terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Toda a pele precisa destes 5 ingredientes


A pele é uma impressão digital da nossa nutrição, por isso reage muito bem a certos alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Para tratar problemas de pele, a maioria das pessoas integram ao seu dia-a-dia cosméticos, mas atenção não coloque na sua pele o que não coloca na sua boca, através desta podemos absorver muitos ingredientes químicos e nefastos ao nosso sistema biológico.

Vou enumerar 5 ingredientes que devem ser ingeridos com regularidade para ajudar em qualquer problema de pele, desde a pele enrugada, eczema ou psoriase.


Sílica – a sílica é um mineral que fortalece os tecidos conjuntivos do corpo. Deficiência desta resulta em perda de elasticidade da pele e até pode impedir a cicatrização de feridas.
Alimentos ricos em sílica: alho francês, morangos, pepino, manga, aipo, e na planta cavalinha, com a qual se faz chá para ingerir e para aplicar como tónico diretamente na pele.

Zinco – este mineral é essencialmente importante para uma pele saudável, principalmente para quem sofre de acne. Pensa-se que todo o acne tem associado uma deficiência de zinco, pois este controla a produção de óleo e ajuda a equilibrar algumas hormonas que criam o sintoma acne.
Alimentos ricos em zinco: sementes de abóbora, gengibre, nozes, castanhas do pará (brasileiras), aveia e ovos.

Ácidos gordos Ómega 3 – toda a pele beneficia com a introdução de alimentos ricos em ómega-3, eles são ingredientes ativos na reparação da pele, na sua humidade e flexibilidade.
Alimentos ricos em ómega-3: os dois alimentos mais ricos são as sementes de chia e de linhaça, daí a importância de introduzi-las na nossa alimentação diária. 

Na foto acima temos um cacau com sementes de chia.



Selenio – é um mineral antioxidante responsável pela elasticidade dos tecidos e desempenha um papel importante na prevenção do cancro de pele.
Alimentos ricos em selenio: gérmen de trigo, alho, castanha do pará (brasileira), ovos, arroz integral, pão de trigo integral. Comer 3-4 nozes de castanha do pará fornece a ingestão diária suficiente de selénio.


Vitaminas C,E e A:

Vitamina C -reduz os danos dos radicais livres, que consomem colágenio e elastina, fibras que sustentam a estrutura da pele e podem causar rugas e sinais de envelhecimento precoce.
Alimentos ricos em Vit C: acerola, pimentão verde, sementes de chia, couve, salsa, nabos, brócolos e citrinos. Devemos sempre que possível obter as vitaminas através dos alimentos e não confundir vitamina C com o sintético ácido ascórbico.

Vitamina E – é outro poderoso antioxidante,e quando aplicada topicamente reduz a pele seca ou áspera.
Alimentos ricos em Vit E: óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, amêndoas, espinafre, pêssegos, ameixas secas, tomate, repolho e abacate. Evite suplementos de vitaminas sintéticas, que têm demonstrado prejudicar a saúde.

Vitamina A – promove a reparação e manutenção da pele e deficiências nesta vitamina leva a pele seca e escamosa.
Alimentos ricos em Vit A: cenoura, abóbora, dente-de-leão, damascos, couve, batata doce, espinafre e melão.








1 comentário:

  1. Olá; antes de mais grato pela partilha de informação.
    Sofro; há muito tempo, de Rosácea de grau 1 e 2. Mesmo sabendo do prognóstico clinico desta dermatose, de incurável, procuro incessantemente combatê-la a partir de todas as abordagens clinicas: convencionais ou alternativas.
    De alguma informação que tenho lido sei que existe uma relação muito estreita com doenças do aparelho gastrico, e em particular com a Heliobactéria pylori. Já fiz alguns tratamentos convencionais que reduziram os surtos mas não me satisfizeram. E aos quais não pretendo voltar por serem à base de antibióticos.

    Nesta perspectiva, solicito, se for possível que me informe de existência de "medicaentos", productos e comportamntos que possam melhorar esta "traiçoeira" e estigmática enfermidade da pele.


    Obrigado e um abraço.
    .

    ResponderEliminar