sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Açao das Sementes de Sésamo na Osteoartrite do joelho


As Sementes de Sésamo (gergelim) quando consumidas, oferecem grandes  benefícios para a nossa Saúde, de tal forma que na cultura Hindu e na Índia eram símbolo de imortalidade.

Desde a década de 1920 que os médicos têm injetado ouro em pacientes com Artrite, evidentemente medicamentos à base de ouro têm sido utilizados por milhares de anos, e ainda estão em uso clínico.

Infelizmente tais medicamentos podem ser tóxicos, pois podem induzir doença pulmonar.
Embora a sua utilização possa ser limitada pela incidência de toxicidade, o ouro injetável tem mostrado ser benéfico, mas alguns pesquisadores suspeitam que alguns desses benefícios seja do óleo de sésamo que é injetado, junto o qual é utilizado como veículo líquido para o ouro.

Há muito que se sabe que as Sementes de Sésamo contêm compostos anti-inflamatórios como a sesamina e o sesamol, e os investigadores suspeitam que podem servir como um potencial tratamento para várias doenças inflamatórias.

Considerando a alta prevalência da Osteoartrite, fez-se um estudo para se verificar até que ponto é que havia uma melhoria significativa.

Cinquenta pacientes com Osteoartrite de joelho foram divididos em dois grupos, um grupo executou o tratamento padrão habitual e o outro teve mais a toma de um quarto de xícara de Sementes de Sésamo por dia, durante dois meses.
Antes de começarem o tratamento os doentes descreveram a sua dor num nível de 9 em 10 valores, onde 0 é nenhuma dor e 10 é o máximo de dor tolerável. Depois de dois meses no grupo padrão a dor baixou para 7, mas o grupo que tomava as Sementes de Sésamo desceu para 3,5 , significativamente mais baixo do que o grupo de controlo.
Os investigadores concluíram que as Sementes de Sésamo têm um efeito positivo, pois melhoraram os sinais clínicos e sintomas em pacientes com Osteoartrite do joelho.

O texto acima foi baseado numa apresentação do Dr Michael Greger, um médico orador reconhecido internacionalmente, com livros traduzidos em português, com assuntos de saúde.

Podemos concluir que as Sementes de Sésamo, têm capacidade para reduzir a inflamação da Osteoartrite, que se traduz vulgarmente como artrose de joelho.
Esta conclusão é muito boa, pois usar alimentos como medicamentos tem a vantagem de seus efeitos secundários serem positivos. Penso para mim que assim como deu resultado na inflamação do joelho, também não ajudará outros problemas inflamatórios como fibromialgia, degenerações inflamatórias da coluna, anca, cervical? Não dará uma ajuda nas caries, na periodontite? Na osteoporose? Ficamos aguardar outros estudos, até lá comecemos já com a nossa toma de Sementes de Sésamo.

                                                                                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário