segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sabugueiro para Gripes e Resfriados

A planta com mais historia no controle de gripes e resfriados é o SABUGUEIRO.
Já era registada o uso desta planta como terapêutica no tempo de Hipócrates, e isto há 2500 anos.

 Em Portugal, a popularidade do Sabugueiro sempre foi grande, nos Açores chamam-lhe “chá do bem fazer”, em Espanha “ árvore boa”, isto porque sempre foi reconhecida como planta a ser consumida durante os dias frios, para fortalecer o corpo contra  resfriados, e promover a sudação o que a torna muito importante nos casos febris.  

É a planta ideal para ser tomada em caso de gripe, visto ter uma longa historia etnobotânica em muitas culturas díspares como tratamento para infecções virais, sendo atualmente uma das plantas medicinais mais utilizadas em todo o mundo com propriedades antivirais e antimicrobianas. (1)  (2)

Em caso de estados gripais ou de outros virus, talvez seja mais eficiente tomar em extrato. Normalmente as farmácias de manipulação ou homeopáticas têm para venda, e é identificado pelo seu nome em latim Sambucus nigra L.

 Em Israel o pesquisador DR. Madeleine Mumcuoglu da University Medical Center dedicou parte da sua vida a estudar o Sabugueiro e suas propriedades curativas.  Demonstrou que 20 % dos indivíduos que sofriam com gripe apresentavam melhoras significativas no prazo de 24 horas, quando o sabugueiro era consumido, nas quais dores de garganta, febre, tosse eram reduzidas. E, que 73% se sentiam melhor após o segundo dia. No terceiro dia, 90% estavam completamente curados.

Para a Medicina Ayurveda, o Sabugueiro tem propriedades antivirais e antibacterianas e é usado ​​para fortalecer o sistema imunológico no tratamento de resfriados comuns, gripe, amigdalite e como expectorante no tratamento de infecções respiratórias superiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário