quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Dióspiro (Caqui) e seus benefícios


O Dióspiro (caqui), cientificamente conhecido por Diospyros kaki, é originário da China e é cultivado desde o século XVII. Diospireiros existem por todo o território português, mas principalmente na zona do Algarve.
Um fruto doce e sazonal que deve ser comido por todos nós, como parte de uma alimentação saudável e nutritiva. Tão nutritivo que seu nome botânico significa "alimento dos deuses".

Existem duas variedades, uma de abrir, onde o fruto deve ser consumido bem maduro, mesmo com consistência de mole, e a outra variedade onde o fruto tem uma textura mais rija.  As duas variedades são adstringentes.

Benefícios do Dióspiro
- A sua coloração indica a sua riqueza em vários nutrientes como: carotenoides, betacaroteno, licopeno, luteína, criptoxantina e zeaxantina , nutrientes necessários para os olhos e uma boa visão.

- É uma boa fonte de vitamina C. A Natureza é perfeita em ofertar-nos os nutrientes que precisamos em cada estação do ano. A época do Dióspiro é entre Outubro e Dezembro (outono), quando as temperaturas baixam e nosso corpo precisa de alimentos ricos em vitamina C.

- Rico em açucares saudáveis, que nutrem e dão energia, principalmente às crianças. Os adultos podem consumir mais verduras do que frutas, mas as crianças precisam de fruta, fruta da época.

- Rico em potássio, reduz a retenção de liquidos. Alimento para pessoas com edemas e hipertensão.

- Apresenta um teor de cálcio, fósforo e magnésio relevante. Excelente para crianças em crescimento, para mulheres na menopausa, para fortalecer os ossos.

- Elevado teor de antioxidantes e taninos, que contribuem para tonificar a Saúde, para que não surja problemas cardiovasculares e de cancro. Ricos em  fitonutrientes, flavonóides e antioxidantes, como as catequinas, que são conhecidas por possuir propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, além de proteger pequenos vasos sanguíneos do sangramento.

- Rico em água estruturada. A água das frutas, é produzida com a luz do sol, é uma água com partículas solares, que nutre e hidrata as nossas células.

- São ricos em fibras solúveis, como pectinas e mucilagens, que promovem a sensação de saciedade e ajudam nosso intestino, principalmente em caso de diarreia.

- Tem excelentes quantidades de manganês, que é um cofator do SOD (superóxido dismutase) que desempenha um papel fundamental no stress oxidativo (1) . Pode ver o estudo que mostra que um défice de SOD pode contribuir para pólipos nasais (2)

- É um dos alimentos presentes no livro “ os 33 superalimentos para uma saúde ideal”. (3)

- Tem vitaminas do complexo B, juntamente com cobre e fosforo (3).


Como tantas outras frutas, o Dióspiro é um presente da Natureza, que embeleza o Mundo e dá Saúde às nossas células.


Sem comentários:

Enviar um comentário