quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Farinha de Grão-de-bico e seus benefícios


O Grão-de-bico é uma leguminosa cheia de nutrientes importantes, por isso sua farinha apresenta vários benefícios para a saúde. A farinha de grão tem muitas utilidades e pode ser usada no lugar da farinha de trigo ou de outras farinhas, principalmente para quem quer variar de farinha e para quem é alérgico ou intolerante ao glúten. Pode ser usada em pães, bolos, omeletes, quiches, panquecas, tortas e devido à sua consistência pode substituir o ovo.

OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE GRÃO-DE-BICO
- A farinha de Grão-de-bico é um alimento muito nutritivo, especialmente por ser rica em vitaminas do complexo B: vitaminas B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B6 e B9 ou ácido fólico. importantes para a Saúde do sistema nervoso, para fraqueza das unhas e cabelos, calvície, mal formação fetal, confusão mental, insónia e falta de energia. A sua deficiência também está ligada a problemas de ciática e à manifestação do herpes zoster, a chamada zona.

- Fornece também, outras vitaminas, entre as quais destacam-se a vitamina A, C e E, importantes para a Saúde.

- É uma excelente fonte de vários minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês. Há mais ferro na farinha de Grão-de-bico que na mesma quantidade de carne. Quanto ao magnésio é um mineral importante em mais de 300 funções no nosso organismo, entre elas a metabolização do cálcio.

- Uma chávena (92 gramas) de farinha de Grão-de-bico contém um pouco mais de folato do que uma pessoa precisa em um dia. Essa vitamina desempenha um papel importante na prevenção de defeitos da medula espinhal durante a gravidez. Contém naturalmente quase o dobro do folato que mesma quantidade de farinha de trigo fortificada.

-Tem grande quantidade de fibra e é ideal para evitar a prisão de ventre e nos manter sem fome.

- Contém proteínas vegetais, ou seja é das farinhas mais ricas em proteína, disponibilizando 8 dos 9 aminoácidos essências, por isso é muito usada pelos vegetarianos.

- É rica em fibras, ajuda a regular o trânsito intestinal, e previne a obstipação.
Possui alto teor de lecitina e fibra, o que reduz os níveis elevados de gordura no sangue como colesterol e triglicéridos.

- É rica em hidratos de carbono complexos, por isso tem um índice glicêmico baixo, o que significa que é um bom alimento tanto para os diabéticos para não subir a glicemia, como para as pessoas com problemas inflamatórios, que não devem permitir os picos de insulina.

- Contém saponinas que são fitoquímicos que agem como antioxidantes, e diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares além de protegerem contra a osteoporose e diminuírem os sintomas da menopausa.

- Contém triptofano o que ajuda na produção de serotonina, e a melhorar o humor e a qualidade do sono.

- É uma boa opção em dietas de emagrecimento, pois apresenta menos calorias que a farinha comum, e estudos mostram que o seu consumo regula a fome ao controlar a hormona grelina.

- O Grão-de-bico contém um tipo de fibra chamada amido resistente.
O amido resistente permanece não digerido até atingir o intestino grosso, onde serve como fonte de alimento para as bactérias intestinais saudáveis associada a vários benefícios da Saúde.

A farinha de Grão apresentada na imagem inicial, foi comprada no supermercado Aldi em Portugal, é da marca GutBIo, ou seja é biológica, tem 500 gr. e custou 1,99 Euros.

Podemos concluir que o Grão-de-bico faz parte da alimentação do homem, pelo menos faz parte há mais de 7500 anos e é uma das leguminosas mais cultivadas em todo o Mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário