três vezes ao dia.

O Ómega-3 das Beldroegas
O que surpreende os pesquisadores é a elevada quantidade de ómega-3 que a planta tem. Como todos sabemos, o Ómega-3 é uma gordura com propriedades anti-inflamatórias, o que resulta dizer que esta planta é indicada na grande maioria dos problemas de saúde, pois são sempre problemas com presença de inflamação.
É uma verdura benéfica na hipertensão, nos problemas cardiovasculares e na taquicardia.
Pessoalmente acho esta planta muito indicada na alimentação das crianças com hiperatividade, espectro do autismo, porque dá uma resposta equilibradora nos sistemas desalinhados indicados como causas do autismo. A planta é anti-inflamatória, rica em gorduras boas que nutrem o cérebro e calmante do aparelho digestivo, desequilíbrios presentes nestas crianças, incluindo a tão falada permeabilidade intestinal.


 As beldroegas contribuem para a melhoria dos seguintes problemas:
- Insónia – Encontrou-se melatonina nas folhas das beldroegas, portanto uma sopinha com estas pétalas verdes contribuem para um sono mais profundo.

- Anemia - É extremamente rica em ferro.

- Alzheimer – A verdura tem alguns alcaloides que parecem regredir os sintomas do Alzheimer.

- Cancro – Estuda-se o óleo das sementes da beldroega, como inibidor do crescimento tumoral, principalmente no cancro de fígado e de pulmão.

Para concluir podemos dizer que as Beldroegas, aqueles ramos de pétalas verdes que se compram nas feiras entre 0,75 e 1 euro é um excelente alimento. Porquê pagar tanto em alguns suplementos? Nós temos a perfeição na Natureza.
Para muitos é uma erva daninha, mas é rica em fibra, em Vitamina A, em ferro, em vitaminas do grupo B, em cálcio, em Gordura ómega -3, é uma Super-Verdura.
A melhor forma de a consumir é utilizá-la como se fossem espinafres.

Mais um alimento para entrar para a lista dos alimentos a consumir. O objectivo é ir  diminuindo os que nos prejudicam e aumentar os que trazem benefícios, como as beldroegas.



Almoço do Dia

Há quem diga que somos o que comemos, mas aquilo que realmente alimenta nosso sangue e nossas células é muito mais o que digerimos.

Por isso, há que escolher alimentos e combinações alimentares que produzam uma digestão rápida e simples de fazer, para que os nutrientes sejam facilmente absorvidos.

As pessoas que estão com problemas de saúde, especialmente com doenças auto-imunes têm toda a vantagem terapêutica em escolher alimentos com características anti-inflamatórias, que são facilmente digeríveis, o que não gasta muita energia ao corpo, depois ao serem absorvidos também não sobem demasiado o índice glicêmico, e seus nutrientes têm uma informação de benefício celular, o que resumidamente podemos dizer que se trata de uma refeição anti-inflamatória. 

Este prato está composto por alimentos digeríveis e nutritivos como tofu biológico passado na frigideira com alho em pó e curcuma, curgete simplesmente murchada, beterraba crua ralada e salada de alface, tomate, agrião e rabanetes.


terça-feira, 1 de outubro de 2019

Fazer cada coisa com atenção plena



Prefiro passar a gostar do que tenho de fazer, do que fazer e não gostar. Mas, como passamos a gostar daquilo que não nos agrada muito? Não existe um botão, mas formas que a humanidade foi descobrindo como a Mindfulness, o estar na atenção plena, sair do piloto automático, perceber o que temos e porque temos de fazer. 
Fazer com alegria, mas como? Eu tenho uma lista de “desejos” que leio todos os dias de manhã e à noite, uma das alíneas é alegria, logo de manhã eu digo a mim mesma que tenho de ter alegria, que eu sou alegre, que minha vida é alegre. As palavras repetidas, o “verbo” se incorpora e contribui em muito para os estados de animo.