sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tumores crescem mais rápido após quimioterapia

imagem copiada net

A noticia resulta de um estudo que foi publicado aqui e a aqui
Uma equipa de pesquisadores do estado de Washington teve um grande “Oops” quando acidentalmente descobriram que a quimioterapia alimenta o crescimento e a disseminação das células cancerosas, tornando-as mais difíceis de destruir uma vez iniciado a quimioterapia, visto que esta sustenta o “alimento” do crescimento do tumor, tornando-o altamente resistente a tratamentos futuros.
As descobertas foram relatadas na revista Nature Medicine, onde os cientistas dizem ter encontrado evidencias de danos no ADN significativos, em tecidos derivados de homens com cancro de próstata e que fizeram quimioterapia.
De acordo com o estudo a quimioterapia induz células saudáveis a libertarem WNT16B, que é uma proteína que ajuda a promover a sobrevivência e o crescimento das células cancerosas.
O autor Peter Nelson Do fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, acrescenta: “ WNT16B quando é secretada vai interagir com outras células tumorais e leva-las a crescer, invadir, e mais importante a resistir à terapia subsequente”. Sobre estes resultados, ele os apelidou de “completamente inesperados”.
Sei que este tipo de noticias não agrada a todos, nem aos doentes, porque vai obriga-los a tomar decisões, obriga-los a pensar. Visto que o protocolo para a maioria dos cancros é quimioterapia, como fica a cabeça de alguém que a tem de fazer, mas toma conhecimento disto?
Não é minha intenção, levar o doente a um estado indeciso, pelo contrario, todo o doente deve estar consciente daquilo que escolhe para si, mas não consigo ficar calada, até porque quando o Homem olha em volta e se interroga, escolhe novos caminhos e avançamos Todos.
Fonte: Traduzido e adptado por Fernanda Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário