sábado, 18 de janeiro de 2020

Tratamento Natural da Otite



A dor de ouvido ou Otite pode ser muito dolorosa e debilitante.
A Otite é uma infeção que pode ser externa, média aguda e média serosa, pode ter origem bacteriana ou viral, mas estas especificações ficam para o médico.
As diretrizes de prescrição para infeções de ouvido mudaram nos últimos cinco anos, e caso o médico diagnostique como uma Otite de origem viral, pode não receitar antibiótico.
É um problema frequente nas crianças, quando mudam do leite materno para o leite de fórmula, quando entram para o infantário, nas crianças que fazem natação, após um resfriado, quando há rinite alérgica ou sintomas alérgicos. Todos estes problemas levam a uma maior secreção de muco, e estes catarros húmidos predispõem a Otite. (1)

Na maior parte das vezes, as Otites resolvem-se sozinhas ou são facilmente tratadas.

O Que podemos fazer?

No caso de lactantes – Não amamentar na posição deitada.
A maior prevenção que há contra as otites em crianças, é serem amamentadas até o mais tarde possível. (2)

Quando há rinite ou nariz entupido – ensinar a criança a limpar o nariz, assoando cada narina alternadamente, porque ao fungar com força as duas narinas ao mesmo tempo, pode haver uma passagem da mucosidade para as trompas de Eustáquio e provocar infeções. As crianças devem permanecer com o nariz sempre desobstruído. Quando necessário lavar com água do mar ou água na qual se dissolveu sal marinho, também pode usar soro fisiológico, ou fazer vapores de camomila ou eucalipto, para soltar a mucosidade.

 Segundo o Dr. JH Kellogg, a primeira coisa a fazer em caso de dor de ouvido ou Otite, é fazer um escalda-pés com mostarda.
Sentar numa cadeira e colocar os pés numa bacia com água quente com sementes de mostarda, mas também pode usar gengibre em pó, ou gengibre fresco ralado. Caso não tenha nenhum dos dois pode usar simplesmente água. Comece com água morna e depois vá acrescentando água quente conforme a tolerância da criança ou do adulto. Os pés devem permanecer na água quente, no mínimo 30 minutos, mas caso se sinta bem, pode estar mais. Secar bem os pés e calçar meias. Na Otite os pés e as mãos devem de permanecer bem quentes, para que se solucione o mais rápido possível.

O Dr Kellogg também recomenda aplicar Fomentos de orelha a orelha, passando pela garganta.
Como se faz o Fomento?
Molhar uma toalha turca pequena, retorcer e levar ao micro-ondas até estar bem quente, o que é um processo muito rápido. Com uma pinça tirar a toalha quente do micro-ondas (cuidado que sai bem quente) e colocar numa outra toalha turca seca, envolver e dobrar de forma a ir de orelha a orelha. Com cuidado, porque queima, aproximar do ouvido e ir aplicando este embrulho de toalha começando sobre o ouvido que doi, passando pela garganta, até ao outro ouvido. Quando suportar o calor deixar sobre a pele.
Quando já não sentir calor, o que vai acontecer passados 5 minutos, vai aquecer novamente a toalha no micro-ondas e fazer o mesmo processo.
Enquanto aquece novamente a toalha no micro-ondas, passar no pescoço outra toalha molhada em água fria e bem retorcida. A passagem é rápida e volta a colocar o embrulho quente. Pode repetir este processo de 3 a 5 vezes seguidas e 3 vezes ao dia.
O calor local tem ação anti-inflamatória e analgésica.
Durante o tempo que está a aplicar estes Fomentos, deve estar ao mesmo tempo a fazer Escalda-pés.

Entre tratamentos ou enquanto dorme, ou sempre que sinta que lhe traz alívio, pode aplicar sobre o ouvido e zona envolvente” uma meia de sal”.
Como fazer a meia de sal?
Precisa de uma meia branca de algodão, sal marinho (caso não tenha use o de cloreto de sódio) na quantidade suficiente para fazer uma pequena almofada que cubra o ouvido e zona envolvente, e uma frigideira.
Levar ao lume na frigideira o sal, deixar aquecer bem, até estalar, deitar com cuidado para dentro da meia, atar a meia e colocar de forma a não queimar e a suportar o calor, no ouvido com dor.
Tanto as toalhas para os Fomentos, como a meia branca de algodão, não pode cheirar a detergente, ou amaciador, pois pode agravar o problema.

Cebola e alho – A cebola e o alho são antibacterianos, por isso estiveram presentes desde sempre nestes problemas.
Cortar uma cebola em rodelas, levar numa frigideira antiaderente ao lume e deixar murchar, sem queimar, sempre a mexer. Quando a cebola estiver murcha, deitar num lenço de tecido fino ou em outro tecido fininho e limpo, sem cheiro de perfumes, fazer uma troucha e apertar com força para sair o suco da cebola. O suco que sai é quente e deve ser colocado no ouvido ainda morno, ATENÇÂO não pode ser quente, deve ser morno e somente 3 gotinhas. Tapar com algodão. Este tratamento antigo diz dar muito resultado, no entanto os otorrinos não concordam com ele. Eu já apliquei num adulto e deu resultado, no entanto aconselho a NÃO fazer a crianças pequenas, até porque existe outra forma de aplicar a cebola.

Quando a criança é pequena podemos aquecer, sem ferver, 2 dentes de alho cortados pequenos numa colher de azeite, molhar um algodão neste azeite e ainda morno, atenção não quente, aplicar no ouvido e colocar um lenço ou uma touca para que o algodão se mantenha na cavidade auricular.
Outra opção é levar a cebola ao lume como indiquei acima, deitar no lenço, espremer o suco da cebola, molhar um algodão e aplicar dentro do ouvido. Este é muito fácil e sem risco. O algodão molhado em suco de cebola morno. Por cima pode usar touca, pode adormecer com o algodão e deixar ficar.
Estes algodões tanto com o azeite de alho, como com o suco da cebola, podem permanecer no ouvido durante o tempo que quiser. Quando os algodões estão mornos o efeito é maior.

Todos os tratamentos acima ajudam a frear a infeção, e podem ser feitos alternadamente. A criança ou o adulto com Otite deve permanecer em casa, não apanhar ar frio, dormir o tempo que o corpo pedir e ter uma alimentação simples.
Adicionar sempre que possível, infusões de gengibre com casca de citrinos, de tomilho e de camomila.

Caso sinta receio em fazer estes tratamentos ou não esteja confortável, deve recorrer a um médico.

Porque é importante saber estes tratamentos para Otite?
Toda a vida houve Otites e a humanidade sempre teve formas de a resolver. Os tratamentos atuais entre os recomendados estão os anti-inflamatórios e analgésicos como o ibuprofeno e antibióticos. Os antibióticos só devem ser receitados em caso de Otite bacteriana e muitas delas são virais. O ibuprofeno é uma escolha que rapidamente e sem trabalho, traz alivio, mas a cura local é mais lenta, além disso, pense comigo, quando a infeção é viral é normal que a criança faça febre, é a febre, a subida da temperatura do corpo que destrói o vírus, se a criança tomar ibuprofeno, que é também antipirético a febre não vai subir e o corpo não vai ter como fazer frente ao virus e à Otite. Quanto ao antibiótico, sabemos que prejudica a flora intestinal, onde nasce grande parte do nosso sistema imunitário, então há que avaliar muito bem entre tomar ou agir de outra forma. No entanto, acho importante ter avaliação de um médico e mostrar a ele a sua postura, porque muitas vezes o médico é pressionado a receitar antibiótico, e o médico sabe que na maioria das vezes não é necessário, mas ansiedade para resolver o problema é tanta que não fica outra escolha. 
Harvard diz que antibióticos alteram o microambiente infecioso e podem reduzir a capacidade das células imunológicas de matar bactérias no futuro. (3) 
O mais importante é escolher certo para ajudar hoje, e ao mesmo tempo prevenir problemas no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário