quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Legumes Assados na Frigideira



Não projeto com muita antecedência o que vou almoçar, vejo o que tenho no frigorífico e de uma forma o mais simples possível, confeciono algo que enche o prato. Para mim interessa que me saiba bem, que seja simples e saudável. Metade do meu almoço é de alimentos crus, a outra metade de cozinhados.

Ingredientes para o almoço:
- 1 Chuchu cortado em cubinhos.
- 1 Batata-doce cortada em cubinhos.
- Folhas de beterraba, pode usar outra verdura ou outro legume.
- Cenoura e beterraba ralada.
- Sementes descascadas de cânhamo.
- Sal, Curcuma, Noz-moscada, coentros moídos.
- Ingredientes para salada crua.

Numa frigideira colocar o Chuchu cortado, a batata-doce cortada e as folhas com os talos da beterraba, como mostra a imagem.


Levar a lume baixo.
Eu não uso nenhuma gordura, se necessário uso 1 a 2 colheres de sopa de água, de forma a não pegar ao fundo.

Se preferirem podem usar um pouco de azeite no fundo da frigideira.


Mexer. 
O lume sempre baixo.
Tapar.
Deixar cozinhar.





Adicionar as especiarias escolhidas. No meu caso, eu juntei sal, curcuma, noz-moscada, sementes de coentros em pó e alho em pó.
Envolver bem.
Quando os legumes estiverem macios e sequinhos, desligue o lume, estão prontos.

Fiz uma salada.
Alface, cebola, repolho roxo, agrião, coentros e rabanetes.


Ralei beterraba e cenoura.


Hoje, decidi não comer em prato, mas em taça e coloquei os alimentos da seguinte maneira: no fundo da taça pus a salada


Por cima uma boa quantidade de beterraba e cenoura ralada.


Por cima os legumes assados na frigideira. e sementes de cânhamo descascadas por cima.


Simples, nutritivo, metade de alimentos crus, outra metade cozidos, saboroso e bem digestivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário