quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Tratamento natural da Dor de Cabeça



Dores de cabeça são uma condição muito comum, com a qual muitas pessoas lidam diariamente.

Existem vários tipos de dor de cabeça tanto na localização como na sintomatologia, sendo as Dores de Cabeça tensionais as mais comuns.
Normalmente o problema não é na cabeça, pode ser no aparelho digestivo que não está a funcionar adequadamente, e o corpo faz-se sentir com uma dor de cabeça localizada sobre a testa e frontes. Pode dever-se à não evacuação diária, por estar demasiado tempo a olhar para écrans, falta de oxigénio por ter as janelas fechadas, dormir poucas horas, ver com luz artificial, fragrâncias artificiais, má postura, cansaço, alergias a alguns químicos alimentares e outros, TPM, desidratação, e também devido à toma de alguns medicamentos como anticoncecionais e vasodilatadores. A falta de sangue, ou anemias graves também pode levar a dores de cabeça, mas neste caso elas centram-se em toda a cabeça.

As emoções também são causas muito frequentes de cefaleias, mas para provocarem dores têm de ser duradouras e intensas. As emoções relacionadas com Dores de Cabeça são a raiva, a preocupação, medo e o trabalho mental excessivo. No entanto é a raiva e a tensão, que mais provoca Dores de Cabeça, porque raiva traduz-se por frustração, ressentimento e rancores reprimidos. Estes sentimentos afetam a energia do fígado que dá origem às Dores de Cabeça situadas nas temporãs ou nos lados da cabeça.

Um Mestre antigo de Medicina Natural, dizia que estas dores se davam ou agravavam com diferenças de temperatura no corpo humano. Se uma pessoa comer uma grande refeição, e tiver problemas de segregação de ácidos ou enzimas, essa bola de comida vai estar no estômago e este tem que obrigatoriamente dar solução a ela. Para isso, aumenta a sua energia e o seu trabalho para conseguir digerir. O aumento do trabalho do estômago vai aumentar a sua temperatura, por sua vez a chegada de mais sangue. Tudo o que aumenta no estômago em excesso vai estar a em deficiência noutro lugar do corpo.
Os órgãos têm várias formas de enfrentarem dificuldades, uma delas é aumentarem as oscilações das suas moléculas, e consequentemente a temperatura e o volume. Por isso se dá a distensão abdominal após a ingestão de refeições.

Se nosso corpo que tende ao equilíbrio, não conseguir por qualquer motivo descer esta subida de temperatura no estômago, ela mantem-se, e pela lei da física, o calor sobe e vai afetar as artérias da cabeça, levando a estase de sangue que dá a dor de cabeça.

Situação semelhante acontece com o fígado, um órgão muito trabalhador e com muita tarefa. Juntemos a isso, a vida atual que sobrecarrega o trabalho do fígado, fazendo com que este tenha de diariamente identificar substâncias que nunca conheceu e tem que saber o que fazer com elas. Quando há permeabilidade intestinal tem que receber o que o intestino lhe manda e não pode dizer não, e além de tudo é o responsável por receber as emoções da raiva. Não sei como é que o fígado aguenta. Mas ele mostra ser um grande general no corpo humano e vai em frente e faz o seu trabalho, mas como já referi para o aparelho digestivo, o fígado para fazer frente a tanta coisa, também aumenta a sua energia, as suas oscilações e a sua temperatura e mais uma vez o calor sobe e dirige-se para a cabeça, o que pode provocar dor. É o que a Medicina Tradicional Chinesa chama de subida do Yang do Fígado.

A subida de temperatura que falo, são subidas nos órgãos locais e são muito ténues, mas suficientes para que esse excesso chegue até à zona da cabeça e prejudique a circulação, o que origina a dor.


Outra causa de dores de cabeça pode ser a toma de medicamentos, principalmente os Anti-hipertensores. Porquê? Estes medicamentos têm como principal ação a vasodilatação dos vasos, para que a passagem do sangue pelas paredes das artérias não seja tão alta, mas esta vasodilatação na cabeça tende a dar dores.  Veja o estudo .

O que pode fazer?
 - Dormir as horas necessárias que o corpo precisa e no período da noite.
Este estudo, diz que certas dores de cabeça estão relacionadas com o sono.

- Para aumentar a concentração de Vitamina D pode apanhar sol diariamente 30 minutos com parte do corpo exposto.

- Para aumentar o Magnésio no corpo, consumir preferencialmente produtos integrais, sementes de abóbora, castanhas brasileiras, amêndoas, sementes de sésamo e de linhaça, aveia, espinafres e todas as restantes folhas verdes.
O Magnésio mostrou ser um mineral eficaz para dores de cabeça. Prefiro a sua ingestão através de alimentos do que de suplementos.

- Beber água – A desidratação é uma causa de dor de cabeça. Verifique a cor da urina, deve ser amarelo bem claro. Também pode aumentar a quantidade de alimentos ricos em água como frutas e verduras.

Para resolver as causas dos desequilíbrios das temperaturas no aparelho digestivo, deve perceber o que lhe dificulta a digestão e fazer refeições na quantidade e nos alimentos que sente que o aparelho digestivo digere bem.

Um Tratamento Hidroterápico usado há mais de 150 anos é o de dar calor aos pés e frio à cabeça. Este estudo comprova a eficácia da diminuição da dor ao colocar frio na cabeça. 

Para fazer o tratamento precisa:
Para os pés:
- 2 Bacias para colocar os pés. Uma com água quente, e outra com água muito fria, pode adicionar umas pedrinhas de gelo.
Para a cabeça:
- Uma faixa de tecido, preferencialmente de algodão que consiga dar a volta à cabeça, desde a testa à nuca.

Procedimento:
Colocar os pés num alguidar com água quente, deixar ficar por 10 minutos.

Molhar a faixa de algodão, levar ao congelador por 3 minutos, para ficar bem fria. Enrolar em volta da cabeça, da nuca a passar pela testa, atar com um nó, ou com uma mola do cabelo.

Passados os 10 minutos, tirar os pés da água quente e colocar na bacia de água fria por 3 a 5 minutos. Voltar à agua quente por mais 10 minutos. Deve acrescentar mais água quente, sempre até suportar. Depois volta à agua fria. E faz esta alternância várias vezes, sendo que a ultima é com água fria. Secar bem os pés e calcar peúgas.

Na cabeça, de cada vez que sentir a faixa a ficar quente, volta a molhar, a colocar uns minutos no congelador e aplicar na cabeça, pode usar todo o tempo que for confortável e se sentir bem. Pode estar 30 minutos, 1 hora ou duas horas.

O calor da zona centro do corpo subiu, ao subir dilatou as "tubagens" da circulação, e o sangue tendeu a ficar nessas zonas, provocando a dor. Agora, ao colocar os pés em água quente, e toalha fria na cabeça faz o oposto, chama o sangue aos pés através da vasodilatação provocada pela água quente e faz uma vasoconstrição na cabeça com aplicação da toalha fria.

Tudo passa, e a dor de cabeça também.


Sem comentários:

Enviar um comentário