quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Que alimentos podem provocar Pedras na Vesícula Biliar?



Algumas pessoas formam lama, areia ou pedras dentro da Vesícula Biliar.
Neste poste vou falar dos alimentos que podem levar a estas formações na vesícula. Parto do princípio que a principal causa está em alguns alimentos, mas pode haver outras causas adicionais como fatores emocionais.

A Vesícula é uma bolsa agarrada ao maior órgão interno do corpo, que é o fígado, e funciona como um reservatório de um líquido amarelo esverdeado que todos conhecemos como bílis. A Vesícula Biliar é uma parceira do fígado, este produz a bílis e armazena-a na Vesícula para quando for necessária. Sempre que chega proteínas ou gorduras ao duodeno, a Vesícula espreme e injeta bílis que vai dissolver a gordura e fazer com que as vitaminas presentes sejam absorvidas.


A formação de uma bílis mais espessa e posteriormente a formação de pedras pode dever-se a várias causas.A bile produzida pelo fígado é composta de várias substâncias e quando ocorre um aumento da concentração desses elementos pode haver um depósito na vesícula que com o passar do tempo, se unem e formam pedras ou cálculos. O problema pode estar no fígado, pode estar no fígado que não tem outra hipótese se não fabricar aquele tipo de bílis, pode estar na vesícula e nas suas alterações motoras que atrasam o esvaziamento, pode estar na conexão entre o intestino e fígado/vesícula. Mas, seja qual for o mecanismo que provoque o engrossamento da bílis, há sempre por trás uma alimentação que não está a ser adequada ao corpo, e este está a fazer-se sentir.

Quem tem este problema, tem de ganhar força e coragem, tem que se amar e perceber que aquilo que tem ingerido como alimentação não tem sido o melhor para o seu fígado, que neste momento está a dizer “vamos entrar em maus caminhos”.

A solução médica atual para quem tem Pedras na Vesícula é a cirurgia, que retira o próprio órgão, não comento se é bom ou não, talvez haja situações em que seja necessário, mas a pessoa fica sem um órgão que a Natureza inteligentemente lhe deu, para que o corpo funcionasse na sua perfeição.

Que alimentos podem levar à formação de pedras?
Sabe-se que 80% das pedras são constituídas por colesterol, daqui se conclui que os alimentos maus seriam as gorduras saturadas, mas segundo alguns estudos, os Hidratos de Carbono Refinados também são grandes culpados. Estes aumentam a saturação do colesterol biliar e levam a risco de formação de cálculos de colesterol na vesícula. Os Hidratos de Carbono refinados são alimentos processados até ao ponto de ter sido retirada toda a fibra.


Este estudo e este estudo, diz que os Hidratos de Carbono refinados são alimentos prejudiciais para o nosso fígado, mais do que a gordura saturada de animais. é normal que assim seja. Nossa biologia há muito que conhece e digere carne, mas não produtos refinados. Estes surgiram há pouco mais de 50 anos, até então comíamos arroz integral, trigo integral, não havia refinamento. O corpo digeria um alimento inteiro, algo que a raça humana fez desde de sempre. Não estou a defender o consumo de carne, estou a referir que os cereais refinados não são conhecidos pelo corpo humano.

A grande percentagem de pessoas com cálculos na Vesícula são mulheres e normalmente com excesso de peso. Um outro estudo aponta que as mulheres que comem carne são mais propensas a este problema, pessoas vegetarianas têm um risco diminuído de desenvolver pedras na Vesícula.

Também a falta de antioxidantes na dieta do dia-a-dia, como a Vitamina E, o Betacaroteno, a Vitamina A, a Vitamina B6 e aminoácidos de enxofre, são alguns dos nutrientes encontrados em deficiência nas pessoas com pedras na Vesícula. Pode ver o estudo aqui.

Este outro estudo em ratinhos também mostrou que a caseína que é a proteína do leite de vaca, pode estar associada à formação de pedras na vesícula.

Resumindo, os alimentos que devem ser evitados o mais possível são a farinha branca, a massa, o leite, o arroz branco e o açúcar, isto inclui todas as receitas feitas com estes ingredientes. Assim é de evitar todo o tipo de doces, de bolachas e biscoitos. A massa é feita de farinha branca, há outras opções como a de arroz mas também é feita de arroz branco, por isso é preferível usar arroz integral, e outros cereais como a quinoa, o millet e o trigo-sarraceno. O leite de vaca deve ser substituído por outros leites vegetais, e deve-se reduzir o consumo de alimentos de origem animal.


Sem comentários:

Enviar um comentário