domingo, 2 de junho de 2019

Beterraba e seus benefícios


Propriedades da Beterraba
 Antes de começar a falar sobre os seus benefícios, quero  dizer que a Beterraba não é um legume normal, é um super- alimento, algo a não esquecer na alimentação diária de todos.
Um dos principais Recursos para se conseguir ser saudável, é ter uma boa alimentação, e um dos alimentos a priorizar é a Beterraba.

O seu nome em latim é Beta vulgaris L., originaria do sul da Europa, e pertencente à dieta mediterrânica.
Utilizada desde a antiguidade onde se usava também as folhas.

Benefícios da Beterraba

Beterraba contra o cancro
A sua riqueza em flavonoides, como a betacianina faz dela, um potente anticancerígeno.
Se formos analisar a história de médicos que no sec.XX se propuseram a ajudar o corpo a curar o cancro, como o Dr. Gerson e outros, todas as suas receitas incluíam suco de beterraba. Não acredito que o fato de beber suco de beterraba cure o cancro, cancro é um conjunto de vários desequilíbrios onde um único alimento não lhe vai fazer frente. Mas, a beterraba crua ralada e o seu suco podem entrar como algo positivo a fazer-se pelo corpo para fazer frente ao cancro.




Beterraba para o coração
Já se sabia que tomar suco de beterraba antes de fazer exercício, aumentava a capacidade de realização dos mesmos.
Mas em 2015 fez-se um estudo com pessoas com insuficiência cardíaca que apresentavam sintomas, como perda de força muscular e capacidade reduzida de se exercitarem. Os pacientes beberam 140 mililitros de suco de beterraba e tiveram uma melhoria imediata. Tudo aponta que se deva ao óxido nítrico.

Tem a beterraba oxido nítrico?
Sim e não, porque as coisas não são tão diretas. Vejamos…
A beterraba tem nitrato inorgânico e quando bebemos o suco ou mastigamos a beterraba ralada, este nitrato mistura-se com a nossa saliva, que tem bactérias amigáveis e que convertem o nitrato em nitrito, e segue o processo de digestão. Depois em outras partes do corpo, o nitrito é convertido em óxido nítrico, o que tem uma ação direta em processos biológicos relacionados com a circulação sanguínea.
Quando se altera a microbiotica bucal com elixires desinfetantes e anti-bacterianos, este nitrato não vira nitrito, não é convertido e não se obtém o óxido nítrico.

A beterraba também é boa para o coração, pela sua riqueza em potássio. As pessoas com insuficiência cardíaca, normalmente apresentam inchaço, principalmente nas pernas e tornozelos, e o potássio é um diurético muito importante, o que vai ajudar a eliminar líquidos, mecanismo importante na insuficiência cardíaca e na hipertensão.
Sendo as doenças cardiovasculares as que mais matam, penso a meu ver, que devia estar aplicado em todos os centros de saúde e hospitais, um incentivo à ingestão de beterraba.

Beterraba ajuda nosso corpo a manter-se jovem
A sua composição rica em antioxidantes e ácido fólico, confere-lhe propriedades rejuvenescedoras ou de anti-envelhecimento. Como beneficia artérias, veias e capilares, o que leva a uma melhor irrigação dos tecidos, e os tecidos são feitos de células, que precisam de alimento e de oxigénio transportado nessa circulação sanguínea. Tudo o que melhore a circulação, melhora tudo no nosso corpo e confere-lhe energia.

Beterraba para o Fígado
Sabemos que nosso fígado, entre muitas outras funções, tem a grande tarefa de limpar nosso corpo dos tóxicos, venenos que produzimos interiormente, venenos que vêm nos alimentos e venenos que nos chegam através dos medicamentos. Ele nunca dorme, mas precisa de antioxidantes para fazer toda essa depuração, e a beterraba tem muito do que o fígado precisa. O suco de beterraba se utiliza no fígado gordo (esteatose hepática), na hepatite e na cirrose.


Beterraba para o cabelo e para a pele
O ácido fólico é uma vitamina muito interessante para o cabelo, porque intervém na criação do aminoácido metionina, cuja existência é necessária para uma boa saúde capilar, assim como das unhas e da pele.
Outro dos elementos rejuvenescedores da beterraba é o silício, muito importante para a boa saúde dos ossos, artérias e pele.

Beterraba nos sintomas depressivos
A beterraba participa na produção da hormona dopamina, que previne o mau humor e os sintomas depressivos.

A beterraba é rica em ferro?
Não. Mas o seu consumo é defendido desde de sempre em tratados de medicina natural, em casos de anemia, leucemia, de gravidez e de menstruações abundantes. Apresenta 0,8 mg de ferro por 100 g de beterraba, o que não é muito relevante, por exemplo em comparação com as sementes de sésamo que por 100g têm 14,6 mg, ou seja quase 15 vezes mais ferro.
A maior parte do que escrevo é baseado em estudos, estudos feitos atualmente, mas entre o estudo e a historia do senso comum, onde as coisas foram experiênciadas vezes sem conta e concluídas de igual modo, eu confio mais na historia, e ela nos diz que por alguma razão descoberta ou não, ou por alguma sinergia dos nutrientes, ou por algum beneficio de um órgão, a beterraba auxilia todos aqueles que têm problemas sanguíneos.

Beterraba para o intestino
Como é rica em fibras, é muito útil nas pessoas com prisão de ventre.
Beterraba é digestiva visto que aumenta os sucos gástricos.
É pré-biótica, porque as bactérias que se alimentam dela no intestino são bactérias do bem e que devemos ter na nossa microbiotica intestinal.

Beterraba tem propriedades antiinflamatorias o que ajuda algumas pessoas com doenças intestinais inflamatórias como doença de Crohn, colite ulcerosa, colon irritável, etc..

Beterraba é alimento para quem tem miomas

Folhas de Beterraba são comestíveis e excelentes para a Saúde
 As folhas de beterraba oferecem uma infinidade de vitaminas, minerais e fibras, assim como vitamina B6, magnésio, potássio, cobre, manganês e antioxidantes.
Tudo foi pensado, foi dado e está à nossa disposição.



Sem comentários:

Enviar um comentário