segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Lentilhas - um alimento a consumir


Em comparação com outros tipos de feijões secos, as lentilhas são relativamente rápidas e fáceis de preparar, pois absorvem facilmente sabores de outros alimentos e temperos, têm alto valor nutricional e estão disponíveis durante todo o ano.

 Benefícios para a Saúde
As lentilhas, um pequeno mas poderoso membro da família das leguminosas, são uma fonte muito boa de fibra para baixar o colesterol e ajudar a controlar a glicémia, pois seu alto teor de fibras impede que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente após uma refeição. As lentilhas também fornecem quantidades excelentes dos sete minerais mais importantes, assim como as tão necessárias vitaminas do grupo B e proteínas, e tudo praticamente sem gordura.

O consumo de lentilhas pelo ser humano não é novo, e não é moda dos vegetarianos, pois são consumidas desde os tempos pré-históricos. Conta a historia que são um dos primeiros alimentos a serem cultivados. As lentilhas são mencionadas na Bíblia, Jacó trocou seu direito de primogénito com Esaú por um prato de lentilhas.
Na India consome-se muita lentilha, pois a medicina Ayurvédica atribui a esta leguminosa muitos benefícios para a saúde.

Portanto estamos perante um alimento que não há que ter duvida, é consumido há milhares de anos, tem várias variedades, são de preço acessível e de rápido cozimento. Todas estas características nos certifica que devem fazer parte da nossa alimentação.
Quando criança nunca comi lentilhas, não fazia parte da alimentação da minha família, nem de vizinhos, depois li sobre elas e fiquei curiosa e logo fã, porque são muito versáteis e muito saborosas.

Neste blogue encontra várias receitas com lentilhas: 





Sem comentários:

Enviar um comentário