quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Chuchu e seus benefícios na Saúde


Quando comecei a estudar os alimentos, passei a dar valor a alguns, que não me atraíam muito, como o Chuchu.
O chuchu cuja nome científico é Sechium edule, pertence à família das abóboras, nasce numa trepadeira, é económico e muito versátil. Botanicamente é uma fruta, mas prepara-se como se fosse um legume, um legume que é plantado em todo o mundo e também em Portugal.
Chuchu deve ser introduzido na nossa alimentação, porque é um alimento cheio de nutrientes essenciais para a nossa saúde.



Benefícios do Chuchu
- Rico em nutrientes - oferece várias vitaminas, minerais e fibras essenciais.
Baixo em calorias, rico em fibra, tem na sua composição Vitamina C, B9, K, B6, manganês, cobre, zinco, potássio e magnésio.

- Hidrata o corpo – como a maioria dos outros legumes, é composto por água estruturada, o que tem benefício na saúde das pessoas que precisam de estar atentas à hidratação, o que ocorre mais na terceira idade.

- Contém antioxidantes potentes – antioxidantes são compostos que protegem o corpo de danos celulares (1), reduzem a inflamação e o stress.

- Promove a saúde do coração – vários compostos vegetais e fibras presentes no chuchu fazem dele uma boa escolha para a saúde do coração. Esses compostos podem melhorar o fluxo sanguíneo enquanto diminuem a pressão sanguínea e o colesterol.
Um estudo comprovou que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão sanguínea. (2)

- Regula os níveis de açúcar no sangue – pobre em hidratos de carbono e rico em fibras solúveis, uma combinação para controlar os níveis de açúcar no sangue (3).
A fibra solúvel diminui a absorção do hidrato de carbono, o que reduz a quantidade de açúcar no sangue depois de comer. (4)

A fibra também diminui a taxa de esvaziamento do estômago, deixando-o cheio e satisfeito por mais tempo, o que nos ajuda a diminuir a ingestão de alimentos e a promover a perda de peso. (10)

Pesquisas sugerem que compostos vegetais no chuchu podem ter um papel importante no aumento da sensibilidade à insulina, o que ajuda todos os que têm diabetes tipo 2, onde o grande problema é precisamente a resistência à insulina. (5)

- Alimento a consumir numa gravidez saudável – o folato, ou vitamina B9, é essencial para todas as pessoas, mas é particularmente importante para aquelas que estão grávidas ou planeiam engravidar. O folato é diferente de ácido fólico, o que chamamos de ácido fólico é a fórmula sintética de folato.
Durante o início da gravidez, o folato é necessário para o desenvolvimento adequado do cérebro e da medula espinhal fetais. A ingestão adequada de folato também pode desempenhar um papel na prevenção de nascimentos prematuros. O chuchu é uma excelente fonte de folato, e uma ótima maneira de apoiar uma gravidez saudável. (6)

- Ajuda a prevenir sinais de envelhecimento – algumas pesquisas indicam que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode retardar o processo de envelhecimento, protegendo as células dos danos causados ​​pelos radicais livres e o chuchu está cheio de antioxidantes, um dos quais é a vitamina C. A vitamina C é necessária para a produção de colágeno, uma das principais proteínas encontradas na pele. O colágeno ajuda a pele na sua aparência firme e jovem. (7)

- O consumo de Chuchu ajuda o fígado, principalmente a esteatose hepática (8) - a doença hepática gordurosa ou o chamado fígado gordo é uma condição na qual o excesso de gordura é depositado no tecido hepático. Muita gordura no fígado pode afetar sua capacidade de exercer as suas muitas e necessárias funções.
Num estudo, ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e tratados com extrato de chuchu apresentaram depósitos de colesterol e ácidos graxos significativamente mais baixos em seus fígados que os ratos controle. Como foi feito com ratos, não é uma certeza, mas mesmo assim é um alimento pró-saúde do fígado. (9)

Ajuda a saúde digestiva – o aparelho digestivo tem funções essenciais na nossa saúde, como digestão, absorção, eliminação e imunidade. Estudos indicam que alimentos com flavonoides (11) como o chuchu auxiliam as enzimas digestivas, incentivam a função intestinal saudável e a manutenção de bactérias intestinais benéficas. (12)

Para concluir, o Chuchu é o alimento a ser consumido como um Recurso de Saúde, é barato e muito fácil de confecionar. Pode ser adicionado a suco de vegetais, a sopas, a estufados, pode ser assado no forno com outros legumes, simplesmente cozido e temperado com azeite, etc.
Abaixo, estão algumas sugestões, receitas do meu almoço com Chuchu.

- Chuchu na fritadeira eléctrica sem óleo


10)                       https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24901089
11)                       https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24716119
12)                       https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28165863


Sem comentários:

Enviar um comentário