segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tratamento Natural do Acne

imagem copiada net

Acne é um desequilíbrio que se manifesta geralmente nos adolescentes de ambos os sexos. As lesões da acne situam-se geralmente na face, ombros e costas.
É um desequilíbrio de superfície, de “calor” que o organismo extravasa através da pele, não deve ser reprimido, interiorizado, deve ser feita uma análise ao que está a provocar “este calor”.
 Ou uma alimentação quente ou emoções quentes, ou as duas associadas?

O intestino é muito importante na Saúde, se ele não se mover adequadamente todos os dias (se não evacuar todos os dias e preferencialmente duas vezes), os resíduos não são eliminados tão rapidamente como deveriam ser e entram na circulação sanguínea sobrecarregando o corpo com matéria toxica.
O nosso grande amigo Fígado fará o seu trabalho, de filtrar o sangue mas só fará o que poder, muitas vezes também ele precisa de ajuda, já que o incumbiram de limpar tanto o sangue como as más emoções.
A pele como grande órgão de eliminação, vai libertar atravez dela os excessos de resíduos tanto em forma de acne, como eczema ou outros problemas de pele, por isso não devemos de fechar a porta a este emunctório que a Natureza nos deu.

Alimentação
A alimentação deve ser o primeiro “medicamento” a ser considerado.
Neste caso, é ter uma alimentação anti-inflamatoria.

Evitar: Carnes (principalmente vermelha e nomeadamente o porco), leite e todos os lácteos, açucares, farinha branca e chocolate.
Todos os alimentos pré-preparados e fritos.
Atenção ás especiarias quentes.

Consumir: peixe, muita fruta e muitos legumes, se for em forma de salada melhor.
 Cenoura - deve ser consumida em grandes quantidades (crua), todos os dias tomar um suco de cenoura com maçã, além de ser uma delícia, é depurativo do fígado, rica em Vitamina A, uma grande ajuda na acne.
Leite de sementes de Girassol – esta semente é rica em zinco, um elemento em carência quando há acne.
Outros alimentos importantes: damascos secos, espinafres, brócolos, batata-doce, cogumelos, arroz integral.

TPC – trabalho de casa
Banho de vapor facial- ferva folhas de eucalipto, ou camomila, deite a infusão fumegante numa taça. Cubra a cabeça com uma toalha e apanhe o vapor, os poros vão dilatar o que permite limpar a pele. Fazer todas as semanas.

Argila – faça uma mascara de argila, aplique nas zonas do acne quando seco retire com agua morna, por fim salpique toda a cara com agua fria.
A argila tem sido usada desde da antiguidade pela sua capacidade de absorver toxinas e regenerar a pele.
Fazer 1 a 2 vezes por semana.
- Lavar a pele com sabonete de enxofre.

Plantas para o Acne
 - Dente de Leão – é bom depurativo do organismo, ajuda o fígado nas suas funções e é ligeiramente laxante. Rico em vitaminas B e C.
- Cavalinha - é uma planta diurética e depuradora do organismo, rica em minerais.
- Fumaria – o ácido fumárico regula a secreção biliar e controla o metabolismo da pele, o que faz com que esta planta seja recomendada para a psoriase.
- Bardana – é a rainha em qualquer problema de pele devido ao seu grande poder depurativo.
As plantas acima, podem ser bebidas em forma de chá, ou comprar em extrato já preparado.

Não podemos descurar a parte mental, e perceber que a acne surge no desabrochar da sexualidade. Há quem defenda que uma sexualidade bem vivida é o melhor remedio para a acne.

Sem comentários:

Enviar um comentário