sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Tangerina – fruta com mais de 3000 anos



Citrus Reticulata é o nome em latim da Tangerina. Penso que todos conhecem esta fruta nativa da china e do Vietname. Nos últimos tempos vejo mais bancadas de Clementina do que de Tangerina, mas a Tangerina é de longe mais benéfica para a nossa saúde do que a Clementina.
A Clementina é uma jovem fruta hibrida, evoluída para ser mais doce e com menos caroços, enquanto a tangerina é uma fruta cultivada há mais de 3000 anos.

Quem a trouxe para a Europa, fomos nós, os Portugueses, pois na altura vimos a importância dela na China, onde é considerada uma fruta com mil virtudes, de tal forma que permanece no centro de muitas festividades durante o Ano Novo Chinês.

Benefícios para o nosso corpo
 Segundo a Medicina Chinesa a Tangerina é de natureza fresca, e tem um sabor doce e ácido e sua energia tende a direcionar-se para o estômago e para os pulmões. Ajuda na circulação do Qi ou energia.

Traduzindo, isto significa que ela é uma grande fruta para evitar resfriados e gripes sazonais, ela é excelente para quando a pessoa ou a criança tem tosse com expetoração amarela e febre. Por regenerar os fluidos corporais é indicada na tosse seca e na pele seca que surge na época de inverno.
É excelente para as crianças com sintomatologia de febre alta.


É indicada na diabetes e no seu sintoma de polidipsia que é estar sempre com sede.
Na China comem-na após fazerem “pecados alimentares”, porque a tangerina ajuda a eliminar mais rapidamente os efeitos relacionados com os abusos alimentares, devido à sua ação reguladora de energia, a Tangerina ajuda a circular e a digerir.

A Tangerina contêm ácido cítrico, brómico e oxálico, assim como fosforo, magnésio e muitas vitaminas, incluindo a C.

É anti-infeciosa do trato intestinal, isto é muito importante, significa que ela impede a fermentação dos alimentos, logo impede o desenvolvimento de bactérias más no nosso intestino.
Não é benéfico comer tangerinas após as refeições.

A Tangerina ajuda na remoção de metais pesados do nosso corpo, assim como o coentro.

A Tangerina é um alimento com benefícios na arteriosclerose e apresenta propriedades hipotensoras.

É anti-hemorrágica.

Uma boa fruta em casos de obesidade.

Previne pedras nos rins e ao ajudar na evacuação da bílis também previne pedras na vesícula biliar. 

Graças às suas fibras, ajuda no peristaltismo intestinal permitindo uma boa eliminação fecal.


A pele da Tangerina
A pele da Tangerina seca é um produto farmacêutico usado há mais de 2000 anos pela Medicina Chinesa. Tanto na alimentação como nos tratamentos naturais obtidos através dos séculos de experiência prática.
É o conhecimento que nos faz escolher melhor, por isso desde que soube que a tangerina é mais próxima daquilo que a natureza criou, tão antiga, tão rica, com tantas ações benéficas para o nosso corpo, minha fruteira tem-na sempre que possível.
Neste momento, em que estou a escrever, estou a tomar um chá preto com cascas de tangerina.


Sem comentários:

Enviar um comentário