terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A importância do sono na saúde e na qualidade de vida



Dormir é um dos pilares da Saúde, sem ele os outros caem, sendo que os quatro pilares mais importantes para o desenvolvimento da saúde são alimentação, o dormir, a atividade física, e o estar bem na vida.
Hoje vou escrever sobre o dormir ou melhor o não dormir, como vão ver dormir bem é das melhores coisas para a nossa Vida.

Fomos feitos maravilhosamente, mas com necessidade de repouso e de dormir, se não o fizermos a curto prazo esta falta tende a ter efeitos imediatos nos estados mentais e emocionais. A longo prazo, dormir mal ou dormir pouco, contribui para agravar ou iniciar qualquer problema de saúde, porque não dormir diminui a saúde, logo a doença aumenta.

Como o sono afeta o organismo?
Todo o nosso corpo se vê afetado pela quantidade e qualidade de sono. O “nosso dormir” determina quanto comemos, quanto emagrecemos ou engordamos, a velocidade do metabolismo, como fazemos frente às dificuldades do dia-a-dia e até como nos organizamos.

Quando dormimos mal, se altera os níveis da leptina, que é um regulador do apetite, o que pode levar à obesidade ou à diabetes, além disso a leptina tem um papel fundamental no organismo, porque controla outras hormonas como por exemplo as hormonas tiroideas e com isso todo o funcionamento do metabolismo. Mas a leptina faz mais, ela regula a inflamação e equilibra o sistema nervoso simpático e parassimpático.

A privação de sono durante uma semana altera a função de 711 genes, implicados no stress, na inflamação, na resposta imune e no metabolismo, por isso se considera que quem sofre de transtornos do sono pode apresentar 2 vezes mais probabilidade de desenvolver demência em anos posteriores.

Dormir bem é o mais importante para um bom equilíbrio emocional, a fadiga compromete a capacidade do cérebro de regular as emoções, tornando-o mais propenso à irritabilidade, à ansiedade e a explosões emocionais injustificadas.
Quando não se dorme bem, a pessoa fica mais propensa a reagir a eventos neutros, pode-se sentir provocado quando não existe realmente provocação, a pessoa perde a sua capacidade de separar, o que não é importante do que é importante, o que pode resultar em preconceito e falta de discernimento.

A sua função imunológica se fortalece com um bom sono. Não há outro medicamento, foi nos dado desde sempre, nosso sistema de defesa ou de reequilíbrio se fortalece com o dormir bem.



Sabia que dormir mal aumenta o risco de diabetes tipo2?
Uma serie de estudos provaram que não dormir bem, influencia a resistência à insulina.

Durante o sono, nosso cérebro encolhe cerca de 60%, isto permite uma remoção de resíduos mais eficiente. Esta desintoxicação noturna é diária e parece ser muito importante para a prevenção de demência ou Alzheimer.

O sono está ligado a níveis hormonais, como a melatonina, a melatonina fica perturbada se você não dormir bem, por sua vez não dorme bem pela diminuição da melatonina, é um problema de “pescadinha rabo na boca”. No entanto isto é bem mais problemático, uma vez que a melatonina inibe a proliferação de vários tipos de células cancerígenas, assim como desencadeia apoptose nestas mesmas células, ou seja a melatonina leva as células cancerígenas a autodestruírem-se, o que cria um problema quando a melatonina é insuficiente.

Neste poste falei da importância de querermos acima de tudo dormir bem e dormir o suficiente. Há muitas pessoas com transtornos no sono, e que vão ao médico, mas como pode uma pessoas em quinze minutos transmitir o que se pode fazer para dormir bem, então receita um pequeno milagre que você toma e apaga, mas não dorme. Fecha os olhos, descansa, mas a qualidade do sono não é a mesma.

Desenvolver a saúde, ter qualidade de vida, melhorar qualquer condição que tenha, passa sempre por ter uma boa higiene de sono.
Só se desenvolve a Saúde, só se evita e se altera doenças com uma boa qualidade de sono. Só se consegue o equilíbrio emocional, só se consegue escolher o que é certo para a nossa vida, com uma boa qualidade de sono.
Pela sua saúde, durma bem.


Sem comentários:

Enviar um comentário